top of page
  • Antonio Casas

Relato sobre discussões na 53ª reunião Conselho FAFICS

A reunião do Conselho da FAFICS, presidida por Jerry Barton, Presidente da Associação, aconteceu em Viena, Áustria, de 17 a 20 de julho de 2023, e começou com palavras de boas-vindas. Ann de la Roche, Chefe do Serviço de Gestão de Recursos Humanos do Escritório das Nações Unidas em Viena, fez então o seu discurso de abertura.

Antes de abordar os itens da agenda, o presidente e o secretário da reunião - Werner Blenk e Nancy Hurtz-Soyka - foram nomeados.

No decurso da reunião, a ordem do dia foi aprovada e os trabalhos de seguimento das decisões tomadas na 52.ª sessão do Conselho foram revistos. Foi comunicada a execução do Programa de Trabalho e apresentado o relatório sobre o estatuto de adesão e admissão de novos membros (Portugal).

O Presidente da Associação apresentou seu relatório sobre assuntos relacionados a ele, que foi bem recebido pelos presentes.

Na sessão da tarde de segunda-feira, 17/07, foi discutida a Estratégia de comunicação e Desenvolvimento web da FAFICS. O relacionamento com outras associações foi abordado por meio de pesquisas e de um Conselho de Administração. Após acesa discussão, a proposta apresentada foi aprovada e ficou acordada a criação de um grupo de trabalho de comunicação ampliado com a participação de mais associados das Associações, bem como a alocação de recursos financeiros adequados para as atividades a serem desenvolvidas.

Seguiram-se comentários de Lindy Ramsdale, primeira vice-Presidente da UNFCU, e um coquetel de recepção organizado pela UNFCU.

Na manhã de terça-feira, 18/07, foi apresentado ao ECOSOC o relatório quadrienal referente ao período 2018-2022. Vários oradores destacaram a importância de apoiar as atividades do Sistema ONU em âmbito nacional e promover o compromisso com os ODS.

Foram discutidas as situações dos antigos participantes da UNJSPF na ex-URSS, na RSS ucraniana e na RSS bielorrussa, bem como as pensões reduzidas de muitos parceiros da AFICS-Adis Abeba e dos reformados e beneficiários em Myanmar, em resultado das situações de conflito em ambos os países. Foi acordado instar o Fundo de Pensão da UNJSPF a prestar atenção a essas questões, a fim de aliviar as situações relatadas.

Também foram apresentados os relatórios dos auditores das contas de 2022, a situação atual e as projeções do orçamento de 2023 e a proposta de orçamento para 2024. Eles foram aprovados por unanimidade, após ampla discussão. Além disso, foi realizada a nomeação de auditores.

Na sessão da tarde do mesmo dia, foi discutido o seguro de saúde pós-serviço e cuidados prolongados (ASHIL), bem como o relatório da Comissão Permanente. A proposta do Presidente para nomear o novo presidente da SC-ASHIL (Jay Karria, NY) foi aprovada, tendo em vista a aposentadoria de Georges Kutukdjian.

Em seguida, foram abordadas questões administrativas e financeiras, nomeadamente as propostas apresentadas pelo Tesoureiro: cancelamento das quotas pendentes, política de subsídios de viagem para assistir ao Conselho, criação e utilização de reservas atribuídas e subscrições pendentes. Todas foram aprovados por unanimidade.

Na manhã da quarta-feira, 19/07, foram feitas apresentações por representantes do UNJSPF, sobre temas relacionados ao Fundo de Investimento, à revisão da declaração de política de investimentos para 2023, ao progresso na gestão de riscos, à implementação da estratégia de tecnologia da informação e comunicação e ao estudo de gestão de ativos e passivos. A Diretora Executiva do UNJSPF, Rosemarie McClean esteve presente na reunião, enquanto Karl-Ludwig Soll, CFO do Fundo e Pedro Guazo, Assessor do SG para o Programa de Investimentos participaram virtualmente.

À tarde, foram discutidos assuntos relacionados à previdência e apresentado o relatório da Comissão Permanente. Temas como os investimentos do Fundo, a declaração revisada da política de investimentos, o progresso na gestão de riscos, a implementação da estratégia de tecnologia da informação e comunicação e o estudo de gestão de ativos e passivos também foram discutidos. Procedeu-se a um debate sobre questões relacionadas com as pensões, destacando-se o enriquecimento da análise apresentada pela Comissão.

A reunião terminou na manhã de quinta-feira, 20/07, com as eleições e nomeações: Delia Barcelona, da Associação das Filipinas, foi eleita por aclamação para o cargo de secretária da FAFICS, e também os colegas Pierre Sayour (Genebra) e Diakhate Abdoukhadr (Senegal).

A proposta do presidente de uma política sucessória para os vários cargos de representação da FAFICS perante a UNJSPF e outros também foi apresentada e aprovada.

A data e o local da próxima sessão do Conselho foram determinados (provisoriamente Bangkok, julho de 2024), outros temas de interesse foram abordados, como propostas de reconhecimento a vários membros por seus serviços prestados às FAFICS (a.i, Georges Kutukdjian, Marco Bressani, Odette Fourchal) e palavras de agradecimento foram expressas antes do encerramento da reunião ao meio-dia.


Por Antonio Casas, vice-presidente da FAFICS


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page