BOLETIM 97 - MARÇO 2015

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                          

( aafib.org.br )            27 anos        Afiliada à  FAFICS

 

Já superados o Fim de Ano, as Férias de Verão e agora o Carnaval, o ano real começa a tomar corpo (tem ainda, com menor impacto a Semana Santa), os temas quentes da política voltam às manchetes e a economia do país ensaia novos rumos, com “as correções” anunciadas, tocando no direito trabalhista e compensando os subsídios distribuídos fartamente em períodos anteriores. As benesses concedidas no governo anterior serão pagas com sofrimento no presente. Os aposentados, “irmãos da classe média”, terão pela frente novas surpresas, já experimentadas em parte em janeiro, com os preços de alimentos e serviços se movendo por todos os lados. Vem também agora o momento de fazer a declaração anual de renda, que nunca, em qualquer circunstância ou país, é um tema isento de tensões. Boa sorte para todos nós.

 

Conselho da FAFICS vai reunir-se em fins de julho em Genebra

Por razões imperiosas de agendamento, a FAFICS realizará seu Conselho este ano na semana após a reunião do Conselho do Fundo de Pensão (20-24 de julho). Ambos, o CEO do Fundo, Sergio Arvizu, e a representante do Secretário-Geral para os Investimentos do Fundo, Carol Boykin, confirmaram a disponibilidade para fazer suas apresentações ao Conselho da FAFICS.  O Fundo de Pensão tem programado as sessões do seu Comité de Orçamento para 15 e 16 de julho (quando haveria normalmente a reunião da FAFICS) e informou que não podia remarcar as sessões porque outros participantes não estão disponíveis para outras datas.  Além disso, será uma semana curta, este ano tem um feriado da ONU que cai na sexta-feira, 17 de julho. Nossa Federação tem feito esforços concertados ao longo dos anos para ser vista como uma parceira de pleno direito em todas as atividades do Conselho do Fundo de Pensão, por isso é importante garantir a participação dos nossos dois colegas designados para representar-nos na Comissão de Orçamento (FAFICS vice-presidente e ex-vice-presidente). Tendo em conta o que precede, e considerando que este é um ano assim-chamado “do orçamento” para o Conselho de Pensão e que a FAFICS não tem questões prementes na pauta, a 44ª Reunião do Conselho foi marcada para realizar-se de 27 a 29 de julho de 2015.

 

A AAFIB pretende se fazer representar, estamos em processo de discussão dentro da Diretoria. Mas no mesmo espírito de integrar toda a coletividade aafibiana, estamos considerando a possibilidade de que algum associado esteja viajando a Genebra, ou por perto, na ocasião e tenha interesse em assistir\participar da jornada. Nesse caso o inscreveríamos como nosso representante-adjunto. Na eventualidade de não dispormos de alguém da Diretoria, esse mesmo associado poderia fazer nossa representação titular. Solicitamos àqueles que tenham programado uma viagem a Genebra ou arredores na ocasião, e especial interesse no evento, que nos informem disso.

 

Certificados de Titularidade

Quem ainda não recebeu (e respondeu) a carta formatada anual, enviada pelo Fundo de Pensão, deve começar a preocupar-se com o assunto. Talvez a primeira providência deva ser comunicar-se com a AAFIB, para receber orientação e apoio. Teríamos todo o mês de março para adotar as medidas mais apropriadas em cada caso. E sem estresse.

 

Concurso de Obras Artísticas da AFICS Argentina \ 2015

Marianne Schwandl, nossa Diretora de Planos e Seguros de Saúde,  foi premiada com o segundo lugar no concurso de obras artísticas de nossa coirmã AFICS Argentina. Concorreram onze obras, caracterizadas pela diversidade de temas, estilos, materiais e técnicas. O juri esteve integrado por três destacadas docentes e artistas plásticas nacionais, a quem a AFICS agradeceu pela “desinteressada dedicação à difícil tarefa”.  As obras premiadas vão ser aproveitadas pela revista NOTICIERO, daquela AFICS, como capa e contracapas.  A Seleção: 1. Irrupción (Marlen de Vries)  2. Una bromelia (Marianne Schwandl) (foto anexa)  3. Pueblito de Toscana (Ana María Phagouape).                                                                                         Nossos  cumprimentos a Marianne que mostra seu talento sem fronteiras. E também à AFICS argentina pela iniciativa e a abertura a concorrentes externos.

 

VEM AÍ O PRIMEIRO CONCURSO AAFIB DE FOTOGRAFIA                                      

A AAFIB tem o prazer de anunciar seu 1º Concurso de Fotografia, com objetivo de incentivar os associados para uma prática que reúne lazer, criatividade, observação e sobretudo permite o desenvolvimento de corpo e mente. Neste primeiro ano o tema será ‘Flagrantes de minha cidade’, que visa retratar cenas e acontecimentos interessantes ou que chamem atenção, que caracterizam a vida nas cidades especialmente na do participante, ou alguma outra em que seja visitante. As fotos podem ser acompanhadas de pequenos textos apreciativos, explicativos ou justificatórios sobre os respectivos conteúdos. Poderão participar todos os associados da AAFIB e seus familiares, como também colegas de outras AFICS, como convidados especiais. Todo associado interessado em participar deve comunicar essa intenção para que a Comissão Organizadora, formada pelos colegas Armand Pereira e Nelson Silva, possa planejar mais adequadamente a realização do evento. Prestigie mais essa iniciativa da AAFIB.

Mudanças na administração do MIP                                                                                                             

Todo o pessoal local das Nações Unidas servido pelo MIP (Medical Insurance Plan) estará sendo atendido não mais por Henner, mas por Vanbreda\Cigna a partir de 1º de abril deste ano. O Serviço de Seguros e Desembolsos \IDS, com ajuda das unidades de RH locais e do próprio CIGNA vão fazer o possível para que essa passagem seja realizada sem maiores problemas.  Uma comunicação está sendo enviada para todos os interessados.  Qualquer dúvida se comunique com AAFIB ou com sua unidade local de RH. Sem traumas.

 

99 Anos de nosso colega Milton Thiago de Mello

Não é todo dia que encontramos alguém com quem podemos comemorar seus 99 anos. Ele esbanja saúde e energia, mantém um ritmo de trabalho invejável, e não apenas em uma cidade mas acumula milhas cortando os céus do país e do exterior como a gente comum cruza a avenida.  Carioca, conhecido e respeitado em quase todos os quadrantes do planeta, há muito que contar de Milton, ele recebeu distinções de muitos governos e organizações internacionais e atualmente preside a Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Milton detém o título de precursor do antibiótico e da microscopia eletrônica no país. Foi encarregado no Instituto Oswaldo Cruz de reproduzir a tecnologia para a produção da penicilina, então recentemente descoberta, e o fez com sucesso. É também reconhecido pelos trabalhos como primatologista. Em depoimento do seu colega René Dubois, no Mundial de Veterinária do Japão, os jovens, sobretudo os asiáticos, o interrompiam nos corredores do Centro de Convenções para tirar fotografias e pedir autógrafos, uma estrela maior. Milton é também um delicioso contador de estórias e sua longa vida lhe fornece material privilegiado. Em sua bela e confortável mansão no Lago Norte ele costuma receber os amigos para prazerosas conversas sem hora para terminar. Ali esteve cercado de amigos e parentes na festa em que comemorou seus profícuos 99 anos. Apenas um aperitivo para imaginar o que serão as comemorações dos 100 anos em 2016.

 

Pedro Jeovah Pereira

Na edição passada do Boletim omitimos da lista de novos sócios, por descuido, o nome de nosso colega Pedro Jeovah, que muito prontamente reagiu com gentil demanda: “Se possível inclua-me na próxima edição do Boletim, pois eu pretendo aos poucos conhecer outros colegas associados e se possível também interagir com todos”. Claro que nos penitenciamos pela falha, mas nos alegramos pelo interesse de Pedro em fazer uso do nosso Boletim como instrumento associativo.     Bem-vindo ao clube.

                                                                                                                   

Reunião do Núcleo AAFIB\São Paulo 

Confirmada a reunião para o dia 10 de março na sede do UNICEF em São Paulo.  Muitos participantes já indicaram presença. João C. Alexim vai fazer um relato sobre a situação atual da AAFIB. Serão discutidas as bases para um regulamento do Núcleo e eleição de Diretoria. A organização é de Celso Zangelmi e Udo Bock, Diretores do Núcleo e o UNICEF\SP fica na Av. Prof. Ascendino Reis, 830. Fone (11) 3728-5707.  Essa rua é paralela à Av. Rubem Berta, sentido Aeroporto de Congonhas.

No próximo Boletim o relato do encontro.

 

Edna Duisenberg pretende juntar-se à AAFIB                                                     

Edna Dos Santos-Duisenberg é carioca, economista e cuida do desenvolvimento da economia criativa. Na foto ela concede entrevista sobre o assunto à TV ALERJ.  Edna aposentou-se pela UNCTAD e atualmente colabora com o UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa) com o objetivo de lançar um vasto Programa da ONU para formação no campo da economia criativa. Edna transfere residência de Genebra para o Rio de Janeiro nos próximos meses e pretende fazer parte da AAFIB.   Ver  entrevista completa em  https://www.youtube.com/watch?v=dt04iosqDkM&feature=youtu.be.

 

ANIVERSARIANTES DE MARÇO  (nossos cumprimentos)

01  Nelson  Silva     RJ                               04  Jorge Sebastião    RJ

10  Maria Elma        RJ                               29  Paulo Auge         RJ

31  Helle  Rink         RJ

Nota: O associado nascido em março que não figura na lista acima, deve entrar em contato com a Diretoria para atualizar seu Cadastro.

 

Contribuição anual para a AAFIB

Os meses de março e abril são os meses preferenciais para o associado efetivar sua contribuição anual para a AAFIB. Lembramos que o valor anual é de 100 reais. Os sócios remidos devem pagar pelo menos a taxa de manutenção, de 50 reais. Lembramos que essa categoria foi extinta na assembleia de 2012. Viúvas e viúvos sobreviventes de titulares falecidos não pagam taxas, embora possam contribuir voluntariamente. Os sócios de pensão reduzida (vínculo de mais de dez anos e pensão mensal igual ou menor que 500 dólares) pagam apenas a taxa de manutenção, de 50 reais.                                    Sua contribuição é essencial para a AAFIB cumprir com seus objetivos.  Depósito bancário em nome da AAFIB: Banco Itaú (341), agência 0413, conta corrente 03142-8.      Nota: Os novos associados que ingressaram no segundo semestre de 2014 podem pagar a sua contribuição nessa mesma época deste ano, ao completar um ano de membro.                                                                              

 

EXPEDIENTE                                                                                                                                         

 

Presidente: João Carlos Alexim       (e editor do Boletim)                                                                                    

Vice-presidente: Giovanni Quaglia                                                                                                                 

Secretária: Evelyn Rocha                                                                                                                                                              

Tesoureira: Maria America Ungaretti     

 

Depósito bancário em nome da AAFIB:

Banco Itaú (341), agência 0413, conta corrente 03142-8                                                                                    

 

Diretora para Planos de Saúde: Marianne Schwandl 

Diretora do Núcleo de Brasília: Júnia Puglia                                                                                                     

Diretor Núcleo Baixada Fluminense\CPFA: Ilacir de Carvalho

Diretor Núcleo São Paulo: Antônio Zangelmi e Udo Bock                                                                                               

 

Endereço: Centro de Informação da ONU \UNIC - Palácio Itamaraty                                                                                    

Av. Marechal Floriano, 196 – CEP: 20080-002 – Rio de Janeiro   (aafib@aafib.org.br)                                                                                                                                                                                                               

Edição completa em nosso site (aafib.org.br)

Gerente do site: Sumaya Garcia