BOLETIMAAFIB 98 - ABRIL 2015

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                                         

( aafib.org.br )            27 anos        Afiliada à  FAFICS

 

“Todas as sociedades humanas são espetaculares no seu cotidiano, e produzem espetáculos em momentos especiais. São espetaculares como forma de organização social (...) Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de ideias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro”.
Augusto Boal.  Discurso na Unesco em 27\03\ 2009. Ele morreria alguns dias depois.

 

NOSSO FUNDO DE PENSÕES VAI BEM, MAS....

 

Os dados oficiais do Fundo têm mostrado um perfil de solvência a curto e médio prazo. Os déficits ocorridos nos últimos anos vêm se reduzindo e a longo prazo o resultado é positivo. O Fundo tem sido aprovado nas diferentes avaliações do comitê atuarial.                                        

 

Mas o primeiro sinal de fumaça chegou com a suposta decisão do Secretário Geral de nomear como sua representante na gestão dos investimentos do Fundo uma profissional vinda de Wall Street, o templo do capitalismo voraz.  Agora o cenário ficou mais complicado com a decisão de tornar a administração do Fundo autônoma, não mais sob a responsabilidade direta do Secretário Geral. Os sindicatos do pessoal ativo, que mais poderiam resistir a eventuais mudanças de risco na administração do Fundo não passam por bons momentos e talvez não tenham a concentração necessária para fazer frente aos problemas emergentes. Do lado dos aposentados nos resta a FAFICS, sem tanto poder de fogo, mas com prestígio para alguma resistência.  Os próximos tempos poderão ser decisivos, precisamos nos manter atentos e articulados.                                                Não há uma ameaça imediata, mas as mudanças que se operem no presente poderão ser decisivas no futuro. O fato central é que um Fundo de cerca de 50 bilhões de dólares, na proximidade do mundo dos negócios, fatalmente provoca ambições desenfreadas.  Sem estresse, mas superatentos, vamos acompanhar e atuar no máximo de nossas possibilidades onde for oportuno, apoiando nossos representantes no centro de poder.

Enquanto isso, vamos pelo menos manter as antenas ligadas e seguir os acontecimentos.

 

Primeiro Concurso AAFIB de Fotografia:  INSCREVA-SE JÁ

Estão abertas as inscrições para nosso Concurso de Fotografias, que tem como tema: “Flagrantes de minha cidade”. As fotos podem ser acompanhadas de pequenos textos apreciativos, explicativos ou justificatórios sobre os respectivos conteúdos. Os três primeiros colocados ganham ampla divulgação no Boletim e no Website da AAFIB, com direito a entrevista e foto. Poderão participar todos os associados da AAFIB e seus familiares, como também colegas de outras AFICS, como convidados especiais.   Para concorrer será necessário fazer antecipadamente a inscrição, que é gratuita, pelo e-mail: aafib@aafib.org.br bastando comunicar o nome (e grau de parentesco, se não for o titular). Depois de inscrito o concorrente receberá o Regulamento por correio ou por e-mail. O prazo limite para envio das fotografias é 17 de Julho. Nossos colegas Nelson Silva e Armand Pereira são os organizadores do evento.

 

Núcleo da AAFIB\SP se reuniu na sede paulista do UNICEF

I-A AAFIB\SP se reuniu em São Paulo no dia 10 de março no escritório do UNICEF-SP.  Udo Bock abriu os trabalhos saudando os presentes e agradecendo ao colega Silvio Kaloustian, chefe do Escritório do UNICEF em São Paulo, que muito gentilmente nos acolhia neste primeiro encontro da nova fase do Núcleo. O próprio Silvio apresentou-se à reunião desejando que os trabalhos tivessem êxito e mostrou-se disposto a seguir com a colaboração.                                                                                                                 II- Conforme programado, o presidente da AAFIB, J.C. Alexim, fez uma apresentação sobre os objetivos e as realizações da Associação dispostos no documento elaborado especialmente para discutir o seu futuro imediato: “A Associação Que Queremos”. Destacou as mudanças operadas nos últimos anos, com a introdução dos recursos informáticos e o esforço para aglutinar novos associados portadores de interesses mais amplos que a tradicional assistência social, que estava na origem da Associação nos anos 80. Ressaltou a relação com a FAFICS, nossa Federação, encarregada de manter o acompanhamento de nossos interesses junto ao Sistema da Organização das Nações Unidas. Devemos nos preparar para participar mais efetivamente das discussões conduzidas pela Federação sobre as pensões e os planos de saúde. Informou que a rede de FAFICS, de AFICS\AAFIB já alcança mais de 50 países e inclui representação de quase todas as Organizações. Dos cerca de 60 mil aposentados uns 20 mil estão associados. No Brasil, dos 500 pensionistas, somos 150 associados no momento. Um dos nossos desafios será chegar a um contingente de 200 associados nos próximos anos.                                                                                                                                                                              

Em relação à nova configuração da AAFIB, em discussão no Conselho Consultivo, ressaltou que um dos pontos de destaque é o maior uso da internet para agregar os associados, não apenas com o website e o Boletim, mas organizando os Comitês de Trabalho com participantes distribuídos em diferentes estados, intercomunicados pela nova mídia.

A apresentação foi seguida de sugestões e comentários sobre a AAFIB e suas atividades.

III- O coordenador do encontro, Udo Bock, convidou os presentes para apresentar suas respectivas experiências de trabalho no Sistema. Cada colega falou de como ingressou e as diversas situações que viveu enquanto funcionário. Casos mais dramáticos, de sérias dificuldades, feitos relevantes e outros curiosos, foram narrados com o colorido de quem viveu diretamente os fatos, criando um clima bastante descontraído e sugestivo entre todos.

IV- Aberto o exame da questão das eleições para o Núcleo de São Paulo, foram indicados os nomes de Udo Bock e Vanderlei Marque. Entre os dois chegaram a um acordo em que Udo assumiu a Direção do Núcleo e Vanderlei a Secretaria Executiva.   

V- Estiveram presentes: Blanche de Bonneval; Raquel Paviotti Corcuera; Telva Barros; João Alexim; Jorge Nassif; José Carlos Barleto; Udo Bock e Vanderlei de Marque.

VI- Findos os pontos para exame foi encerrada a reunião e servido um lanche para os participantes.  Nota: Nosso colega Celso Zangelmi não pôde comparecer por conta de um acidente com seu carro, felizmente sem consequência grave.                                                            

 

Nosso mais novo Associado

Ralph Hakkert  vem do UNFPA, é demógrafo e gosta de fotografia. Fixou residência em Brasília. Entre outras atividades, Ralph foi membro do Country Support Team do UNFPA para América Latina no Chile e no México / CTA do projeto regional com o IPEA / e assessor sênior para a Divisão Técnica do UNFPA em New York. “A aposentadoria está sendo muito menos tranquila do que eu imaginava e desde meados do ano passado ando viajando (principalmente para UNFPA) pelos quatro cantos do mundo. Até agora não consegui tomar conta direito da minha situação aqui no Brasil”.

 

AAFIB Brasília \ Reunião março 2015

A AAFIB\BSB se reuniu na Sala Maria da Penha, Casa das Nações Unidas do Brasil, Brasília.  Júnia Puglia, diretora do Núcleo, deu boas vindas aos participantes.   Como previsto, Nadine Gasman, representante no Brasil da ONU Mulheres, deu palestra sobre a Campanha Mundial das Nações Unidas de Combate à Violência Contra Mulheres, sob o lema: "O Valente não é Violento". Amanda Lemos, também da ONU Mulheres, apresentou detalhes da Campanha. Seguiram-se perguntas, reflexões e uma breve discussão sobre o tema, do que podemos destacar a preocupação em atingir a paridade entre homens e mulheres em todas as áreas até 2030, o grande objetivo das Nações Unidas, o que implica mudança de cultura e desconstrução das teses machistas. Esse tema deverá ser também levado às escolas e universidades. Júnia Puglia falou sobre a relevância e validade da lei Maria da Penha e nesse sentido foi proposto envolver a AAFIB nas campanhas de divulgação.  

Em seguida foi apresentada a Proposta de Estratégia de Desenvolvimento da AAFIB, concretizada no texto "A AAFIB que queremos": todos concordaram que quanto mais simples for o tratamento destas questões, mais fácil será a gestão da associação, ficando também facilitada a adesão e a participação dos associados.  Foi também sugerido que se tomem os Estatutos da FAFICS como referência, pela sua forma simples e concisa, com apenas oito artigos.                                                           Dentro da programação de trabalho para 2015, mereceu atenção a realização do workshop voltado para o pessoal da ativa com previsão de aposentadoria próxima. O evento deverá ser realizado no segundo semestre. Algumas atividades preparatórias serão iniciadas brevemente. Considerou-se conveniente integrar os RH das Agências e as Associações do pessoal ativo. Igualmente a criação de uma força-tarefa para o levantamento de atuais e futuros aposentados com vista aos contatos posteriores para motivação e inscrição no workshop.  Será preparado um texto único para servir de base a todos os contatos, apresentando de modo claro os objetivos e o público visado.         

Foi também aprovada a sugestão de motivar o Coordenador Residente a abordar o tema na próxima reunião do UNCT. Para tal, será preparado um pequeno briefing para orientação e distribuição aos participantes. Maria Helena Diogo, que já está em contato com os RH para questões de Saúde, ampliará sua tarefa para o tema do workshop.  Claudio Menezes se ofereceu para envolver estudantes da UnB na logística da organização e realização.                                                                                                   A Diretora do Núcleo informou ao grupo sobre a reunião que manteve com Larissa Leite, Assessora do Coordenador Residente, sobre dois temas: a inclusão da AAFIB na webpage da ONU Brasil e a celebração dos 70 anos da ONU. Sobre a inclusão na webpage, informou que o Escritório do CR criou uma nova plataforma, que já prevê a inclusão das associações e na qual a AAFIB teria um espaço designado.  A manutenção da plataforma está a cargo do UNIC, para onde deve ser enviado qualquer conteúdo a ser publicado. Por sua familiaridade com a tecnologia digital, Claudio Menezes fará um pequeno estudo sobre como poderá ser feita a atualização de conteúdo da AAFIB, que enviará ao grupo até daqui a duas semanas.                                                               Sobre os 70 anos da ONU, Larissa expressou a total disposição do CR em incluir a AAFIB nas celebrações (conforme já informado pelo Presidente da AAFIB) e sugeriu que membros da AAFIB sejam entrevistados para os vídeos institucionais. Tratando de outros assuntos, Heitor Gurgulino dispôs-se a distribuir entre os membros a publicação sobre os limites do desenvolvimento até 2050, a ser divulgada por todas as universidades e centros de excelência no Brasil.

Após a reunião, um grupo seguiu para o já tradicional almoço comunitário.

 

REUNIÃO REGIONAL DAS AFICS

Realizou-se no mês de março passado mais uma Reunião Regional das AFICS, sob a coordenação da AFICS Equador, com a participação das AFICS de Argentina, Brasil, Bolívia, Costa-Rica, Colômbia, Cuba, Chile, Equador, México e Peru.  A Reunião foi realizada através de rede virtual (un.webex.com).  Além do exame das informações sobre o estado da arte do Fundo de Pensões e dos diferentes Planos e Seguros de Saúde, foi discutido o recente episódio envolvendo a AFICS Argentina durante o último Conselho da FAFICS, em Roma. A AFICS\AR não esteve de acordo com o Relatório publicado pela FAFICS em relação a sua participação no evento. As AFICS da Região decidiram propor a possibilidade de eventual revisão do Relatório da FAFICS em dias após o Conselho, para corrigir algum equívoco de registro. O andamento da reunião através da internet foi um grande êxito, abrindo perspectivas para encontros mais frequentes entre as AFICS da nossa Região.

 

CERTIFICADOS DE TITULARIDADE  (Habilitação aos benefícios)

Se você ainda não recebeu e respondeu à carta anual formatada do Fundo de Pensão, é hora de comunicar-se com a AAFIB, para orientação e eventual ajuda.

 

Contribuição anual para a AAFIB                                               

O mês de abril é o mais indicado para o associado efetivar sua contribuição para a AAFIB. Lembramos que o valor anual é de 100 reais. Os sócios remidos devem pagar pelo menos a taxa de manutenção de 50 reais.  Sua contribuição é essencial para a AAFIB se fortalecer e cumprir com seus objetivos.                                                                                                                           

Depósito bancário em nome da AAFIB: Banco Itaú (341), agência 0413, conta corrente 03142-8.   CNPJ da AAFIB (se necessário): 07.287.830\0001-90.

 

ANIVERSARIANTES DE ABRIL  (Nossas felicitações)

06\04     José Roberto Ferreira \ RJ

12\04     Jaci Joaquim de Oliveira  \ RJ

17\04    Sergio Coube Bogado   \ RJ

18\04    Jean Clément Dubois  \ RS

20/04    Jacques Manceau  \ RJ

21\04    José Freire   \ RJ

21\04   Volgmara Martins \  RJ

 

EXPEDIENTE                                                                                                                                        

Presidente: João Carlos Alexim       (e editor do Boletim)                                                                                    

Vice-presidente: Giovanni Quaglia                                                                                                                  

Secretária: Evelyn Rocha                                                                                                                                                             

Tesoureira: Maria America Ungaretti     

 

Depósito bancário em nome da AAFIB:

Banco Itaú (341), agência 0413, conta corrente 03142-8                                                                                    

 

Diretora para Planos de Saúde: Marianne Schwandl 

Diretora do Núcleo de Brasília: Júnia Puglia                                                                                                     

Diretor Núcleo Baixada Fluminense\CPFA: Ilacir de Carvalho                                                                                                                             Diretor Núcleo São Paulo: Udo Bock                                                                                               

 

Endereço: Centro de Informação da ONU \UNIC - Palácio Itamaraty                                                                                    

Av. Marechal Floriano, 196 – CEP: 20080-002 – Rio de Janeiro   (aafib@aafib.org.br)                                                                                                                                                                                                               

Edição completa em nosso site (aafib.org.br)

Gerente do site: Sumaya Garcia

 

 

 

 

 

 

g!