BOLETIM ATUAL - 132 - ABRIL / MAIO / JUNHO 2020

1/1

BOLETIM AAFIB 132 - ABRIL / MAIO / JUNHO

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                      

(aafib.net)    Fundada em 1987       Afiliada à  FAFICS

Este Boletim se dá no contexto dos duros acontecimentos recentes. Tudo que não se identifica com o urgente está adiado para a frente, num prazo indefinido, apenas estimado. Como alguém disse no passado, tudo que é sólido desmancha no ar. Não há certezas, apenas desesperos e esperanças. Cada dia vale pelo próprio dia. Os idosos são postos na linha de tiro, são os alvos selecionados à revelia para serem os personagens destacados sobre os quais se vai desenrolar uma parte nada modesta do enredo. Como no Sétimo Selo, de Bergman, quantos levaremos esse jogo de xadrez a um bom termo? O panorama internacional não ajuda, exceto a China que mesmo a preço de muitas vítimas já retoma a vida regular. Por aqui, as autoridades da saúde falam em achatamento da curva para viabilizar a atenção hospitalar, pois não há perspectivas de frear o contágio. À falta de horizontes, nos cabe fazer a nossa parte, de cada um, para reduzir os riscos, que são grandes. E a AAFIB vai ajudar no que puder. Por exemplo, informando sobre o funcionamento da estrutura de apoio entre nosso Fundo e nossos Planos de Saúde. E proporcionando formas de compartilhamento de expressões de nossos interesses e necessidades comuns. Apesar dos pesares, vamos sair dessa!

Incremento em abril de 4,2% em nossas pensões em dólar 


De acordo com o Sistema de Ajustamento das Pensões do UNJSPF, haverá um aumento de 4,2% das pensões em dólar (US dollar track) efetivo em 1 April 2020 correspondendo à elevação do custo de vida (COL) para a faixa de benefícios periódicos dos EUA. Desde a última data ajustamento 1º. abril 2018, o Índice de Preços no Consumidor dos Estados Unidos (CpI), publicado no Boletim Mensal das Nações Unidas de Estatísticas, avançou 4,2% num período de dois anos, de dezembro de 2017 à dezembro de 2019. Note que não houve ajustamento na linha do dólar norte-americano no ano passado, uma vez que o movimento de IPC dos EUA durante um período de um ano, entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018, foi inferior ao limiar de 2% para o ajustamento do custo de vida do Fundo. Somente agora, dois anos decorridos, estamos recebendo o ajuste, que sempre vem em boa hora. No clima atual nem dá para comemorar muito. 
 

Recomendações para enfrentar a pandemia 
 
A principal defesa contra o novo vírus é possuir bases imunológicas efetivas. Sabe- se que no idoso essas defesas já estão menos operantes. Então se tornam importantes as ajudas materiais disponíveis para a população, especialmente para os idosos. Além de medidas de distanciamento social e quarentena, as autoridades médicas recomendam algumas práticas, sobretudo para reduzir a ansiedade e o estresse, que minam as defesas do indivíduo.

Seis dicas para lidar com o problema em casa: 
 

Mantenha-se nutrido. Sentir-se ansioso pode acabar com o seu apetite ou desencadear compulsões de fast food, o que pode fazer com que se sinta mais nervoso ou pior. Tente comer mais refeições e lanches com alimentos integrais, à base de plantas ou com proteínas para aumentar sua energia e regular o açúcar no sangue. Limite a cafeína e o álcool. Os estimulantes podem agravar a ansiedade e - em grandes doses - até desencadear ataques de pânico. Escolha um café descafeinado ou um chá de ervas quente. Durma o suficiente. A ansiedade pode dificultar o sono e a falta de sono piora os sintomas de ansiedade. Quebre esse ciclo vicioso, evitando a cafeína e usando esses truques simples para dormir. Se isso não funcionar, converse com seu médico sobre a tentativa de medicação para dormir. Exercícios. A atividade física libera substâncias químicas calmantes no seu cérebro. Respire fundo. A respiração diafragmática profunda pode ajudar. Tente fazer as suas inspirações e expirações na mesma duração. Exercícios diários de respiração reduzem os sintomas de ansiedade e depressão. Rir. Ajuda a descontrair. 

PANDEMIA COVID – 19 Atualizações da CIGNA 
 
Compartilho com vocês mensagem que Giovanni Quaglia recebeu hoje da CIGNA com atualização sobre o COVID-19. Abraços de Cíntia Freitas À medida que as Nações Unidas e a Cigna acompanham de perto a pandemia COVID- 19, reconhecemos que a nossa missão de proteger a saúde, o bem-estar e a paz de espírito daqueles que servimos nunca foi tão relevante. Entendemos que agora, mais do que nunca, poderá estar preocupado com a sua saúde e acesso a cuidados de saúde de qualidade quando precisa. Recomendamos que siga os conselhos do governo local e utilize o sistema de saúde local sempre que disponível. Isto ajuda os governos locais a rastrear a doença, descobrir mais sobre como o vírus se espalha e como aqueles que estão infectados podem ser tratados de forma mais eficaz. Pode encontrar mais informações sobre a pandemia COVID-19 nas FAQ da Cigna. 
 
 
Ensaio para o COVID-19 
 
Os testes para COVID-19 estão atualmente sendo coordenados e fornecidos por sistemas de saúde do governo local em todo o mundo. Se não for oferecido gratuitamente pelo seu sistema de saúde local, a Cigna cobrirá os testes medicamente necessários para Covid-19, em conformidade com a cobertura do plano para diagnósticos para outras doenças e de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, os testes são considerados medicamente necessários para pessoas que: 1... apresentam sintomas (febre com tosse e/ou falta de ar) e/ou 2.. tiveram uma exposição a um caso confirmado de infeção COVID-19 nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas. As Nações Unidas concordaram em cobrir 100% os testes de diagnóstico ambulatorial do COVID-19, dispensando o cosseguro e, se aplicável, a dedução. 


Tratamento para COVID-19 
 
Para qualquer cliente diagnosticado com COVID-19, a Cigna cobre o tratamento para doenças designadas como pandemia, de acordo com a cobertura política e da mesma forma que qualquer outra doença. A Cigna também apoiará os pacientes com as suas necessidades de cuidados. Consulte os termos do seu plano para detalhes de cobertura. Tema Global A telesaúde está sendo cada vez mais vista como uma forma fundamental de ajudar a combater o surto de COVID-19. Encorajamo-lo a assumir o controle da sua saúde e bem-estar e a aceder ao serviço global de telesaúde da Cigna. Dá-lhe acesso a apoio médico e conselhos sempre que precisar, a partir do conforto da sua casa. As funcionalidades incluem: • Acesso a mais de 110 médicos licenciados com especialidades abrangentes • Consultas de vídeo e telefone com médicos, enfermeiros e especialistas em saúde • Prescrições sobre questões comuns quando medicamente necessárias • Agendamento de marcação em tempo real • Alternativa conveniente a consultas médicas ou clínicas Avaliações iniciais para COVID-19 A Global Telehealth também está disponível através da sua app Cigna Wellbeing. Selecione a opção "Organizações Internacionais" para o Membro do Plano ou Dependente para iniciar sessão. Estamos aqui para servir. . A organização global da Cigna está bem equipada para lidar com a situação atual, no entanto temos de dar prioridade às situações de emergência. Para questões não urgentes, verifique se a resposta de que necessita está disponível nas suas páginas pessoais. Nas suas páginas pessoais, pode verificar os benefícios do seu plano, gerir as suas reclamações ou localizar prestadores de cuidados de saúde. Para qualquer outra questão não urgente, contacte-nos por e-mail no endereço listado no seu cartão de adesão. Por favor, reclame online. Muitos países implementaram medidas de mobilidade limitada para travar a propagação do COVID-19. Como resultado, alguns dos escritórios da Cigna foram fechados e não temos acesso ao posto de entrada. Por isso, envie-nos todas as suas reclamações online com a ferramenta nas suas páginas pessoais ou na aplicação Cigna Health Benefits. Se decidir enviar reclamações em papel, por favor, note que estas reclamações só serão processadas no momento em que os escritórios da Cigna forem reabertos. 

Vacinação contra a gripe 
 

Como se sabe, além das medidas de cuidados com ao coronavírus, o governo brasileiro iniciou a campanha para vacinação contra a influenza. Os postos de saúde e pontos dedicados à vacinação vão atender seguindo um cronograma dos grupos prioritários (https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46518- idosos-serao-os-primeiros-a-receber-vacina-contra-gripe). Caso você queira se vacinar e não esteja nos grupos prioritários, deverá esperar até abrirem para todos, ou procurar a rede privada. Em geral, os nossos planos de saúde cobrem os custos de vacinação. Para o pessoal da OMS, foi feito um comunicado oportuno da colega Nayara Pinto / Human Resources Assistant Tel: + (55 61) 3035-1932, E-mail: ncpinto@unicef.org UNICEF

NOTA DE AUTORIDADES DO FUNDO DE PENSÃO 
 
Caros participantes, aposentados e beneficiários do Fundo

 

Na medida em que a situação do Covid-19 se amplia, queremos oferecer-lhes uma atualização sobre a situação de nosso Fundo de Pensões, para atender suas indagações sobre os possíveis impactos sobre suas pensões no presente e no futuro. Seguindo as orientações do Secretário Geral e autoridades locais, o staff do Fundo a partir de suas residências há mais de duas semanas e as equipes de crises de administração estão atuando para assegurar a continuidade do negócio.

 

A volatilidade financeira dos mercados este ano, desencadeada pela pandemia global de saúde, tem impactado os ativos do Fundo. Entretanto nós entramos neste ano turbinados pelos resultados positivos de 2019, apesar de ter havido uma recessão observada no primeiro trimestre do corrente ano. Uma atualização mais detalhada da situação dos ativos do Fundo será compartilhada com vocês imediatamente depois que os resultados preliminares sejam disponíveis.

 

Queremos assegurar-lhes que o pagamento das pensões terá continuidade. O Fundo tem suficiente liquidez para cobrir os pagamentos e não supomos qualquer interrupção para os beneficiários que recebem seus benefícios mensais através de transferências eletrônicas de fundos, na medida que esses benefícios são realizados através de sistemas bancários. Embora tenhamos tido de fechar nossos serviços walk-in, as chamadas em nossos call centers e e-mails serão atendidos como usualmente. Por favor, tenham a certeza de que estamos monitorando de perto a situação e tomando todas as medidas para proteger em conjunto suas pensões.

 

Rosemarie McClean 

Chefe de administração do Fundo

Pedro Guazo

Representante interino do SG * *para investimentos (tradução livre da Nota pela editoria e frase em destaque de nossa iniciativa) 

AAFIB CONNECTION - programação especial 
 

O AAFIB CONNECTION é um novo produto da nossa instituição, dedicado a promover a aproximação informal dos associados através de uma mídia apropriada (atualmente o Skype). Mais uma vez nossa colega colaboradora voluntária Sumaya Garcia assume a responsabilidade e a animação. Em primeiro lugar, recomendamos a todos acessarem nosso site www.aafib.net, para leitura das medidas de prevenção orientadas pela Dra. Socorro Gross, representante da OMS no Brasil. Em segundo lugar, divulgamos, abaixo, a programação especial do AAFIB Connection no Skype, para interagirmos mais nesse tempo forçado que nos sobra atualmente. Será um prazer ter cada um de vocês conosco. Para informações, dúvidas e sugestões, entrem em contato com Sumaya Garcia, que gentilmente e com dedicação nos ajuda a levar adiante nosso trabalho. Ela é gerente e animadora do programa (tel:21-99483-8350) Cuidem-se! Queremos ver todos bem! 
 

AAFIB Connection no Skype (aafib@outlook.com) "Conectando boas práticas"

 

Programação especial:

 

Segunda-feira, dia 23/03, às 19h

Saúde social

"Praticando a comunicação através dos meios digitais"

 

* Tecnologia - ensino do Whatsapp e Skype

 

* Dicas de pedidos de entrega a domicílio de itens essenciais

 

* Aprofundamento nos temas abordados nos informativos internos da OPAS/OMS

 

Segunda-feira, dia 30/03, às 19h

Saúde mental/emocional

"Conecte-se com aquilo que traz esperança", com a convidada especial - Dra. Elenice Gonzaga, psicóloga, Vinhedo, SP.

 

Quarta-feira, dia 08/04, às 19h

Saúde física

"Mantendo a forma", com exercícios práticos com o convidado especial, direto de Roma, Sr. Davis Ades, personal trainer para a terceira idade na Itália.

 

Segunda-feira, dia 13/04, às 19h

"Sessão pipoca" Exibição do filme "Tomates verdes fritos". 

 

Transmissão pela internet com compartilhamento de tela.

 

Quarta-feira, dia 22/04, às 19h

AAFIB Musical "Karaokê da AAFIB: Praticando italiano através da música", com o Sr. Davis Ades

 

Segunda-feira, dia 27/04, às 19h "Clube do livro da AAFIB"

 

Leitura interativa de um pocket book (a escolher através das sugestões) com comentários no final.

Quarta-feira, dia 06/05, às 19h

"Exercícios de memória em inglês"

Conduzidos pela especialista em neuropedagogia e língua inglesa, Roberta Galvão. 
 
A última sessão do programa foi no dia 30 de março, quando nos conectamos com a Dra. Elenice Gonzaga, que nos brindou com sua apresentação sobre recursos e práticas para manter a serenidade e fortalecer a esperança, através de conexões com o nosso corpo e nossa alma (ver quadros anexos). “Conecte-se com aquilo que traz esperança!”. Ela destacou a busca pela simplicidade e o encontro com a sabedoria no nosso vazio interno. E fez várias analogias com o bambu, que enverga, mas não quebra. Foi a oportunidade para uma troca de experiências entre os participantes, num fim de tarde muito agradável que esperamos atraia novos associados. Reconhecemos e agradecemos os esforços qualificados de nossa gerente digital Sumaya para manter a continuidade desse exercício das segundas-feiras. 

CERTIFICADOS DE TITULARIDADE:

 

No próximo mês de maio, o Fundo começa a enviar as obrigatórias cartas anuais de prova de vida, os certificados de titularidade. Convém ficarem atentos ao correio e qualquer dúvida entrem em contato com a AAFIB. Observem que os prazos são confortáveis e este ano não sabemos ainda se irão observar alguma alternativa, dadas as dificuldades notórias de comunicação.

Núcleo AAFIB de Brasília \ Relatório Reunião de 11 de março de 2020 /

Casa da ONU, Sala Carlos Costa (139), Setor de Emb. Norte, Q. 802, Conj. C, Lote 17

 

A reunião foi presidida pelo Presidente da AAFIB, Giovanni Quaglia, e coordenada pela Diretora do Núcleo de Brasília, Cíntia Freitas. A colega Bernardeth Martins se voluntariou para tomar notas da reunião contribuindo assim para a confecção da Ata.

 

1- A reunião teve início com as boas vindas e apresentação das novas associadas: Vera Zanetti (UIT), Luciene Tavares (UIT) e Arkady Divinskii (UNAMI-DPPA)

 

2- MIP Foi enfatizado que esse tema continua na agenda da FAFICS, mas temos que avançar para que continue na pauta da reunião. Se quisermos mudança, só com o envolvimento do pessoal da ativa. Para isso, a Associação de Pessoal do PNUD, UNFPA, ONU Mulher, UNOPS (especialmente organizações que têm sede em Nova Iorque) deve se mobilizar para conseguir uma maior integração e conscientização da problemática do MIP. Mencionou-se sobre a possível nova modalidade do MIP, o MIP Plus (paga mais na ativa e terá uma cobertura maior quando estiver aposentado).

 

3- Anúncio do UNJSPF Foi anunciado o ajuste de 4.2% das pensões via dólar a partir de abril 2020.

 

4- Eleições da nova Diretoria do Núcleo de Brasília para 2020. Bernardeth Martins (aposentada da OIT) foi eleita para a função de Diretora do Núcleo de Brasília da AAFIB para o ano de 2020. Luciene Neiva Tavares (aposentada da UIT) será a Deputy, durante esse mesmo período. Foi feito reconhecimento e agradecimento formal pelo belo trabalho da colega Cintia de Freitas.

5- Contato Solidário Nosso colega João Alexim (Núcleo Rio \ vice-presidente da AAFIB) sugeriu que a AAFIB adotasse uma prática que denominou “Contato Solidário”, a criação de um ponto de referência para eventual apoio a colegas das AFICS do exterior em visita a nosso país. Cada Núcleo indicaria um membro associado para essa função. No Distrito Federal, Vera Zanetti, da UIT, se ofereceu como ponto focal em 2020. Essa prática deverá ser levada como proposta para a reunião da FAFICS, em Genebra. Caberia à FAFICS comunicar à sua rede de AFICS a lista de pontos focais existentes nos países que aprovem a prática. A AAFIB enviará à FAFICS informação sobre nossos pontos de referência em Brasília, Rio e São Paulo.

 

6. Renovação da Diretoria da AAFIB para o período Agosto 2020 - Agosto 2022 O Presidente da AAFIB e a Diretora do Núcleo Brasília convidaram os associados a identificarem (até 26/08/20) candidato/s e candidata/s para a função de Presidente da AAFIB. Será importante termos candidatos/as identificados/as até aquela data, quando ocorrerá a nossa 3ª. Reunião do ano e também a Assembleia Geral da AAFIB na qual é realizada a eleição. Na verdade, as indicações devem envolver igualmente os demais postos da Diretoria: vice-presidente, Secretaria/o e Tesoureira/o (nota da edição). Será enviado um convite formal para convidar associados/as a se candidatar para essas importantes funções. Na oportunidade, valorizou-se a participação incondicional e eficiente de João Carlos Alexim, da OIT, pela sua dedicação à AAFIB e ao Boletim que mantém todos os associados bem informados.

 

7. Pagamento da anuidade 2020 Foi lembrado que aqueles que ainda não haviam feito o pagamento da anuidade da AAFIB de 2020 poderiam fazê-lo inclusive durante a reunião ou o mais breve possível!

 

8. Coronavírus: Foi anunciado às/aos associados/as de Brasília que seriam convidados/as, em breve, para uma videoconferência com funcionários da OPAS para receberem informações sobre a real situação da pandemia. 
 

9. AAFIB Connection Foi realizada durante a reunião, das 12h às 13h, uma videoconferência com Sumaya Garcia que apresentou o "AAFIB Connection", seus objetivos, pautas e frequência dos encontros. Apresentou também o projeto RYON (Retired YES, Out of the World NO). Convidou e motivou a todos que participassem das vídeoconferências que são realizadas, por Skype, entre os associados da AAFIB.

 

10. A reunião terminou às 13h00 e foi seguida por um almoço no Iate Clube.

 

Participantes (22): Giovanni Quaglia (UNODC), Cintia Freitas (UNODC), Celio da Cunha (UNESCO), Ralph Hakkert (UNFPA), Arkady Divinskii (UNAMI-DPPA), René Vossenaar (UNCTAD/CEPAL) e Senhora, Maria Dulce Almeida (UNESCO), George Martine (UNFPA), Cristina Montenegro (PNUMA), Eliana Ma. M. Ferreira (FAO), Else Richwin (UNICEF), Bernardeth Martins (OIT), Moira A.H. Lawrence (PNUD), Maria Celina Arraes (PNUD), Miguel Genovese (OPAS/OMS), Julia Valenzuela (FAO), Junia Puglia (ONU Mulheres), Juan Zavattiero (UIT), Vera Zanetti (UIT), Luciene Tavares (UIT), Lilia Ma.Chuffi Souto (PNUD). 
 

Calendário das reuniões do Núcleo Brasília da AAFIB

SAVE THE DATES!

 

É sempre bom relembrar a nossa agenda de atividades de 2020, inclusive as que já foram realizadas:

 

31/01/20 Festa de Confraternização residência da colega Maria Angelica Gomes

 

11/03/20 1ª. Reunião (realizada)

 

03/06/20  2ª. Reunião 10,30 a 13,00 no PNUD

 

26/08/20  3ª. Reunião Conjunta com Assembleia Anual da AAFIB

 

11/11/20  4ª. Reunião 10,30 a 13,00

 

27/11/20 Festa de Confraternização Sugestões serão bem-vindas

 

Bernardeth Martins, Diretora do Núcleo

 

Foto Oficial da Reunião de Brasília

ABRIL É O MÊS DAS CONTRIBUIÇÕES À AAFIB 
 
A sua contribuição é decisiva para que possamos manter nossa associação funcionando e dando conta de suas atribuições com transparência e responsabilidade. O mês de abril foi escolhido, por razões formais de prestação de contas, como o mês que deve concentrar as contribuições anuais dos membros. Abaixo, as orientações sobre valores e forma de realizar a contribuição. Se restar dúvida, se comunique com qualquer membro da Diretoria (os telefones estão no final do Boletim, no Expediente) 
DADOS BANCÁRIOS: Favorecido: AAFIB Banco: Itaú (341) Agência: 0413 Conta corrente: 06607-7 CNPJ\AAFIB: 07.287.830/0001-90 
 
CATEGORIAS DE PAGAMENTO (Valor da contribuição anual)

 

Categoria 1 - Aqueles\ aquelas com pensão acima de US$ 4.000 mensais pagam uma taxa anual de R$200,00;

 

Categoria 2 - Aqueles\ aquelas com pensão entre US$ 2.000 e US$4.000 mensais pagam uma taxa anual de R$ 150,00;

 

Categoria 3 - Aqueles\ aquelas com pensão menor de US$ 2.000 mensais pagam uma taxa anual de R$120,00.

 

Categoria 4 - Viúvas ou viúvos de aposentados\as, e aqueles\as com pensões reduzidas (menos de U$500 mensais) pagam uma taxa anual de R$60,00.

 

Categoria 5 - Quem tem 85 anos ou mais está isento.

NOS ENVIE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO, POR FAVOR 

Mensagem de Henrietta H. Fore

Diretora executiva de UNICEF 


Muitos de nós podemos estar nos sentindo ansiosos e sobrecarregados, tristes, calmos, confusos, chateados, sozinhos estressados ou todas essas coisas ao mesmo tempo. Nós recomendamos que cada um crie um plano de bem-estar para si mesmos, familiares e talvez para outros grupos. Gostaríamos de compartilhar algumas dicas com vocês:

 

Dica 1: ligue-se em suas rotinas ou comece novas rotinas; acorde e vá dormir regularmente. Se vista, faça exercícios, tome um banho, cuide do cabelo, lave a louça e envolva as crianças de modo a ter um plano familiar.

 

Dica 2: permaneça conectado; mantenha video chats com familiares, amigos e colegas; conte como está se sentindo e pergunte como eles se sentem. Confira com seus colegas regularmente, em especial com aqueles que estão sozinhos.

 

Dica 3: Engaje-se em jogos, hobbies, e coisas que lhe agradem; faça karaokê, leia, cozinhe, faça enigmas, faça soldas e costure.

 

Dica 4: configure janela de preocupação (“worry windows”); anote todas suas preocupações no dia e se dê permissão para pensar sobre elas durante um tempo definido; É uma técnica conhecida e funciona.

 

Dica 5: Engaje-se em práticas de bem-estar; use a meditação e aplicativos de desafios mentais; exercite-se; mantenha uma jornada gratificante registrando três coisas que lhe dão prazer cada dia. Felicite-se e a outros por ter um “mega dia”. Lembre-se, um monte de coisas Que não foram canceladas, como música, família, leitura, canto, riso e esperança. Certifique-se que você desfrute delas. Podemos todos aprender uns dos outros!

 

Para mais dicas, visite o site do UNICEF (unicef.org)

PARA QUANDO A GENTE PUDER DE NOVO VIAJAR …

Maria Helena Henriques Mueller 


Morei durante a maior parte da minha vida em climas frios e sempre tive alta intolerância ao calor. Por esta razão geralmente passo janeiro e fevereiro longe do verão do Rio de Janeiro. Gostaria de compartilhar com vocês alguns destinos desta última viagem que podem servir como incentivo a conhecer lugares novos.

 

Passei o mês de janeiro em Portland, Oregon, cidade do oeste norte-americano que vem aparecendo bastante como destino turístico recomendado. O que faz Portland merecer tanta atenção? Basicamente duas razões: turismo cultural e de Natureza. Este último com ofertas de muitas trilhas, cachoeiras, praias e até mesmo o Santa Helena, vulcão ativo famoso por sua destruidora erupção em maio de 1980. Como estive por lá em um dos meses mais chuvosos do ano, não aproveitei o turismo de natureza, mas me esbaldei no turismo cultural. Visitei seus vários museus, fui a muitos concertos em igrejas (música dos povos originários, guitarra espanhola e Tuva – música siberiana), conheci duas joias – jardim chinês e jardim japonês – e assisti até um espetáculo da Broadway que apareceu por lá. Ainda do lado cultural, provei seus vários vinhos, que não me impressionaram muito, cervejas artesanais – fantásticas - e me meti em um “hot tub” exterior quando a temperatura estava a 6°C. A cidade de Portland desfruta da fama de ser acolhedora e democrática. De fato, nos seus subúrbios e restaurantes há cartazes com dizeres antirracistas e a sua população é uma mistura de povos originários, chineses, latinos, árabes, indianos e descendentes de europeus. Vale a pena conferir!

 

Minha segunda parada foi na região de North Virginia, Maryland e Washington D.C. Tendo morado em Bethesda por vários anos, conheço bem a região e me dediquei a visitar amigos/as, ir a concertos - diários e grátis - no Kennedy Center e conhecero novo Museu de História e Cultura Afro-Americana situado no Mall, paraíso dos museus em D.C. A visita a este museu é bem impactante e deixa muitas impressões contraditórias. São sete níveis sendo 3 de história, o hall central com teatro, fonte, restaurante e loja e 3 níveis com a contribuição da cultura africana à norte- americana principalmente no que tange às artes, gastronomia, música e esportes. Há também um espaço interativo para crianças. A terrível injustiça que caracterizou as relações com os africanos desde que chegaram e que conformou as atitudes racistas até os nossos dias é descrita sem pelos na língua. A gente sai da visita com outra compreensão e mobilização contra o racismo onde quer que se esteja. Visita imperdível!

 

Minha última parada foi no coração da região de New England - Rhode Island e Maine. Tenho familiares nestes estados e é sempre um prazer visitar as cidades, praias e marinas de Rhode island assim como provar os seus mariscos – em caldos ou levemente refogados. Maine, por outro lado, é um dos meus destinos preferidos. Apesar de ser um dos menores estados norte-americanos, possui uma boa oferta cultural em galerias e museus (também para crianças), atitudes positivas para um consumo frugal e de frutas e verduras orgânicas e a melhor lagosta do continente. Quem resiste? Mas, no momento, FIQUE EM CASA.

Brunswick, Maine

Brunswick, Maine

Jardim chinês em Portland, Oregon

Inovação tecnológica pode colocar o mundo em uma rota mais segura

Suzana Kahn 17/01/2020

 

Começa proximamente a 50ª edição do Fórum Econômico Mundial em Davos, que reúne a elite econômica mundial e líderes governamentais para discutir formas de aumentar o PIB de seus respectivos países. Recentemente, a “ficha caiu” para os participantes habituais de Davos, que compreenderam que o desenvolvimento econômico é um desafio que não pode ser tratado separadamente das questões acerca do aquecimento global. Uma política climática, se bem conduzida, não prejudica a economia. Pelo contrário, serve de estímulo para aumentar os benefícios do desenvolvimento mundial. A inovação tecnológica pode colocar o mundo em uma rota mais segura e menos dolorosa para enfrentar os efeitos do aquecimento global. Ela desempenha um importante papel na solução do impacto climático e do desenvolvimento sustentável. A tecnologia desenvolvida nas universidades pode e deve direcionar políticas públicas e privadas para que seu emprego seja possível. A universidade não só reúne todas as competências necessárias para construir um novo caminho de desenvolvimento econômico, como também é seu dever identificar, questionar e analisar criticamente as opções a serem trilhadas. Ela tem um papel de destaque nesta mudança de trajetória de desenvolvimento, que exigirá tanto novas tecnologias e processos como novas práticas e hábitos individuais. A academia é, portanto, uma parceira fundamental dos atores da economia mundial, muitas vezes responsáveis pela definição de políticas de desenvolvimento. Nesse sentido, a Aliança Global das Universidades pelo Clima, que a UFRJ integra, estará presente este ano em Davos. 
 
As incipientes instituições de planejamento urbano, metropolitano e regional foram sucateadas e afinal extintas. O Globo Sergio Magalhães 18\01\20

 

Na próxima semana, inicia-se o Ano do Centenário do Instituto de Arquitetos do Brasil, a mais antiga das entidades de arquitetos, de livre associação e trabalho voluntário. Em sua ata de fundação constam dois princípios: a defesa da cultura arquitetônica (bem da sociedade) e do concurso público de projetos (qualificação do espaço brasileiro). A ideia de projetar para depois construir, herança civilizatória da Renascença, aqui se perdeu. Lei de 1993 permitiu licitar obra pública sem projeto completo. Em 2008, criou-se o famigerado Regime Diferenciado de Contratação, permitindo-se licitar a obra a partir de estudos preliminares. Desde 2015, licita-se a obra sem projeto algum, sendo da empreiteira a tarefa de definir o que fazer, ao seu interesse comercial, é claro. Deu no que deu, na Petrobras e nas milhares de obras públicas superfaturadas, mal construídas, paradas. Mas a lei de 2015 continua vigente. Aos cem anos, o IAB persevera. Organiza, com o apoio de todas as instituições da arquitetura, o Congresso Mundial de Arquitetos, que pela primeira vez será no Brasil, em julho, no Rio. Assim, a cidade foi designada pela Unesco como primeira Capital Mundial da Arquitetura. 

O Fundo de Pensões Enfrenta Problema Inesperado 
 
Foi comunicada esta manhã a renúncia do Representante do Secretário-Geral, RSG, Sudhir Rajkumar, a partir de 31 de março de 2020. Este acontecimento repentino coloca o nosso Fundo numa posição difícil no meio de uma das situações financeiras mais críticas em nível mundial. O Secretário Geral já fez uma nomeação provisória, como pode ser visto na mensagem anexa, e gostaria de assegurar a todos que a FAFICS acompanhará a situação de forma muito próxima e eficaz. Melhores cumprimentos e todos fiquem seguros e bem. Marco Breschi, Presidente do FAFICS 
 
Nota sobre a Renúncia de Sudhir Rajkumar

 

Rajkumar demitiu-se do cargo de Representante do Secretário-Geral para o Investimento dos Ativos do Fundo de Pensões das Nações Unidas, a partir da terça- feira, 31 de março de 2020. O Secretário-Geral aceitou a demissão e agradeceu ao Sr. Rajkumar pelo seu serviço na gestão dos ativos do Fundo de Pensão. O Secretário- Geral desejou a Rajkumar o melhor nos seus esforços futuros. Diretor da Divisão de Finanças do Gabinete de Planeamento, Finanças e Orçamento do Departamento de Estratégia de Gestão, Política e Conformidade, Pedro Guazo, foi nomeado Representante Interino do Secretário-Geral, enquanto o Secretário-Geral lança um processo de recrutamento para encontrar um sucessor para o posto. Stephane Dujarric, Spokesman for the Secretary-General New York, 29 March 2020 (nota distribuída por Giovanni Quaglia)

 

Nota da editoria: É claro que a saída nesta hora (oficialmente por renúncia motivada por razões particulares) do responsável direto pela política de investimentos do Fundo causa apreensão. Ficam as especulações, sem respostas por enquanto. A nota dos responsáveis pelo Fundo, incluindo o substituto interino do renunciante, é positiva, mas não definitiva. Vamos ter de acompanhar e manteremos nossos associados informados de qualquer novidade. 

Mensagem da Sabedoria

Henrique Eisenberg Face 28\03\20

 

Estamos assistindo, ao vivo e a cores, a uma guerra biológica. Não! Nada de teorias da conspiração.

Trata-se de uma guerra (bem darwiniana) pela sobrevivência, travada entre duas espécies biológicas.

Pode-se questionar se os idosos, que em tese não se reproduzem mais, teriam participação ativa nessa

guerra. Queiram ou não, eles têm. O ser humano é um ser social em que todos apresentam sua

importância no tecido social, o que acaba repercutindo, mesmo que indiretamente, no bem-estar

daqueles com idade reprodutiva.

 

Inúmeros idosos sustentam a família (trabalham e/ou recebem pensões e aposentadorias), dão apoio psicológico e estabilidade emocional e são fonte de tranquilidade e de um tipo de sabedoria que não se encontra no Google ou na Internet: não são apenas um agregado de dados. São vivência. Têm, geralmente, uma paciência que normalmente os mais jovens não têm. Já passaram por situações nada fáceis e... sobreviveram até hoje.

 

Cuidar dos mais velhos nestes tempos de uma pandemia talvez seja a chave para que a sociedade que vier daqui a poucos meses tenha uma cara mais humana, mais compreensiva e mais empática, apesar de mais enrugadinha.

ANIVERSARIANTES DE ABRIL / MAIO / JUNHO Nossos cumprimentos 
 

06\04 José Roberto RJ

12\04 Jaci Joaquim RJ

13\04 Edson Fogaça DF

17\04 Sergio Coube Bogado RJ

21\04 José Freire RJ

21\04 Maite Baena RJ

21\04 Volgmara Martins RJ

22\04  Lucien Munoz RJ

01\05  Bernardino RJ

06\05  Norma Siciliano RJ

08\05 José Carlos Ferreira BSB

08\05 Renato Gusmão RJ

10\05 Telva Barros SP

14\05 Josette Madeleine RJ

14\05 João Garcia RJ

15\05 Branca Moreira Alves MG

17\05 Celso Schenkel DF

19\05 Ruy Ferreira Jr RJ

21\05 Maria Aparecida RJ

22\05 José Leite BSB

25\05 Maria Helena Cozzolino

03\06 Antonio Carlos Azevedo RJ

05\06 Bernadeth Martins BSB

07\06 Francisco Brandão PE

10\06 Suely Machado SP

12\06  Antonio Francisco RJ

14/06  Antonio Diegues SP

17\06  Valeria Schilling  RJ

25\06  Lucie Claude RJ

29\06  Pedro Jeovah Pereira RJ

30\06  Delourdes dos Santos DF

30\06  Albino José Belotto RJ 
 

EXPEDIENTE

Giovanni Quaglia / Presidente \ presidente.aafib@gmail.com; coeditor do Boletim

João Carlos Alexim / Vice-presidente \ jc.alexim@gmail.com; editor do Boletim

Jacques Schwarzstein, / Secretário / jacquesaafib@gmail.com;

Luiz Mauro Donato / Tesoureiro / lm.donato@hotmail.com;

Arabela Rota/ Diretora Núcleo RJ / arabelarota@uol.com.br;

Bernardeth Martins\ Diretora do Núcleo de Brasília\deth.fatima@gmail.com;

Udo Bock \ udobock@uol.com.br;): Diretor Núcleo São Paulo;

Sumaya Garcia \ Gerente Digital 
 
Sede da AAFIB: Av. Marechal Floriano 196 Palácio Itamaraty: UNIC-Rio\ Centro\ Rio de Janeiro\ RJ \ CEP 20080-002. Visite o website da AAFIB (aafib.net)