Diretora do Núcleo SP renova parceria com a BIREME
- AAFIB
- 6 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out.
A diretora do Núcleo SP da AAFIB, Telva Barros, renovou, em reunião no dia 17 de setembro, as relações da Associação com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, conhecido como BIREME, ligado à OPAS/OMS, sediado em São Paulo. A instituição já colaborou com a AAFIB antes, mas depois da pandemia houve um afastamento natural. Agora, mais uma vez, estamos revigorando nossos laços.
Além da proximidade com a renomada instituição de ciência e pesquisa em saúde, que possibilita o acesso e o uso gratuito de informações científicas e técnicas por meio de produtos digitais, agora a Associação conta com um espaço para eventuais treinamentos, palestras, reuniões e encontros na capital paulista. “Fizemos uma visita de cortesia e fomos muito bem acolhidos por Silvia Almeida de Valentin, da Administração, e Jobar Farias, dos Recursos Humanos, da BIREME/OPAS/OMS”, conta Telva ao lembrar que, antes de 2020, A AAFIB já tinha organizado dois treinamentos nas instalações da OPAS/OMS.

O primeiro treinamento foi sobre os sistemas do Fundos de Pensão e aconteceu no auditório da OPAS/OMS em Brasília, em setembro de 2018, realizado na ocasião por Sumaya Garcia, voluntária e hoje Membra Emérita da AAFIB. O segundo foi em dezembro de 2019, desta vez já nas instalações da BIREME em São Paulo. “Então essa não é uma colaboração nova e foi renovada com entusiasmo!” Além dos treinamentos, a sede da OPAS/OMS em Brasília já recebeu várias reuniões da Diretoria da AAFIB, sempre fomos recebidos com muito carinho e consideração.
Atualmente a BIREME é dirigida pelo médico epidemiologista e pesquisador João Paulo de Souza e tem por objetivo “contribuir para o desenvolvimento da saúde das populações da região das Américas, promovendo a cooperação entre países, a democratização do acesso à informação científica e técnica, legislação e o intercâmbio de conhecimento e evidências em prol da contínua melhoria dos sistemas de saúde, educação e de pesquisa”.
Conheça o site da BIREME aqui.




