BOLETIM ATUAL - 133 - JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2020

1/1

BOLETIM AAFIB 133 - JULHO / AGOSTO / SETEMBRO

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                      

(aafib.net)    Fundada em 1987       Afiliada à  FAFICS

Estamos em pleno enfrentamento da maior calamidade já vista neste século. Um inimigo invisível, com alta capacidade de contágio e sem medicamentos qualificados. Tem momentos que mais parecem que estamos jogando a roleta russa. As autoridades médicas e sanitárias não sabem ainda explicar o porquê de alguns atravessarem incólumes à pandemia enquanto outros sucumbem literalmente. Além da idade e do estado de saúde, sobretudo da imunidade, não se sabe muito sobre os resultados que, por vezes, se mostram aleatórios. O distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras protetoras e um rigor na limpeza das mãos apenas ajudam, mas não garantem a saúde. E há um grande número de circunstâncias que afetam nossas defesas, como compromisso e capacidade das autoridades públicas. E, certamente, teremos de enfrentar uma guerra das vacinas, entre as políticas públicas, a solidariedade internacional e a força do oportunismo mercadológico. Com sorte, sairemos melhores no final desse vendaval apocalíptico. Um fato altamente auspicioso aconteceu na Comunidade Europeia, um acordo histórico na estratégia do Bloco contra a pandemia. Foi um desafio depois do Brexit e do surgimento de uma ideologia monolítica, isolacionista e obscurantista em alguns países no mundo e, especialmente, no Bloco. O Acordo dá um respiro para o grupo, guardião da cultura e da civilização social democrática pós-Grande Guerra, responsável por um largo período de progresso e paz, irmanados em torno das Nações Unidas.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO ADVERTE 


As crises atingem as pessoas mais vulneráveis com mais força. Um desses grupos é o de jovens, que está particularmente exposto ao impacto socioeconômico da pandemia-causada-pelo-vírus. A transição para o emprego decente representa um enorme desafio para os(as) jovens, mesmo em tempos de máxima prosperidade econômica. É o que revelam dados de 2019 (antes do surto do vírus), segundo os quais uma em cada cinco pessoas com menos de 25 anos - o equivalente a 267 milhões de jovens em todo o mundo - estava entre os "nem-nem". Ou seja: quem não trabalha, não estuda, nem recebe treinamento. 

ELEIÇÕES GERAIS DA AAFIB 
 
Marcada para 11 de novembro, a Assembleia Geral da AAFIB será realizada em Brasília e até essa data a Diretoria dará todas as informações necessárias para que o evento cumpra sua finalidade. Vamos eleger a nova Diretoria para um mandato entre 2020 e 2022. Desejamos mencionar que os associados devem enviar ao Secretário da AAFIB, até a data de 30 de setembro, indicação de interesse para os cargos de Presidente, Vice-presidente e Secretário(a), que não exigem residência em Brasília, mesmo quando isto facilitaria contatos com Agências da ONU. E para o cargo de Tesoureiro(a).

Nota do Secretário Geral da ONU

Abril de 2020

 

Para todos os participantes, aposentados e beneficiários do Fundo de Pensão das Nações Unidas Prezados Colegas, Ao lado das trágicas consequências humanas da pandemia do COVID-19, o impacto das bolsas de valores e da economia global sobre o Fundo de Pensão das Nações Unidas torna-se motivo de preocupação não apenas para os atuais beneficiários e funcionários em vias de se aposentar, mas também para os funcionários em geral. Como Secretário Geral, possuo responsabilidade fiduciária sobre os ativos do Fundo de Pensão. Nessa capacidade, dirijo-me a vocês para atualizá-los a respeito da situação do Fundo e reafirmar meu total compromisso com a saúde financeira dele, assim como a de vocês. Não há dúvida de que a presente volatilidade dos mercados financeiros, resultante da pandemia global do coronavírus, vem afetando o valor dos ativos do Fundo. Após um desempenho positivo em 2019, iniciamos este ano com uma rentabilidade anual de 18.68 por cento graças ao mercado de ações em alta, que resultou num portfólio cujo valor atingiu US$ 72 bilhões. Com a queda dos mercados no primeiro trimestre de 2020, as mudanças no nosso portfólio refletiram a tendência observada nos mercados em geral, representando um encolhimento de, aproximadamente, 10 por cento. Contudo, é importante esclarecer que as mudanças ocorridas no valor dos ativos subjacentes do Fundo não significam que o Fundo tenha sofrido perdas por não ter negociado tais ativos. Uma vez que a pandemia do COVID-19 ainda está em andamento, é de se esperar que a volatilidade dos mercados continue ao longo das próximas semanas. Apesar disso, não antevemos qualquer interrupção para os beneficiários, uma vez que o Fundo possui forte liquidez. Posso lhes assegurar que todas as pensões continuarão a ser pagas plenamente. Como responsável fiduciário, também considero da maior importância a necessidade de divulgar o desempenho do Fundo. Nesse sentido, o website www.unjspf.org está sendo atualizado e aprimorado, para que informações importantes possam ser disponibilizadas de maneira ampla e transparente a todos os participantes, beneficiários e interessados. A robustez do Fundo de Pensão é fundamental para a Organização, seus funcionários e aposentados. Ao mesmo tempo em que as Nações Unidas trabalham para oferecer uma resposta abrangente à atual emergência, continuarei a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para fortalecer a administração e a operação do Fundo com vistas a assegurar o mais prudente e seguro gerenciamento de seus ativos. Nestes dias difíceis, quero desejar-lhes boa saúde e agradecer-lhes por sua atenção.

 

Atenciosamente,

 

Antonio Guterres

CONSELHO DA FAFICS

 
 Tradicionalmente, o Conselho da FAFICS se reúne no mês de julho em alguma cidade que coincida com a reunião do Conselho do Fundo de Pensões. Neste ano, como seria de esperar, discute-se a alternativa de realizar virtualmente ou postergar (para quando?). Como nos informa Giovanni Quaglia, a notícia é que a maioria das 63 Associações da FAFICS optou por manter a reunião anual do Council em forma presencial. A decisão final deve ser tomada em setembro 2020 (Fazer este ano ou postergar ao próximo ano). Sobre o assunto, parece oportuno conhecer os comentários de nosso Secretário Jacques Schwarzstein: “Lamento muito a decisão tomada pelo Bureau da FAFICS. O que entendo é que a decisão foi tomada por um grupo de 11 pessoas e não “a maioria das 63 associações. Entendo que não houve consulta a cada associação. Se não houve, penso que, neste caso, poderia ter havido. Ou será que houve e eu não entendi? O argumento do acesso desigual à internet, que teria sido o argumento central na decisão, não faz muito sentido para mim. Não consigo imaginar que as representações das agências da ONU nos diferentes países tenham conexões precárias a ponto de inviabilizar sua participação em uma conferência virtual internacional. Será mesmo? Se houvessem argumentado com questões de sigilo e segurança, eu até entenderia, mas precariedade de conexão? De todo modo, o que percebo é que não existe entre os colegas responsáveis pela decisão tomada uma vontade minimamente consistente de “aproveitar” a crise para tentar melhorar diferentes aspectos das rotinas da FAFICS e para contribuir para a construção de um “pós-normal” melhor que o “normal estremecido". Parecem contentes com o atual status-quo. Pena! Acho que nem preciso dizer que se trata de uma decisão anacrônica, que vai na contracorrente de tudo o que se tenta atualmente no mundo inteiro. Repito. Lamento! Deixo meu abraço fraterno! Fiquem bem!”

Núcleo AAFIB/Brasília - Convocação da 2ª reunião de 2020
 
A 2a. reunião do ano de 2020 foi realizada no dia 03/06/20, quarta-feira, das 10h30 às 11h30, via SKYPE (perfil AAFIB). Tratou-se de uma reunião muito ativa e prazerosa. Como já informado, contou com a colaboração deSumaya. E ela, com a eficiência que já nos é conhecida, indicou as seguintes informações para garantir a participação de cada membro: 1) Enviar, o mais breve possível, seu nome SKYPE e o seu e-mail nele cadastrado para o e-mail aafib@outlook.com. 2) Com esses dados foi enviado (dias antes da reunião) um convite para o participante em seu perfil SKYPE, para que possa ser inserido no grupo específico do núcleo BSB. 3) No dia da reunião deveria conectar-se ao SKYPE 15 minutos antes do horário em seu perfil, ou seja, às 10h15. Obs.: Quem tiver alguma dúvida e precisar de auxílio para testar o acesso ou fazer o cadastro no Skype, pedimos o favor de entrar em contato através do e-mail aafib@outlook.com ou pelo celular/WhatsApp +55 21 99483-8350 (Sumaya). Conforme mencionado anteriormente, em anexo, enviamos um passo a passo preparado pela Sumaya, para que você possa usar o Skype e participar da nossa reunião. Até 26/08/20, o Núcleo deverá identificar eventuais candidato(s) para as funções de Presidente, Vice-presidente, Secretário(a) e Tesoureiro(a) da AAFIB. Será importante ter candidatos identificados antes desta data, quando ocorrerá a 3a Reunião do ano. Pagamento da Anuidade de 2020. Aqueles que ainda não fizeram o pagamento poderão fazê-lo através de transferência bancária. Certificados de Titularidade AFFIB Connection e apoio ao projeto RYON (Retired Yes, Out of the World No). Nessa oportunidade, enviamos nossos sinceros cumprimentos e um forte abraço cibernético.

 

Bernardeth Martins

Diretora do Núcleo DF - AAFIB Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil

e-mail: deth.fatima@gmail.com

AAFIB CONNECTION

Conectando Boas Práticas 
 

Desde os treinamentos realizados a partir de 2018, no núcleo da AAFIB em Brasília, Rio

de Janeiro e São Paulo, a Associação tem se tornado cada vez mais digital. Além de se

aprofundar nos acessos das plataformas do UNJSPF (Fundo de Pensão) e dos Planos de

Saúde de cada organização, a nossa gerente digital, Sumaya Garcia, criou a “AAFIB

CONNECTION”, que começou com o grupo de interação em julho de 2019 no Skype e

em março deste ano no WhatsApp.

 

As sessões da AAFIB Connection no Skype eram quinzenais até chegar o período de

isolamento social durante a pandemia. “Tínhamos que fazer algo diferente para dar

apoio digital nesse tempo de distanciamento. Tipo estarmos mais próximos mesmo

estando longe um do outro”, enfatiza Sumaya.

Com atividades variadas, desde temas específicos do Sistema ONU até exercícios de

memória através de testes criativos e interessantes, a AAFIB CONNECTION no Skype

intensificou sua programação. Logo no início da pandemia, dia 21 de março, foi lançada

a programação especial no Skype, que traz agora sessões semanais. “Fico muito feliz em

ver todos participarem, seja liderando uma atividade, compartilhando conteúdos interessantes ou apenas observando. Os membros

são os protagonistas dessa história e tudo isso beneficia a cada um que faz parte da AAFIB CONNECTION”, explica a gerente digital.

 

Não é à toa que o nome dessa programação especial é “Conectando boas práticas!” Práticas como, por exemplo, exercícios físicos para a terceira idade com o “Mantendo a forma”, leitura interativa com o “Clube do Livro”, debate sobre filmes na “Sessão Pipoca” e treino de outras línguas no “Karaokê”, além de palestras com especialistas que trazem temas para debate.

 

Já a AAFIB CONNECTION no WhatsApp surgiu a partir da necessidade de maior interação entre os membros nesse tempo. Dessa forma, temos convívio diário, com trocas de experiências, mensagens boas, conteúdos mais do que interessantes, exercícios de memória, dicas e alertas, além de informações oficiais do sistema, passo a passos digitais sobre o uso consciente e seguro da internet e das plataformas do Fundo de Pensão e planos de saúde das organizações. Tudo com foco no bem-estar dos membros e na prevenção das saúdes mental, emocional e social, trazendo motivação e bom humor a todos.

 

Seguem os depoimentos de quem participa dos grupos da AAFIB CONNECTION no Skype e/ou no WhatsApp e a programação dos próximos três meses. Você, membro da AAFIB, está convidado(a) a fazer parte desse grupo e também contribuir para manter-se saudável nesse tempo delicado. Contato: Sumaya Garcia - +55 21 99483- 8350 – aafib@outlook.com. 

AAFIB CONNECTION - DEPOIMENTOS 
 

“É uma NOVA AAFIB!!! Ao ser orientada por Sumaya no sentido de se tornar um elemento de integração entre os associados, a AAFIB Connection tem estimulado novas amizades, o conhecimento de novos talentos, novas oportunidades de apoio, respeitando a cultura naturalmente desenvolvida por nossos associados a partir de suas sólidas experiências como integrantes das Nações Unidas em suas variadas missões. Além de atender nossas demandas culturais e desejos de atualização, tem sido muito útil e ágil em nossa integração com as inovações tecnológicas e suas práticas. Parabéns à Sumaya pela sua atuação e à Diretoria da AAFIB pelo seu apoio à iniciativa.” (Udo Bock – UNICEF – Núcleo AAFIB SP)

 

“Aqui vai a minha mirada sobre a AAFIB Connection: mesmo sendo a AAFIB Connection e a Sumaya cara e coroa da mesma moeda, a primeira é nada mais que um dos instrumentos idealizados pela prêmio Nobel de resiliência, Sumaya, para que os membros da AAFIB se conheçam melhor e desfrutem algum tempo juntos. Reconhecendo a nossa diversidade, a Connection oferece um menu diverso que engloba discussões científicas, momentos de lazer via livros, filmes e práticas de outras línguas. Recomendações práticas sobre o bem viver incluem também sugestões de exercícios físicos e encorajamento do uso seguro da Internet e redes sociais. 2020, ano difícil, viu a AAFIB Connection florescer graças aos cuidados da nossa guru Sumaya. Vida longa a ambos!”

(Maria Helena Mueller – UNESCO – Núcleo AAFIB RJ)

 

“Meu depoimento é em homenagem à Sumaya, criadora do grupo. Vale ressaltar o livro “O Pequeno Príncipe”, de Saint Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por quem tu cativas!"

(Henri Jouval Jr. – OPAS/OMS – Núcleo AAFIB RJ)

 

“Amo este grupo que me abençoa com tantas informações úteis, com depoimentos de alguns que fazem trabalho voluntário que inspiram, com a oportunidade de conhecer mais cada um, que me diverte com mensagens engraçadas e com passatempos que me levam a manter a saúde mental e por poder desfrutar do cuidado, carinho e altruísmo da Sumaya, sempre preocupada em nos oferecer o melhor!”

(Janeth Cruz – OPAS/OMS – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Adoro este grupo. Nem sempre consigo participar das atividades, mas leio todas as mensagens e homenagens. Sumaya está de parabéns. Merecida homenagem. Muito importante grupo no compartilhamento de informações tanto do Fundo de Pensão como de dicas para nosso dia a dia, além do divertimento com os desafios semanais. Me sinto parte de uma grande família e jovem.” (Moira Lawrence – PNUD – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Esse grupo se tornou especial para mim não apenas pelas informações mais que relevantes, mas pelo alto astral, pelos exemplos que me inspiram, pelo bom humor, pelo compartilhamento de experiências super interessantes e, principalmente, pelas atividades que aproximam seus membros e cuidam do emocional e psicológico de cada um. O trabalho voluntário e incansável da Sumaya plantou, cuida e vem colhendo cada vez mais os bons frutos gerados por essa convivência que nos faz tão bem!”

(Vera Zanetti – UIT – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Quando criança, a gente precisa de uma madrinha e, quando aposentado, a gente precisa de uma fada madrinha. A gente tem uma: SUMAYA. Obrigado por nos mantermos ativos mental, física e espiritualmente. Grato por suas dicas permanentes nestas áreas. Um bom exemplo de voluntariado. Deus abençoe você e ao grupo.”

(Miguel Genovese – OPAS/OMS – Núcleo AAFIB BSB)

 

Para qualquer aglutinamento humano dar certo e encontrar seu caminho, tem que ter alguém por trás que promova, que incentive, que compreenda o sentido do grupo, que traduza suas inquietações, que seja guia sem ser autoritária, que seja leve, mas sempre presente, que faça caminhar todos juntos dando-se o tempo de apoiar as mais fracas. Isso para mim é Sumaya.”

(Josefina Rivero – CEPAL – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Boa ideia a de formar um grupo pelo Skype e pelo Whats. Assim é possível compartilhar experiências e tirar dúvidas de interesse do grupo. Parabéns e obrigada, Sumaya!”

(Raquel Paviotti Corcuera – IAEA – Núcleo AAFIB SP)

 

“A experiência com a AAFIB Connection tem sido uma das experiências mais fascinantes na minha vida de aposentado. Não só pelas informações úteis e pelas notícias de cada aposentado, mas também pelo apoio que proporciona a todos nós. Parabéns e obrigado à querida Sumaya, assim como aos demais colegas pela participação de cada um de vocês nesta atividade maravilhosa da AAFIB!”

(César Vieira – OPAS/OMS – Núcleo AAFIB RJ)

 

“Querida Sumaya, essa sua iniciativa de constituir a AAFIB Connection foi brilhante, como tudo o que você faz!!! Infelizmente, nem sempre posso participar, mas acompanho sempre com muito interesse todas as iniciativas. Devemos todos da AAFIB ser agradecidos pelo seu voluntariado e doação de seu precioso tempo e atenção para possibilitar nossa inserção e atualização nas novidades e tecnicalidades de nossos tempos, além de todo apoio psicológico que a participação em um grupo nos proporciona. Só podemos dizer: Muito obrigada!!!”

Eliana Ferreira – FAO – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Eu acho que este grupo é espetacular e se deve ao trabalho de Sumaya. Ela tem uma capacidade de entrosar as pessoas. Você começa a interagir como espectador e, de repente, se encontra como parte ativa deste conjunto, onde ninguém tem problemas em fazer a pergunta que aparece nesse momento. Obrigada, Sumaya, por fazer este grupo neste momento onde ter perto pessoas que tem compartilhado parte da nossa vida é muito necessário.”

(Hilda Cerdeira – UNESCO – Núcleo AAFIB SP)

 

“Participar do grupo é algo tão gostoso que não se percebe o tempo passar. Já ficamos 3 horas seguidas conversando, rindo e trocando ideias variadas. É muito bom. Pena que, para mim, é impossível participar da grande maioria dos encontros no Skype. Mas fica aqui meu depoimento: Não estou sozinho. Sinto que, atrás da minha tela e de frente para mim, existem muitas pessoas que podem me estender a mão se preciso for. Pessoas que podem rir comigo e podem chorar comigo se preciso for. Sinto-me amparado se não souber preencher um documento, se não souber fazer uma consulta no emaranhado cipoal das instruções do nosso sistema. Obrigado, Sumaya, por sustentar este grupo. Muito obrigado a todos por fazerem parte do "meu grupo".”

(Vanderlei de Marque – UNICEF – Núcleo AAFIB SP)

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL "CONECTANDO Boas Práticas"

 

4a. Feira, dia 05/08, às 15h - "Mantendo a forma", com exercícios práticos com o convidado especial, diretamente de Roma, Sr. DAVIS ADES, personal trainer para a terceira idade na Itália.

 

4a. Feira, dia 12/08, às 19h - "Aceitação e reinvenção: um senhor dilema" - Com ELCA RUBINSTEIN - convidada por Maria Helena Mueller.

 

Mãe de 3 e avó de muitos, Elca tem PhD em economia e trabalhou por 18 anos na área de projetos sociais do Banco Mundial em Washington. Ao se aposentar em 2003, ela voltou ao Brasil e chegou ao seu terceiro ato da vida com muita vontade de usufruir tudo o que tinha direito. Decidiu se reinventar. Com especialização em gerontologia e envelhecimento, preparou seu Testamento Vital, virou cineasta com a produção do documentário BRANCO&PRATA, coordena o Death Café de São Paulo e em janeiro deste ano foi ordenada rabina. Aos 74 anos, olha para o futuro com prazer e antecipação.

 

4a. Feira, dia 19/08, às 19h - "AAFIB Musical" - "Praticando espanhol através da música" - "Karaokê da AAFIB", com Hilda Cerdeira.

 

4a. Feira, dia 26/08, às 19h - "Clube do livro da AAFIB" - leitura interativa de "Um dia de Neve em Viena, 12 de janeiro de 2003", de Raquel Paviotti, com comentários no final.

4a. Feira, dia 02/09, às 19h - "Sessão pipoca" da AAFIB, com a exibição de um filme sobre dança, com debate no final. Votação - escolha sua opção através do número: 1) Saturday Night Fever – “Embalos de Sábado à Noite” (1977) 2) Flashdance (1983) 3) Strictly Ballroom (1992) 4) Dirty Dancing (1997) 5) Dance With Me (1998) 6) Center Stage (2000) 7) Save the Last Dance – “Ao Ritmo do Hip-Hop” (2001) 8) Shall We Dance – Vamos Dançar? (2004)

 

4a. Feira, dia 09/09, às 19h - "UNJSPF - "One track and Two track"

 

4a. Feira, dia 16/09, às 19h - "Dia de Contos", compartilhando experiências.

 

4a. Feira, dia 23/09, às 15h - "Mantendo a Forma", exercícios práticos com o convidado especial, diretamente de Roma, Sr. Davis Ades, personal trainer para a terceira idade na Itália.

 

4a. Feira, dia 30/09, às 19h - Palestra "Fibromialgia e COVID-19 - Como me sentir melhor?", com Raquel A. Paviotti Corcuera e Edivirgem Cristina da Silva. Raquel Paviotti - Dra. em física nuclear, Instituto de Física de Bariloche, Argentina, trabalhou em vários laboratórios: Comisión Nacional de Energía Atómica, Buenos Aires; Commissariat à Energie Atomique, Cadarache, França; Instituto de Estudos Avançados - Centro Técnico Aeroespacial, São José dos Campos; Oak Ridge National Laboratory, Tennessee; International Atomic Energy Agency, Áustria; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos. Tem numerosas publicações em revistas indexadas. Faz parte do grupo de fundadoras do “Grupo de Estudo e Apoio ao Paciente com Fibromialgia de SJC", fundado em 2007. Edivirgem Cristina da Silva - Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga - Universidade Brás Cubas – Psicologia UFRJ - Neuropsicologia- INEC - (Integração e educação continuada) - Pós-graduação em Autismo. EPPA - (Escola Paulista de Psicologia Avançada) - Especialização em criança e adolescente. Psicodrama - Grupo Encontro. Faz parte do grupo de fundadoras do "Grupo de Estudo e Apoio ao Paciente com Fibromialgia de SJC", fundado em 2007.

 

4a. Feira, dia 07/10, às 19h - Exercício de Memória em Francês, com Maria Helena Mueller.

 

4a. Feira, dia 14/10, às 19h - Conhecendo mais a AAFIB... O que a associação pode fazer por você? Com convite estendido aos aposentados que ainda não fazem parte da Associação.

 

4a. Feira, dia 21/10, às 15h - "Mantendo a forma", com exercícios práticos com o convidado especial, diretamente de Roma, Sr. Davis Ades, personal trainer para a terceira idade na Itália.

 

4a. Feira, dia 28/10, às 19h - "Nações Unidas - 75 anos promovendo ajuda humanitária".

 

4a. Feira, dia 04/11, às 15h - "Sessão pipoca" da AAFIB, com a exibição do filme "Sérgio", com debate no final, com Maria Helena Mueller.

 

Obs.: Se for confirmada alguma atividade extra, todos serão avisados com antecedência.

NOTAS SOBRE A PROGRAMAÇÃO DA AAFIB

 

RYON: Retired Yes, Out of World No

 

Lançado em 2017 pela nossa gerente digital, Sumaya Garcia, a partir da experiência dela com a AAFIB e percepções com estudos direcionados, o projeto RYON (Retired Yes, Out of the world No) foi desenvolvido para contribuir com a prática digital, o compartilhamento de conhecimentos e interação mútua, trazendo benefícios às saúdes mental, emocional e social da terceira idade. O foco principal do RYON é unir a tecnologia, a comunicação e a ajuda humanitária. Dessa forma, todos os nossos membros são convidados para um soft launch do RYON, que acontecerá numa sessão especial no Skype, na segunda, dia 28 de setembro, às 19h. Se você quiser se envolver em alguma ação social essencial, não pode perder. A missão fundamental do projeto é a sustentabilidade da terceira idade. Já temos a valiosa contribuição de Udo Bock, de Vanderlei de Marque, de Luiz Mauro Donato e de Maria Helena Mueller. Todos juntos por um bem-estar comum! Participe também! Você estará ajudando aos outros, mas, primeiro, a si próprio! Inscreva-se pelo e-mail ryoninternational@gmail.com.

Certificate of Entitlement: Prova de Vida e o apoio da AAFIB

 

O CE – Certificate of Entitlement – Prova de Vida já está disponível no MSS (plataforma de atendimento ao

membro do UNJSPF), para quem recebe “via dólar/one track” (quando se faz a opção de receber a pensão

segundo o cálculo do custo de vida dos E.U.A.), e chegando pelo Correio, para quem recebe por “via dupla/

two track” (quando se faz a opção de receber a pensão segundo o cálculo do custo de vida local do país de

residência). Dessa forma, a AAFIB está dando suporte aos núcleos e fazendo envio coletivo para o UNJSPF.

Se você precisar de auxílio e quiser enviar através da AAFIB, escreva para aafib@outlook.com.

GUIA: “SE EU FOR ANTES DE VOCÊS”

 

No mês de agosto, está sendo lançado o Guia “Se eu for antes de vocês”. Uma força-tarefa foi

montada para produzir esse “survivors kit”, tendo em vista as necessidades dos familiares quando

o(a) aposentado(a) parte antes deles. O objetivo é contribuir com cada família, tentando, de forma

clara, objetiva direta, atender à necessidade dos beneficiários, dando orientação para preparação

dos documentos e informações que serão deixadas previamente no caso de incapacidade ou morte.

Cada núcleo da AAFIB terá seu ponto focal para essa tarefa (aguarde instruções posteriores por e-mail).

 

No “Se Eu for Antes de Vocês”, poderão ser encontrados vários tipos de informações, desde pessoais até modelos de carta ao Fundo

de Pensão e ao Plano de Saúde  da organização do(a) aposentado(a). O guia foi feito com amor, cuidado e segurança, trazendo medidas importantes, pois “é melhor prevenir do que remediar”!

ANIVERSARIANTES DO PERÍODO

(Nossas felicitações)

 

JULHO

03/07 Paulo Cesar Pinto RJ

03/07 Luiz Carlos Rangel Soares PB

03/07 José Barleto SP

07/07 João Alexim RJ

16/07 José Azevedo RJ

23/07 Maria América Diniz Reis RJ

25/07 Maria Valderez Borges RJ

27/07 Celina Arraes DF

 

AGOSTO

01/08 Heitor Gurgulino BSB

08/08 Moira Hoyos BSB

12/08 Marianne Schawndl RJ

15/08 Wilson Sampaio RJ

15/08 Milton Nogueira da Silva MG

18/08 Vanderlei de Marque SP

28/08 João Nascimento RJ

 

SETEMBRO

01/09 Telma Barbalho SP

05/09 Celio da Cunha BSB

06/09 Marcio Porto BA

10/09 Maria Helena Diogo BSB

12/09 Nilda Xavier RJ

16/09 Jeanne Sawaya BSB

17/09 Maria Celeste do Nascimento RJ

25/09 Regia Fernanda G M Freire BSB

30/09 Fabio Mello PE

 

EXPEDIENTE

Giovanni Quaglia / Presidente / presidente.aafib@gmail.com; coeditor do Boletim

João Carlos Alexim / Vice-presidente / jc.alexim@gmail.com; editor do Boletim

Jacques Schwarzstein / Secretário / jacquesaafib@gmail.com;

Luiz Mauro Donato / Tesoureiro / lm.donato@hotmail.com;

Arabela Rota / Diretora do Núcleo do Rio de Janeiro / arabelarota@uol.com.br;

Bernardeth Martins / Diretora do Núcleo de Brasília / deth.fatima@gmail.com;

Udo Bock / Diretor do Núcleo de São Paulo / udobock@uol.com.br);

Sumaya Garcia / Gerente Digital / garcia.sumaya@gmail.com

 

Sede da AAFIB: Av. Marechal Floriano, 196 - Palácio Itamaraty: UNIC-Rio / Centro / Rio de Janeiro / RJ / CEP: 20080-002.

Visite o website da AAFIB (aafib.net)