top of page
  • AAFIB

Presidente da AFFIB visita AAFI-AFICS de Genebra

Aproveitando sua viagem de férias à Europa, em outubro de 2023, a presidente da AAFIB, Maria Angélica Gomes, e seu marido Celso foram visitar a sede da AAFI-AFICS de Genebra com o objetivo de conhecer uma associação irmã da AAFIB e ampliar a rede de relacionamentos com aposentados das Nações Unidas.


O casal foi recebido por Evelina Rioukhina, colega encarregada pela Comunicação da AAFI-AFICS, conforme foi orientado pela presidente da Associação, Odette Foudral, com quem Angélica fez contato.


Nossa presidente já chegou com alguns pontos para discussão: conversar sobre os boletins informativos das Associações, sobre o que é veiculado neles e o intercâmbio que poderia ser feito dessas informações; conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela Associação de Genebra junto a seus associados e compartilhar as atividades que fazemos aqui no Brasil, e, naturalmente, conhecer a sede da Associação em Genebra. Além disso, Angélica levou um pedido do Giovanni Quaglia: solicitar a indicação de um ponto focal de Genebra para integrar o comitê de Saúde da FAFICS, do qual Giovanni faz parte.


“A sede da AAFI-AFICS de Genebra está abrigada nas instalações das Nações Unidas na Suíça, em uma sala ampla e agradável de um prédio bonito e antigo, bem ao lado da Biblioteca”, conta Angélica. “Tivemos um contato muito empático e nada burocrático. Senti a colega feliz em estar nos recebendo, eu e meu marido”, relembra a presidente da AAFIB. “Tive o sentimento de acolhimento”, disse ela.


Essa conversa, em dia a horários agendados previamente, começou logo que Evelina os recebeu no edifício. E ao caminhar internamente em direção à sala da Associação, ela foi contando toda a história do Associação e a do prédio onde está instalada. Tudo muito interessante, lembra Angélica.


“Aqui trabalhamos bastante com Comitês, de forma que todos podem, dar a sua contribuição nas atividades da AAFI-AFICS em benefício dos associados”, explicou Evelina, uma elegante senhora russa que mora há muitos anos em Genebra.


As atividades sociais em Genebra são as que contam com o maior número de participantes, os associados se reúnem em restaurantes periodicamente, vão assistir shows juntos e participam de Festivais, como de vinho e do queijo suíço Raclette.


Outra atividade que a AAFI-AFICS promove é organizar a presença de um de seus associados em sistema de plantão na sala da Associação, de forma a receber qualquer associado(a) que queira visitar, obter informações ou ajuda, ou simplesmente conhecer o prédio da ONU em Genebra acompanhado de seus familiares ou amigos. Quando Angélica fez a visita, havia uma plantonista pronta a receber e apoiar os associados que fossem à sala (ver foto com três pessoas).


Quanto à indicação de um ponto focal para o Comitê de Saúde da FAFICS, Angélica encaminhou a solicitação e recebeu como resposta que o assunto será avaliado internamente para que uma decisão seja tomada a respeito.


“Recomendo a todos os nossos associados que procurem visitar as associações irmãs nos países em que viajarem de férias”, diz Angélica. “É sempre gratificante conhecermos como outras entidades trabalham, quem são nossos colegas aposentados em outros países e assim ampliarmos nossas relações e informações. Afinal, nosso mundo hoje vive em redes. Temos que fazer arte disso!”











22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page