ASSEMBLEIA ORDINÁRIA ANUAL DA AAFIB

Em atendimento aos estatutos da AAFIB foi realizada dia 16 de agosto a Assembleia Ordinária Anual, quando os dirigentes prestam contas à comunidade associada e discute perspectivas para o futuro. A reunião aconteceu na sede especial da AAFIB no UNIC-Rio.  A Convocação para a Assembleia obedeceu ao estabelecido nos Estatutos, com a comunicação a  todos os associados no prazo correto e através de meios qualificados, através do Boletim e de e-mail personalizado.  Aassembleia foi realizada em segunda instância com os associados presentes, iniciando às 10h da manhã.
 
Abertos os trabalhos foram indicados e eleitos respectivamente para presidente e secretário da Assembleia os nomes de João Carlos Alexim e Jacques Schwarstein.

E foi aberta pelo presidente da entidade, Giovanni Quaglia, que expôs os principais pontos de interesse como a situação do Fundo de Pensões e os diferentes Planos de Saúde mantidos pelo Sistema Geral das Nações Unidas, com a contribuição dos funcionários de todos os órgãos.  Giovanni se valeu dos relatórios recentes dos Conselhos do Fundo de Pensões e da FAFICS, que
examinaram detidamente as condições que enfrentam essas instituições. A AAFIB foi representada pelo colega Milton Nogueira, já familiar com a cidade de Viena, onde a FAFICS fez mais uma vez seu encontro. A presença da AAFIB na reunião da FAFICS contribui para fortalecer nossa Federação no exercício da defesa de nossos interesses junto ao Fundo de Pensões e à
Secretaria Geral das Nações Unidas, responsável em última instância pelo desempenho do nosso Fundo de Pensões.  
 
Ao contrário de outros anos as notícias atuais são mais positivas e os conflitos de um passado recente foram atenuadas.  Enquanto o RSG que administra os investimentos do Fundo fez um relatório confortável, o CEO do Fundo, que gerencia os benefícios está sendo dividido entre dois cargos, um que geri os benefícios e outro que fará a secretaria do Conselho do Fundo. Mas a informação mais importante é sobre a normalidade do processo administrativo de operação dos benefícios, sem os bloqueios e os atrasos de tempos passados.

Giovanni, em seguida, destacou o que considerou a iniciativa mais oportuna do período, a realização de treinamento da comunidade no domínio dos procedimentos informáticos necessários para se articular com as exigências do Fundo de Pensões e dos Planos de Saúde. Como se sabe, a informática tem representado um desafio quase intransponível para as pessoas mais idosas, que caracterizam a comunidade da AAFIB.  Nesse relato Giovanni reconheceu a importante e decisiva contribuição de Sumaya Garcia, nossa colaboradora voluntária.

A prestação financeira de contas foi realizada pelo tesoureiro Luiz Mauro Donato, que destacou que a entidade não tem dívidas  e o caixa está equilibrado, tendo destacado que este ano a ida ao Conselho do Fundo, sempre realizado na época mais cara e cidades de custos elevados, não representou despesas para a AAFIB, graças à colaboração pessoal de Milton
Nogueira, que por coincidência já se encontrava em Viena na mesma época. 

Luiz Mauro não propôs elevação de contribuição financeira dos sócios para o próximo período de gestão. Em seguida, o presidente da Assembleia abriu os trabalhos para a eleição de um novo Conselho Fiscal para o período dos próximos dois ano, entre 2019-2021. Foram indicados os nomes de Vanderlei de Marque  (do Núcleo de São Paulo), Maria Celina B. Arraes (do Núcleo DF) e Albino Belotto (do Núcleo do Rio de Janeiro), que foram aprovados por aclamação. Um conselheiro
substituto deverá ser escolhido pela Diretoria proximamente.

O presidente da Assembleia anunciou a apresentação de Maria Helena Muller sobre o tema do Idoso na perspectiva das responsabilidades da AAFIB.

​A apresentação foi bastante apreciada pelos presentes e a tarefa seguinte de Maria Helena é atuar como ponto de referência da AAFIB para estudos e práticas com os idosos. Para isso ela deverá articular-se com o ponto focal do tema instituído na AFICS de Genebra para toda a Federação.

Os esquemas demonstrados pela expositora estão em destaque na primeira página deste site. Em seguida, o presidente da Assembleia comunicou que estavam presentes 21 associados e manifestações de apoio foram recebidas por e-mail de várias partes do país.

Não havendo mais assuntos a tratar a Assembleia foi encerrada às 13h30 com agradecimentos ao UNIC-Rio pelo permanente apoio que oferece à AAFIB desde a sua criação em 1986.