top of page
  • AAFIB

Em abril de 2024 acontece reajuste nas pensões para quem recebe em dólar


De acordo com o sistema de reajuste das pensões do UNJSPF e com base nos dados do CPI (consumer price index, o equivalente ao índice de preços ao consumidor) divulgados no Boletim Mensal de Estatísticas (MBS), que é publicado pela Divisão de Estatísticas da ONU, haverá um reajuste de custo de vida (conhecido como COLA, Cost-of-Living Adjustment) este ano de 3,4% para os benefícios periódicos em dólares norte-americanos, a partir de 1º de abril de 2024.


Mais sobre o reajuste de custo de vida

 

Os reajustes COLA aplicáveis para todos os países de residência serão efetivados a partir de 1º de abril de 2024. As cartas de ajuste de custo de vida (COLA) com esses detalhes serão emitidas até o final de abril de 2024. Todos os beneficiários que se registraram para acesso a sua conta de autoatendimento como membro (MSS - Member Self-Service) do UNJSPF poderão obter sua carta COLA na aba Documentos via MSS. Seu benefício inicial é reajustado ao longo do tempo pelos movimentos do índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos, se você estiver na opção do dólar. Se optou pelo sistema de duas vias (two-track system), o valor da sua pensão será ajustado tendo também em conta os movimentos do IPC do seu país de residência. Para mais informações sobre o sistema de duas vias, clique aqui.

 

Com que frequência meu benefício é reajustado pelo custo de vida?

 

Normalmente, os benefícios são reajustados pelo custo de vida uma vez por ano, desde que o CPI tenha registado uma variação de pelo menos 2% desde a data do último reajuste. Esses reajustes são normalmente realizados em abril do ano seguinte. No entanto, em situações de inflação elevada, ou seja, quando o índice de preços ao consumidor se alterou 10% ou mais desde a data do último reajuste, os benefícios recebem ajustes semestrais, em 1º de abril e em 1º de outubro.

 

Para mais informações sobre o reajuste de custo de vida (em inglês), clique aqui.



Fonte: Site UNJSPF

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page