top of page

Giovanni Quaglia      

  
 
giovanni.quaglia@gmail.com;   R/B 1142
SHIS QI 19 Chácara 05 Casa 02
Lago Sul, Brasília  DF
CEP 71655-710

Tel. +55 61 98166-3333
 
Giovanni Quaglia pode ser considerado um funcionário exemplar das Nações Unidas. Trabalhou seus últimos anos no Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). De junho de 1988 a junho de 2009, assumiu responsabilidades crescentes ao gerenciar vários escritórios e programas em todo o mundo. Contribuiu para a promoção do desenvolvimento social e da segurança humana em seus anos como Representante na Bolívia (junho de 1988-junho de 1992), Brasil (julho de 1992 - julho de 1996), Paquistão (agosto de 1996 a dezembro de 1997) com  mandato sobre o Afeganistão e o Irã também, na sede em Viena, Áustria, como Chefe de Operações (janeiro de 1998 - julho de 2002), e concluiu sua carreira no Brasil depois de servir como Representante Regional do UNODC para a Argentina,  Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai (agosto de 2002 - 15 de junho de 2009).
Antes de ingressar no UNODC, Giovanni Quaglia serviu por 11 anos na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como especialista em Mali-África Ocidental (novembro de 1974-dezembro de 1979). Depois de 1979, ele serviu primeiro como especialista e mais tarde como gerente de projeto no distrito de Buner de Swat, Província da Fronteira Noroeste do Paquistão-NWFP (novembro de 1980 - dezembro de 1986).
Giovanni Quaglia participou de vários cursos das Nações Unidas para aumentar sua capacidade de liderança e gestão. Além disso, concluiu em junho de 2008 um Mestrado em Gestão de Negócios. Funcionários e homólogos reconhecem seu forte senso de justiça, preocupação com a manutenção do diálogo constante e capacidade de liderar com profissionalismo dedicado a uma melhor promoção dos valores humanitários.
 
Seu serviço no Brasil, totalizando 11 anos em dois períodos diferentes, contribuiu para a posição do UNODC como um parceiro-chave para o alcance das prioridades nacionais brasileiras.
O sucesso mundial do programa nacional brasileiro de Aids fala por si só e o UNODC tem sido um importante parceiro desde 1994, tendo concentrado 80% de seus programas para o apoio do Programa Nacional de Aids do Ministério da Saúde. O UNODC tem auxiliado na prevenção do HIV e infecções sexualmente transmissíveis entre a população em geral, concentrando-se principalmente nos grupos mais vulneráveis. O alcance dessa meta no Brasil pode ser observado pela diminuição de 26% para 9% entre 1996 e 2009 dos casos de AIDS entre Usuários de Drogas Intravenosas (UDI). Enquanto a tendência mundial vai na direção oposta, as boas práticas do Brasil sobre como alcançar populações vulneráveis mostram que as intervenções precoces são definitivamente um bom investimento.
Giovanni escolheu o Brasil para viver após sua aposentadoria. Ele reside em Brasília e considera nosso país como um bom lugar para viver.
Giovanni foi convidado e convencido a assumir a liderança da Associação de Antigos Funcionários Internacionais do Brasil (AAFIB) onde desde então tem prestado serviços significativos à comunidade de aposentados das Nações Unidas residentes no país.  Depois de uma administração exitosa, foi reconhecido como “Presidente Emérito” e atualmente foi aprovado como vice-chair do Health Standing Committee da Federação de Associações dos Antigos Funcionários Civis Internacionais (FAFICS).

bottom of page