BOLETIM ATUAL - 131 - JANEIRO/ FEVEREIRO / MARÇO 2020

1/1

BOLETIM AAFIB 131 - JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2020

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                      

(aafib.net)    Fundada em 1987       Afiliada à  FAFICS

BEM-VINDOS AO NOVO ANO, COM NOSSAS ESPERANÇAS DE MELHORES DIAS


Depois de um período de virtual estagnação, com elevações minúsculas do PIB parece que a economia está dando sinais de recuperação. São ainda movimentos frágeis nos intestinos da economia que vêm conseguindo criar ocupações. Boa parte informais, de baixos rendimentos, mas capazes de aumentar a massa salarial. Os analistas adiantam que serão precisas novas reformas e temos de esperar para saber do apetite do Congresso, que tem tomado a iniciativa nesse terreno. Os mesmos analistas afirmam que o governo não pode repetir o seu clássico papel de indutor do crescimento por meio da elevação dos gastos. A demanda terá de continuar a ser
impulsionada pelo poder de compra das famílias e pelos investimentos, internos e externos. A taxa de desemprego fez um leve aceno para baixo, mas ainda há 12 milhões de desempregados. Fora os desalentados e os que se aventuram em alguma atividade por conta própria. Não se sabe formalmente se 2020 encerra a década passada ou inicia uma nova década. De qualquer forma, todos os habitantes inteligentes do planeta se perguntam sobre o que vai acontecer com a sociedade humana diante dos desafios da revolução tecnológica e da inteligência artificial. Estão em jogo a criação de empregos e a preservação de valores democráticos, e sobretudo nossa relação com a natureza que nos acolhe, onde habitamos.

NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO FUNDO DE PENSÕES

Mensagem de Janice Dunn Lee, CEO interina


Janice entrou para o Fundo como CEO interino em janeiro de 2019 e no fim do ano, agradeceu a confiança e a oportunidade de servir ao Fundo de Pensões no ano muito especial do seu 70o aniversário. O Fundo mantém-se numa situação financeira muito boa e continuou a melhorar o seu desempenho operacional em 2019.


Janice informa que mais de 85% dos novos benefícios de separação em que os pagamentos são devidos foram processados no prazo de 15 dias úteis após o recebimento de documentos completos, excedendo assim o valor de referência do Fundo de 75%. Isso confirma a estabilização da administração previdenciária após a introdução de um novo sistema de Planejamento de Recursos Corporativos em 2015. Nas palavras de Janice: “Como estamos nos últimos dias do ano, você provavelmente sabe que este é um momento importante quando a Assembleia Geral da ONU (AGNU) toma decisões vinculativas que orientam o trabalho do Fundo no
curto e médio prazo. Resumi abaixo as linhas principais da resolução da AGNU\UNGA de 2019, à medida que me foram comunicadas, tendo em conta que a versão final será publicada muito em breve. Globalmente, penso que a resolução de 2019 está bem equilibrada e baseia-se nas propostas do Conselho de Administração a partir da sua sessão de julho de 2019, especialmente no que diz respeito ao orçamento para 2020. Finalmente, deixe-me notar que liderar o UNJSPF tem sido ao mesmo tempo uma experiência desafiadora e gratificante, com muitos sucessos, incluindo a seleção de um novo Chefe do Executivo, Rosemarie McClean, que deverá assumir como chefe da organização em breve. Permitam-me desejar um feliz Ano Novo para você e sua família”

 

Destaques do documento RES/74/263 da UNGA:


1 - CEO e Secretário do Conselho

 

A resolução da UNGA 2018 separou a função de CEO em "Administrador de Benefícios Previdenciários" e "Secretário do Conselho de Pensões". A resolução da UNGA de 2019 definiu o nome do chefe do secretariado do UNJSPF como "Chefe do Executivo de Administração de Pensões". Isto resultou essencialmente das discussões sobre o título "Administrador dos Benefícios de Pensão" que não parecia consistente com os padrões da indústria da pensão, nem com o papel concedido à cabeça do UNJSPF.

2 - GOVERNANÇA


A AGNU solicitou ao Chefe do Executivo que contratasse prontamente uma entidade externa independente para realizar uma análise abrangente e objetiva, dando a devida atenção aos padrões de melhores práticas dos fundos de pensão em matéria de governança. O Conselho de Pensões apresentará o relatório da entidade externa, juntamente com os seus comentários no contexto do seu próximo relatório à AGNU.


3 - ADMINISTRAÇÃO DE PENSÕES


A AGNU solicitou que se continue a aderir à meta de 15 dias úteis para o processamento de benefícios e a fazer todos os esforços para reduzir o número de fluxos de trabalho abertos, incluindo o estabelecimento de parâmetros de referência para medir o progresso na sua redução. A AGNU salientou ainda a importância de ter uma taxa de processamento de benefícios consistente, bem como de manter a qualidade do serviço prestado aos clientes e solicitou ao Chefe do Executivo que mantivesse características paralelas adequadas do Escritório de Genebra.


4 - ORÇAMENTO

 

A Unga aprovou despesas cobradas diretamente ao Fundo, totalizando 92.899.100 dólares líquidos para 2020 e o montante de 7.782.200 dólares como a participação das Nações Unidas no custo das despesas administrativas do Fundo para 2020, bem
como a diminuição de 2.306.300 dólares nas Nações Unidas parte do custo das despesas administrativas do secretariado central do Fundo. Para o secretariado do Fundo, estão aprovados 9 novos postos de trabalho (incluindo 2 conversões). Serão redistribuídos 3 postos de gabinete da Secretaria do Fundo para constituir o Secretário do Conselho de Administração e 2 serão redistribuídos no Gabinete de Gestão de Investimentos. Foram aprovados 23 novos postos de trabalho (incluindo 11 conversões) para o Gabinete de Gestão de Investimentos.

MENSAGEM DE SUDHIR RAJKUMAR

Representante do Secretário-Geral (RSG) para investimentos da UNJSPF

 


Desde que assumi o papel do RSG for Investments em 1 de janeiro de 2018, expressei meu forte

 compromisso com a comunicação proativa com todas as partes interessadas. Em busca desse

 compromisso, tenho me reunido regularmente com os Comitês de Pensão do Pessoal e seus 

Secretários, com a ONU e o pessoal de outras organizações membros, com representantes do 

pessoal, com várias organizações de aposentados e seus representantes, com funcionários da

UNJSPF, em Nova York, Genebra, outras sedes da Agência na Europa e no Canadá, e em lugares

tão distantes como Bangalore, Tóquio e Manila.


Eu adicionei conscientemente reuniões das partes interessadas à minha agenda sempre que eu vou em viagens de negócios oficiais - e às vezes para a minha viagem de férias - mesmo que se trata de ir um pouco fora do meu caminho para adicionar paradas para o meu itinerário. Durante essas interações, muitos de vocês forneceram feedback positivo sobre o novo site do Office of Investment
Management (OIM) (https://oim.unjspf.org).


Muitos também solicitaram que eu me comunique proativamente com as partes interessadas em questões de investimento por meio de comunicação direta por e-mail, quando apropriado. Assim, esta mensagem é alertar as partes interessadas unjspf que daqui para frente, você pode receber comunicações de e-mail diretamente de mim de vez em quando.


Pretendo usar este canal de comunicação com moderação, mas espero que de uma forma que leve as partes interessadas a se sentirem mais ligadas ao Escritório de Gestão de Investimentos e conscientes de como as questões de investimento podem afetar seus interesses. É claro que a OIM continuará a se comunicar trimestralmente com as partes interessadas por meio deste Boletim Informativo que abrange questões de investimento, administração de benefícios e Pension Board. Para aqueles que procuram informações de investimento mais detalhadas, visite o site da OIM (https://oim.unjspf.org), que é atualizado regularmente para refletir os desenvolvimentos relacionados aos investimentos do Fundo. NO NEWS GOOD NEWS.

FAZ DEZ ANOS


Nestes dias o Secretário Geral das Nações Unidas prestou homenagem às vítimas do terremoto do Haiti que em 12 de janeiro de 2010 sacrificou mais de 222 mil pessoas, incluindo 102 funcionários da própria Nações Unidas que ali estavam em missão. 

PRIMEIRA REUNIÃO SOCIAL DO NÚCLEO AAFIB/RIO 

 

Foi organizado pela colega diretora Arabela Rota. Poucos colegas presentes, mas já é um sinal de que podemos recuperar o dinamismo do passado. Foi um encontro muito alegre, já no clima de fim de ano, com algumas propostas para as próximas etapas, quando o verão permitir. Como se sabe, além de ser um período de férias, em que o pessoal local se afasta para zonas de clima mais ameno, como as cidades serranas vizinhas, ou aproveitam para as viagens ao exterior, o forte calor impede longos deslocamentos pela cidade. Somente em março o Rio se mostra mais acolhedor para reuniões sociais. Até lá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presentes (da esquerda para adiante): Evelyn, Alexim, America, Maria Helena, Sumaya, Jacques e Arabela.

ANIVERSÁRIO DO COLEGA MILTON THIAGO DE MELLO - 104 ANOS

Parece que foi ontem que festejávamos os cem anos do colega Milton, que nos enche de orgulho não apenas por esse feito etário mas pela competência que tem mostrado em todas suas funções e pela sua presença ativa nas reuniões da AAFIB. Estamos juntos nessa comemoração e estaremos em outras que seguramente virão. Familiares e amigos do Professor Milton Thiago de Mello convidam Vossa Senhoria, família e colaboradores para um almoço (por adesão) comemorativo do aniversário do Acadêmico, cientista, veterinário, militar, funcionário internacional e exProfessor da Universidade de Brasília. Na ocasião será distribuído o livro “O Poste de Cozumel V – 104 anos: Bailando em casa de louças”, de autoria do aniversariante. Com os agradecimentos antecipados pela presença. Atenciosamente, a Comissão Data: 08 de fevereiro de 2020 (sábado) Horário: 12:00 às 15:00 horas Local: Churrascaria Potência Grill Endereço: SCEN Lotes 12, 13 e 14 Clube Almirante Alexandrino (ao lado do Iate Clube e dos Fuzileiros Navais) Adesão: Indispensável confirmar presença até 06 de fevereiro, para os arranjos da churrascaria, Contato: Alan Tel: (61) 98641-7269 / clefftonalan@hotmail.com

UMA PESSOA PREVENIDA AJUDA SEUS DESCENDENTES NA HORA DO APERTO

Documentos requeridos pelo Fundo em caso de falecimento do\da titular: Como tem sido mencionado por nós, uma das principais dificuldades encontrada pelo Fundo de Pensão (UNJSPF) em pagar os direitos de pensão aos sobreviventes, em caso de falecimento do aposentado/titular, decorre do tempo e a demora em receber os documentos requeridos pelo Fundo. Na reunião da FAFICS em Viena, em Julho de 2017, este aspecto foi debatido e a recomendação foi que cada aposentado fosse estimulado a preparar uma pasta com toda a documentação correspondente (documentos antecipáveis que serão necessários na ocasião de seu falecimento):

 

1.. Cópia de certidão de nascimento do cônjuge;

 

2.. Cópia de certidão de casamento;

 

3.. Cópia do documento de identidade nacional do cônjuge, com retrato;

 

4.. (no caso de união não-tradicional) Cópia de documentos oficiais;

 

5.. (no caso de divorciados) Cópia do documento \ sentença oficial correspondente;

 

6.. (no caso de união-estável) Cópia de documento oficial correspondente;

 

7.. (no caso de filho menor) Cópia de certidão de nascimento de cada filho menor de 21 anos. Se for o caso, cópia de sentença de adoção e todo tipo de documento pertinente.

 

Na ocasião do falecimento:

 

1.. Comunicar o falecimento pelo email do Fundo: deceased@unjspf.org;

 

2.. Encaminhar ao Fundo a Certidão de Óbito;

 

3.. Além da comunicação ao Fundo o cônjuge sobrevivente deve comunicar o falecimento ao RH da respectiva Organização de origem do falecido e informar de sua intenção de seguir se beneficiando do Plano de Saúde.

 

4.. Deve também se informar se o falecido tinha um Seguro de Vida e se a Organização ou o Plano de Saúde cobrem os gastos de funeral.

 

5.. E finalmente deve enviar ao Fundo o formulário original de instruções E/02 preenchido com os dados do\da cônjuge sobrevivente deixando em suspenso a data e a assinatura do funcionário do Sistema ONU (PNUD, UNIC ou outras Agências no Brasil) ou autoridade oficial do país. Como definido no regulamento do Fundo de Pensão, caso exista uma viúva ou viúvo sobrevivente ele\ela tem de preencher um formulário.

 

Caso tenha uma ex-esposa ou ex-esposo sobrevivente tem igualmente de preencher um outro formulário (são dois formulários separados).

 

O formulário E/02 está disponível na página do Fundo em "members self service" e já vem com o numero da Pensão de cada um.

 

Já preparei a minha pasta e aconselho a vocês fazer o mesmo. Os sobreviventes agradecem.

Giovanni Quaglia Presidente AAFIB

Justo agradecimento público

 

Caro Luiz Mauro,

 

O ano 2019 está fechando com todas as contas em ordem. Agradeço pelo teu empenho e qualidade do teu trabalho.

 

Um feliz e próspero 2020 para todos!

 

Giovanni Quaglia Presidente AAFIB

REUNIÃO AAFIB BRASÍLIA 

 

A última reunião do ano do Núcleo de Brasília foi realizada em novembro de 2019 na Casa da ONU, como de costume. A reunião foi presidida pelo presidente da AAFIB, Giovanni Quaglia, e coordenada pela Diretora do Núcleo de Brasília, Cíntia Freitas. O relatório foi elaborado pela nova associada, Vera Zanetti, coroando sua estreia nas reuniões da AAFIB. Ao dar as boas vindas aos participantes, e antes de iniciar as discussões dos temas constantes da pauta, o presidente solicitou a todos que se apresentassem indicando nome e organização à qual pertenciam.

 

Em seguida felicitou Maria Angélica pela sua recuperação após procedimento cirúrgico. A reunião de confraternização de fim de ano será realizada em sua residência no fim deste mês de janeiro. E logo passou à discussão dos temas da pauta:

 

1. Discussão e seleção de áreas temáticas para serem priorizadas em 2020: Algumas sugestões de temas foram apresentadas para ser consideradas:

 

(i) Indígenas: questões gerais, legislação. Entidades como o Instituto Socioambiental (ISA) e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) foram mencionadas junto com possíveis palestrantes do tema. (Sugestão de Maria Angélica com aportes de Hector Giles);

 

(ii) Multilinguismo e acessibilidade: foi mencionado o programa da Universidade de Brasília que oferece cursos de português para estrangeiros. Rodas de Conversas temáticas e multilingue, entre outras atividades que poderiam ser do interesse do grupo (sugestão apresentada por Claudio Menezes).

 

(iii) Direitos Humanos (o tema já havia sido proposto em reuniões anteriores mas não chegou a entrar em pauta)

 

(iv) Arte e Cultura: como sugestão foi mencionada a importância de se conhecer os aspectos culturais do Brasil e em particular de Brasília (Catetinho; Vida e obra de Athos Bulcão; Música; Outros...);

 

(v) Organização de visitas a casas de repouso existentes em Brasilia. A Fleur de Lis no setor de mansões isoladas norte, (sugestão de Junia); uma fazenda em Sobradinho; e mais um estabelecimento no Núcleo Bandeirantes.

 

(vi) Visita à Universidade do Cerrado no Jardim Botânico (sugestão de Josefina Rivero) como um local interessante, com atividades programadas. A existência de restaurante facilitaria um almoço com maior participação dos membros da AAFIB.

 

2. Temas associados à saúde: Identificação de questões relativas ao MIP A Diretora do Núcleo de Brasília perguntou aos participantes se eles têm vivenciado dificuldades em relação ao uso do CIGNA: com relação à obtenção de informações no site, preparação de claims e obtenção de reembolsos. Nenhuma reclamação específica foi trazida à mesa neste momento. Solicitou então a todos que tenham, porventura, encontrado alguma dificuldade relevante que a reportem à Direção para que sejam conhecidas e, se for o caso, encaminhadas.

 

3. Outros temas:

 

(i)Videoconferência Skype e Grupo de WhatsApp: Luiz Mauro foi convidado a narrar sua experiência de participação nas videoconferências conduzidas por Sumaya Garcia (profissional voluntária da AAFIB), a partir do Rio de Janeiro. Acontecem quinzenalmente às segundas-feiras, das 19 às 21 horas. Com o propósito de ampliar o conhecimento dessa atividade no Grupo de Brasília e considerando que as atividades da voluntária não eram conhecidas por todos, o Presidente fez uma breve apresentação dos objetivos e do excelente trabalho de apoio que Sumaya vem prestando aos aposentados do Sistema ONU, principalmente no Rio de Janeiro. Ficou acordado que Sumaya será convidada para a reunião de confraternização do dia 31 de janeiro e que também organizaremos uma breve apresentação via Skype com ela durante a primeira reunião do próximo ano, agendada para o dia 11/3/20.

(ii) Foi novamente incentivado o preenchimento do Kit "Survival Spouses". Este tema foi abordado na primeira reunião de 2019, em 13/3/19, em reforço ao email que Giovanni Quaglia já havia enviado aos associados em 15/09/17, com título "Preparação de uma Pasta para os Beneficiários do UNJSPF". Giovanni informou que o pessoal de São Paulo está organizando um kit para facilitar esta tarefa. Em seguida ao envio desta ata, eu reenviarei a todos este email do Giovanni de 2017. encerrando e que será importante identificar possíveis interessados/voluntários para eleição na primeira reunião do Grupo em 11/3/20.

 

(iii))Giovanni Quaglia confirmou que a próxima Assembleia Geral da AAFIB será realizada em agosto deste ano em Brasília. Em conformidade com os Estatutos a pauta incluirá a eleição de Diretoria para um mandato de dois anos.

 

(iv) Foi informado que a associação do Pessoal do PNUD e outras agências terá em breve nova diretoria.

 

(vi) Como de prática já consolidada os participantes do encontro com tempo disponível foram almoçar em um restaurante próximo onde puderam seguir com a confraternização (foto abaixo). Participantes: Giovanni Quaglia (UNODC), Cintia Freitas (UNODC), Luiz Mauro Donato (UNICEF), Ely dos Santos Souza (PNUD), Josefina Rivero (CEPAL) e esposo Nilton de Araujo e Silva, René Vossenar (CEPAL), Maria Ligaya Fugitta (PNUD), Junia Puglia (ONU Mulheres), Milton Thiago de Mello (FAO), Maria Dulce Almeida (UNESCO), Ivo Steffen (OIT), Vera Zanetti (UIT), Maria Angelica Gomes (OPS/OMS), Hector Antonio Giles (FAO), Josélia Abreu de Oliveira (OIT), Carlos F.A. Castro (PNUD), F.Claudio S. de Menezes (UNESCO), Lilia Ma Chuff Souto (PNUD).

 

COMO OS FRASISTAS ENCARAM O ENVELHECIMENTO

 

Citações são construções do espírito humano e têm um valor relativo e autoria não necessariamente comprovada. Para cada citação há alguma outra em sentido contrário. Cada um de nós pode gostar ou coincidir com uma ou outra e temos as nossas próprias citações. Então vamos tomá-las antes de tudo como uma boa diversão, estimulante para nossas próprias crenças e convicções. Vamos lá:

 

Existem cinco coisas antigas que são de nosso gosto: velhas esposas para nos acompanhar; velhos amigos para conversar; velha lenha para nos aquecer; velhos vinhos para beber; e antigos livros para ler. *Émile A. Faguet

 

O segredo de uma boa velhice não é outra coisa senão um pacto honrado com a solidão. *Gabriel Garcia Marques

 

Envelhecer é como escalar uma grande montanha: enquanto escala, as forças diminuem, mas o olhar é mais livre, a visão mais ampla e mais serena. *Ingmar Bergman

 

Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto; os próximos trinta, o comentário. *Arthur Schopenhauer

 

Os velhos desconfiam dos jovens porque já foram jovens. *William Shakespeare

 

Quando me dizem que estou velho demais para fazer alguma coisa, tento fazer mais rápido. *Pablo Picasso

 

A arte do envelhecimento é a arte de preservar alguma esperança. *André Maurois

 

A velhice é um tirano que proíbe, sob pena de morte, todos os prazeres da juventude. *François de La Rochefoucauld

 

As rugas do espírito nos fazem mais velhos que os do rosto. *Montaigne

 

O envelhecimento ainda é o único meio que foi encontrado para viver muito tempo. *Charles Augustin Sainte-Beuve

 

Ninguém é tão velho que não possa viver mais um ano, nem tão jovem que hoje não possa morrer. *Fernando de Rojas

 

Todos queremos envelhecer e todos negamos que chegamos. *Francisco de Quevedo

 

Se você quer ser velho por um longo tempo, envelheça logo. *Cícero

 

Nada envelhece tanto quanto a morte daqueles que conhecemos durante a infância. *Julián Green

 

O jovem conhece as regras, mas o velho conhece as exceções. *Oliver Wendell Holmes

 

A velhice começa quando a memória é mais forte que a esperança. *Provérbio Hindu

 

Na juventude aprendemos, na velhice entendemos. *Marie von Ebner Eschenbach

 

A maturidade do homem é ter recuperado a serenidade com a qual brincávamos quando éramos crianças. *Frederich Nietzsche

 

O velho não pode fazer o que um jovem faz; mas faz melhor. *Cícero

 

Leva dois anos para aprender a falar e sessenta para aprender a calar a boca. *Ernest Hemingway

 

As árvores mais antigas dão os frutos mais doces. *Provérbio alemão

 

Aqueles que realmente amam a vida são aqueles que estão envelhecendo. *Sófocles

 

Quando você é velho na carne, seja jovem na alma. *Autor desconhecido

 

A velhice tira o que herdamos e nos dá o que merecemos. *Gerald Brenan

 

Um homem não é velho até que comece a reclamar em vez de sonhar. *John Barrymore

 

Um homem não envelhece quando sua pele enruga, mas quando seus sonhos e esperanças se encolhem. *Grafite de rua

 

Velho é aquele que considera que sua tarefa está cumprida. Aquele que se levanta sem metas e se deita sem esperança. *Autor desconhecido

UM BRASILEIRO NA SÍRIA

Por Gustavo Barreto, especialmente para o Boletim (*)

 

Desde agosto de 2019, fui deslocado das minhas funções de funcionário da ONU no Brasil, no Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), para a Síria, me unindo a colegas da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). A pedido de meu amigo João Carlos Alexim, faço um breve relato sobre os desafios deste trabalho.

 

Como se sabe, a Síria passa por um complexo período de conflitos, iniciados a partir de 2011, onde uma quantidade considerável de atores sociais – externos ou internos – disputam o país politicamente, muitas vezes com o uso da força militar. No meio, como sempre ocorre nessas ocasiões, milhões de civis pagam o mais alto preço.

 

Após o aumento da violência entre 2012 e 2015, nos últimos quatro anos o país observa conflitos localizados em algumas regiões do país, com muitas regiões tendo sido retomadas pelo governo ou por forças que buscam deter o extremismo violento. De um modo geral, há um consenso na comunidade internacional de que o terrorismo do grupo conhecido como ISIL e seus associados foi amplamente derrotado, restando apenas células que buscam se reorganizar após a derrota militar.

 

Nada é simples neste país. A coalizão de forças contra e a favor do governo muda eventualmente, após uma mudança de controle territorial; o acesso humanitário é restrito ou aberto dependendo de múltiplos fatores no terreno; as negociações em Genebra são paralisadas ou avançam de acordo com a complexa geopolítica regional e global; e o bloqueio econômico cumpre uma função dupla que precisa ser repensada à luz das suas consequências efetivas no terreno.

 

Todos esses fatores tornam o trabalho humanitário extremamente complicado, e as sensibilidades políticas ameaçam o apoio a milhares e milhares de pessoas todos os dias. Trabalhar com essas sensibilidades e, ao mesmo tempo, mostrar o que o ACNUR está fazendo em prol dos sírios deslocados pelo conflito dentro do país e pelos refugiados é o meu desafio como Oficial de Informação Pública da organização.

 

O trabalho humanitário implica atuar em um contexto difícil, logística e politicamente, para o bem daquelas pessoas que mais precisam. Ao mesmo tempo, trata-se de um emprego como qualquer outro: economistas, advogados, comunicadores, assistentes sociais, psicólogos, engenheiros, sociólogos e quaisquer outros profissionais mostram no dia a dia o que eles sabem fazer de melhor, e que poderiam fazer em qualquer país do mundo.

 

O desafio também é pessoal: estar em um país onde não é permitido ao funcionário da ONU levar a família significa um alto custo para os trabalhadores e trabalhadoras humanitários(as), muito maior do que qualquer recompensa profissional ou financeira. Não há um único dia em que a saudade não se torne um tema central para cada um dos trabalhadores humanitários da ONU.

 

Em meio a tantos desafios, a satisfação em trabalhar por um mundo com mais dignidade, respeito e direitos humanos é algo que se leva para toda a vida. No entanto, durante a minha estadia na Síria, algo ficou muito claro para mim: todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, podem ajudar aqueles que mais precisam.

 

Enquanto a Síria passa por um processo especial, relacionado aos desafios específicos da região, também o Brasil possui desafios igualmente importantes que não são mais fáceis de serem abordados. Alguns são apenas diferentes e, em outros casos, muito semelhantes.

 

(*) Gustavo Barreto é jornalista e funcionário da ONU desde 2010. Antes da presente missão prestou serviço no UNIC-Rio

ANIVERSARIANTES DE JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO 2020

 

JANEIRO

04\01 Luciana Fornari RJ

14\01 Giovanni Quaglia BSB

16/01 Joselia Oliveira BSB

17.01 Hermínia BH

21/01 Lucia Miller BSB

21/01 Carmen Lucia BSB

23\01 Ildefonso Almeida Ramos ES

28\01 Sergio Rolim NE

30\01 José Ribamar RJ

31.01 João Batista Pereira OPAS RJ (formal 03.02.30)

 

FEVEREIRO

 

05\02 Milton Thiago de Mello BSB\\RJ

07/02 Jacques Schwarzstein RJ

11/02 Rita Gomes da Costa BSB

12\02 Maria Helena Mueller RJ

13\02 Ilacir de Carvalho RJ

14/02 Maria Inês Bastos BSB

16\02 Silvio Kaloustian SP

17/02 Juan Zavattiero BSB

17\02 Evelyn Rocha RJ

18\02 Fernando Witte RJ

23\02 Alfredo Costa Filho BSB

25\02 Marcia Prates BSB

26\02 Junia Puglia BSB

27/02 René Vossenaar BSB

 

MARÇO

 

01\03 Nelson Silva RJ

04\03 Jorge Sebastião RJ

10\03 Maria Elma RJ

23\03 Sandra Faria DF

27\03 Lucia Seabro Cubria RJ

28/03 Graça Campos BSB ]

29\03 Paulo Auge RJ

30\03 Maria Lucia Silgueiro BSB

31\03 Helle Rink RJ

EXPEDIENTE

 

Giovanni Quaglia / Presidente \ presidente.aafib@gmail.com; coeditor do Boletim

João Carlos Alexim / Vice-presidente \ jc.alexim@gmail.com; editor do Boletim

Jacques Schwarzstein, / Secretário / jacquesaafib@gmail.com;

Luiz Mauro Donato / Tesoureiro / lm.donato@hotmail.com;

Arabela Rota/ Diretora Núcleo RJ / arabelarota@uol.com.br;

Cintia Freitas \ Diretora do Núcleo de Brasília\cintiabvfreitas@gmail.com;

Udo Bock \ udobock@uol.com.br;): Diretor Núcleo São Paulo;

Sumaya Garcia \ Gerente do Site (aafib.net)

 

Sede da AAFIB: Av. Marechal Floriano 196 Palácio Itamaraty: UNIC-Rio\ Centro\ Rio de Janeiro\ RJ \ CEP 20080-002.

ANEXO ESPECIAL

 

Atendendo a reiterados pedidos deste Boletim para que nossos colegas contem e compartilhem suas histórias, aventuras, experiências, viagens, Henri Jouval nos oferece esta preciosa narrativa:

Acesse o link especial na HOME do site para ler "Saudosas Lembranças", de Henri Jouval Jr. Aproveite e participe da série "Minha história na ONU" e envie a sua experiência também.