Mudança da sede da AAFIB para Brasília é aprovada em Assembleia Geral
- AAFIB
- há 3 dias
- 4 min de leitura
Atualizado: há 10 horas
Foi iniciado o processo de mudança da AAFIB do Rio de Janeiro para Brasília, com endereço na Casa da ONU como sede virtual. Esta foi uma das decisões tomadas em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada em Brasília no dia 04/12, nos modos presencial e virtual. O quórum da reunião esteve entre os mais elevados: participaram 29 associados entre os modos presencial (11) e virtual (18).
Desde sua fundação, em 1987, a Associação tem sede no UNIC-Rio, o Centro de Informação da ONU para o Brasil, no Palácio do Itamaraty. No entanto, com a grande movimentação dos associados em outros estados e no Distrito Federal, as atividades superaram as no Rio, indicando a necessidade da mudança. Na AGE, o colega João Alexim fez questão de registrar o valor do estado que deu origem à Associação e de homenagear o período passado nas instalações do UNIC-Rio.
Em Brasília, a sede virtual da Associação será na Casa da ONU, no momento apenas para fins burocráticos. Segundo o presidente Cláudio Menezes “vamos continuar trabalhando para conseguir um espaço onde possamos estar fisicamente, fazer reuniões e guardar documentos da nossa Associação”, disse.

A reunião transcorreu de acordo com a agenda da convocatória e o presidente Cláudio apresentou vários informes sobre o Fundo de Pensão e a participação de associados da AAFIB na FAFICS (a Federação dos Antigos Funcionários Internacionais) e no AFICS-LAC (grupo com as associações de países da América Latina e Caribe).
Entre os resultados positivos da equipe neste ano estão a campanha de filiação, que conseguiu trazer 15 novos associados de diferentes estados do Brasil. Com a implantação de um sistema mais ágil e fácil, o processo de filiação foi simplificado e qualquer pessoa interessada pode se filiar com um clique por meio do site institucional da Associação.
No informe sobre as atividades da AAFIB em 2025, primeiro ano da diretoria atual, o presidente explicou sobre o estabelecimento de grupos que atuam nos temas de pensão, saúde, comunicação e fortalecimento e filiação, áreas semelhantes aos comitês existentes na FAFICS. Destacou ainda que o trabalho feito pela Diretoria e pelos grupos temáticos é voluntário.

O fortalecimento dos eventos AAFIB Connection foi outro ponto de destaque, posto que este ano o tema da Longevidade foi amplamente debatido sob a coordenação da vice-presidente Maria Helena Henriques Mueller. Foram nove eventos realizados com transmissão online, sendo 6 desses em parceria com a Casa da Cultura de Paraty em forma de evento presencial, onde foram debatidos diferentes aspectos e visões do tema central, sempre com a participação de especialistas de diferentes áreas do conhecimento.
Foi dado seguimento ao projeto da diretoria de concretizar uma aproximação com agências, programas e fundos das Nações Unidas no Brasil, assim como com a Coordenadora Residente Silvia Rucks. Reuniões foram feitas com os representantes da OPAS/OMS e da UNESCO (leia mais aqui) onde foram discutidos assuntos de interesse de nossa comunidade de aposentados e pensionistas da ONU no Brasil.
A reunião com a Coordenadora Residente (RC em inglês) da ONU no Brasil Silvia Rucks marcou o restabelecimento do contato com a AAFIB. Silvia Rucks foi chave na concretização da mudança da sede da Associação para Brasília. Além disso, foi indicada uma profissional para a nossa comunicação com o RCO (leia mais aqui – matéria RCO).

O aprimoramento da Comunicação da AAFIB também mereceu destaque com novidades como o Boletim AAFIB em formato eletrônico, mais ágil e fácil de ser acessado, além de rico em novidades. O site institucional mereceu uma apresentação especial, feita por Ana Lúcia Guimarães, Secretária de Comunicação da AAFIB, que também apresentou métricas comprovando o crescimento dos acessos ao longo dos anos e mostrando que o acesso via aparelhos celulares foi bem maior do que o por computadores nos últimos dois anos.
O presidente informou ainda que está em prática um grande plano de Racionalização da Infraestrutura Digital da Associação, como forma de modernizar e facilitar a gestão, o fluxo de informações e a transparência das ações da diretoria. O processo está sendo conduzido pelo jornalista Paulo Lyra, que se juntou este ano à Secretaria de Comunicação.
O Núcleo São Paulo ganhou um impulso especial com a presença da nova diretora Telva Barros. Além de fazer um trabalho de mobilização dos associados no estado e na região Sul do país, ela está agitando as parcerias da Associação. Entre suas ações estão a participação no evento anual Longevidade Expo Fórum [inserir link site], já parceira da AAFIB, e a retomada da parceria com a BIREME que vai além da discussão de temas técnicos chegando ao uso das instalações físicas em São Paulo para a realização de atividades e reuniões associativas.
A prestação de contas da área financeira foi feita por Celina Arraes, tesoureira da AAFIB. Ela apresentou os números das finanças destacando que o grau de adimplência dos associados é de 70% nos três Núcleos DF, SP e RJ. Esse último estado possui o maior número de participantes remidos e acima de 85 anos, ou seja, isentos de pagamento. Foi lembrado que os pagamentos das anuidades devem acontecer logo no início de cada ano e que a tesoureira conta com o apoio da Comunicação para campanhas de sensibilização, além dela mesma fazer um corpo a corpo no final do ano para que as anuidades sejam pagas.
Ao final de cada etapa da reunião, os associados tiveram a oportunidade de comentar e fazer seus questionamentos aos temas apresentados. No fechamento da AGE, o presidente Cláudio Menezes fez um “caloroso agradecimento a todos e todas as colegas que hoje são colaboradores incansáveis da Diretoria”. Disse também que ficou muito satisfeito com os resultados apresentados na reunião.
Conheça aqui a pauta da Assembleia Geral Extraordinária de 04/12/2025




