Encontro do Núcleo DF agita a AAFIB em Brasília
- AAFIB
- 28 de set.
- 2 min de leitura
Em um clima de reencontro e de muitas conversas, os colegas do Núcleo DF prestigiaram o almoço organizado pelo presidente emérito Giovanni Quaglia no último dia 25/09, no restaurante Nau do Lago. Estiveram presentes 27 pessoas, entre associados e familiares e, de acordo com depoimentos logo após o almoço, todos gostaram muito do encontro.
Entre os participantes está a nova afiliada Denise Hamú (PNUMA), que prestigiou o almoço acompanhada por seu marido. Ela gostou do encontro e disse estar interessada em participar mais das atividades da AAFIB.
Quando o almoço se aproximava do fim, o presidente da AAFIB, Cláudio Menezes, se dirigiu aos presentes relembrando os nomes dos integrantes da Diretoria e outros colaboradores de sua gestão, e destacando duas ações recentes que foram bem-sucedidas.
A primeira foi a campanha de novas filiações à Associação, comandada pelo secretário executivo Carlos Castro. Atualmente a AAFIB tem 200 associados, 20 a mais do que antes da campanha. Os planos são de realizar a campanha anualmente. A segunda ação mencionada por Cláudio Menezes foi o lançamento do Boletim AAFIB em versão digital, utilizando uma plataforma sugerida pelo jornalista Paulo Lyra, que agora colabora com Ana Lúcia Guimarães, coordenadora da Secretaria de Comunicação da Associação. Na ocasião, alguns dos presentes elogiaram o novo formato do Boletim.
Em seguida, o coordenador do Núcleo DF, Ralph Hakkert, repassou as principais informações que compartilhou em reunião recente sobre o Fundo de Pensão das Nações Unidas, organizada pelo presidente Cláudio Menezes. Ralph falou sobre a situação financeira do Fundo de Pensão e repetiu que ele “não será afetado pela situação turbulenta que atravessa a ONU”. Explicou que o capital do Fundo não depende apenas dos aportes da Organização, mas também dos resultados de seus investimentos financeiros. Atualmente, disse, o Fundo possui capacidade de cobrir 110% de suas obrigações, conforme os cálculos atuariais. Ele acrescentou que a única situação possível de alterar esse quadro são eventuais instabilidades no mercado financeiro internacional. Ralph também anunciou que, em breve terá que deixar suas atividades como coordenador do Núcleo DF, pois irá mudar-se para São Paulo por razões familiares.

O terceiro colega a falar foi o associado Ivo Steffen, que compartilhou informações sobre a enfermidade que ocasionou o falecimento de sua esposa. Ele recomendou que todos sigam rigorosamente os protocolos de saúde, em especial os relacionados à vacinação.
Ivo fez questão de compartilhar uma informação importante aos colegas que têm o seguro saúde da OIT: durante o tratamento de saúde de sua esposa, que foi bastante oneroso, ele pediu e conseguiu a autorização do seguro saúde para o ressarcimento de despesas médicas além do teto praticado habitualmente. “Para isso são necessárias as devidas justificativas médicas e, em havendo disponibilidade de recursos no seguro saúde, eles concedem um valor de despesa maior do que o teto”, disse ele.










