top of page

Venha conversar sobre saúde mental nos Diálogos para a Longevidade

  • AAFIB
  • 4 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de ago.

A saúde mental no Brasil está em crise: dados de 2024 mostram que o país teve o maior número de afastamentos no trabalho por ansiedade e depressão nos últimos 10 anos (fonte: G1 com dados do Ministério da Previdência Social, link abaixo). O resultado do estudo acima mostrou que as principais causas são ansiedade e depressão, sintomas que nem idosos e idosas que não têm mais a tensão do excesso de trabalho estão isentos. Todos estamos vulneráveis a alguns dos fortes impactos que essas doenças mentais trazem para a vida cotidiana.


Como vai a sua saúde mental? é o tema do próximo encontro do programa Diálogos para a Longevidade, promovido pela Associação dos Antigos Funcionários Internacionais no Brasil - AAFIB em parceria com a Casa da Cultura de Paraty, que acontecerá na terça-feira, dia 08/07/2025, das 18h às 20h, nos modos presencial (em Paraty, RJ) e virtual. Os Diálogos são uma série de encontros voltados à reflexão sobre o envelhecimento, os desafios da longevidade e as oportunidades de construção de uma sociedade mais inclusiva, intergeracional e solidária. A coordenação é da vice-presidente da AAFIB, Maria Helena Henriques Mueller.


O programa integra as atividades da Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030), proposta pela Nações Unidas, e propõe um novo olhar sobre a longevidade, enfrentando o etarismo e promovendo o diálogo entre gerações.


Sintomas como dificuldades de concentração, problemas de sono e irritabilidade causados por distúrbios mentais são mais comuns do que imaginamos. Mas o que causam realmente esses distúrbios? Como lidar com as flutuações do ânimo em idades longevas? Quais pontos são fundamentais para manter a saúde mental em dia e longe de doenças? Como podemos lidar melhor com a gradual perda da independência e autonomia? Será que conseguiremos preparar as famílias, filhos e netos para acolher os longevos? Como nos preparamos para a finitude?


Para discutirmos esses e outros assuntos ligados à saúde mental participarão do encontro as profissionais Eloisa Adler Scharfstein, psicóloga, psicanalista e gerontóloga, e Claudia Burlá, médica especialista em Geriatria, com área de atuação em Medicina Paliativa.


ree

Eloisa Adler Scharfstein é especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Foi presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RJ (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) em 2008-2010 e é membro permanente do Conselho Consultivo/Gerontologia - SBGG-RJ. É doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Instituto de Psicologia – UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada pela Hunter College of the City University of  New York.


ree

Claudia Burlá é médica especialista em Geriatria, com área de atuação em Medicina Paliativa pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É doutora em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal. Foi membro da Diretoria da International Association of Hospice and Palliative Care (2019-2022) e vice-presidente e secretária-geral da International Association of Geriatrics and Gerontology (2005-2009). É membro efetivo do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.


O modo presencial acontece no auditório da Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 194, Paraty, Rio de Janeiro) e o acesso virtual é feito mediante link enviado aos associados da AAFIB e convidados. A entrada é gratuita na Casa da Cultura e os eventos são abertos a toda a comunidade.


Fique atento(a) para outros encontros que acontecerão no segundo semestre deste ano. Cada encontro tratará de um tema entre saúde, educação, cultura, trabalho, autonomia, cuidados, moradia, redes de apoio e comunicação intergeracional.


Leia aqui a matéria do G1 citada acima.




Contato da Comunicação da AAFIB:

Ana Lúcia Guimarães, aafib.brasil@gmail.com

 

Contato da Comunicação da Casa da Cultura:

AAFIB_ver_neg_edited.png

 
Endereço: Centro de Informações da ONU/UNIC-Rio - Palácio Itamaraty
Av. Marechal Floriano, 196 - Centro  
Rio de Janeiro - R.J. - CEP.: 20080-002
                                                      
bottom of page