Um ano sem Milton Thiago de Mello
- AAFIB
- 1 de out.
- 2 min de leitura
No caso dele, não podemos nem dizer que “foi tudo muito rápido”. Não foi. Foram 108 anos bem vividos, com uma história profissional invejável e um vigor e amor pela vida incríveis! Uma contribuição para sua profissão e para as Nações Unidas sem preço em suas áreas de atuação: a biologia, a veterinária e a primatologia.
Sua mulher, Angela, comentava “ele se lembra de mais coisas do que eu! É impressionante”, disse uma vez quando estava a seu lado do marido, sendo que ela tinha mais de 10 anos a menos que ele.
O Milton era o tipo de homem que ninguém fica indiferente a seu charme, sua inteligência, sua sagacidade e raciocínio rápido. Quando começava a contar fatos de sua vida, via-se logo o humor inteligente que ele cultivava cuidadosamente, o que pode ser comprovado por seus amigos da AAFIB. E se emocionava ao falar sobre alguns assuntos pessoais, às vezes embargando a voz ou com olhos marejados de lágrimas.
Difícil definir o Milton. Até a USP o estudava: uma equipe da geneticista Mayana Zatz o visitava todos os meses. Ele dizia, orgulhoso: “eles ficam impressionados comigo, aí ficam me estudando!”
Sua ausência está fazendo falta aos amigos e amigas da Associação. Era sempre presente, discutindo assuntos coletivos em reuniões presenciais ou virtuais, propondo passeios e almoços, inclusive na chácara de seu filho, o Milton José Filho, quando fomos todos a um mês e meio antes dele falecer, em 3 de outubro de 2024.
Missão cumprida por aqui, Milton. Siga com a sua estrela brilhando agora em outras esferas!
Para celebrar esta homenagem ao Milton Thiago de Mello, reproduzimos a seguir uma entrevista em vídeo disponível na internet no canal Podcast Animal. Divirtam-se!










