top of page
  • AAFIB

Você se interessaria em fazer um curso universitário?

Você que é idoso ou idosa e tem interesse em fazer um curso universitário, saiba que as oportunidades estão aí! Atualmente algumas universidades brasileiras, e boas, oferecem esta possibilidade para a terceira idade, com programas que podem chegar até a pós-graduações.

 

Um exemplo é a Universidade de Brasília - UnB. O primeiro processo seletivo do Programa 60mais da UnB reuniu mais de 3 mil inscritos para as 136 vagas oferecidas. Vê-se que o interesse desta faixa de idade está grande em continuar aprendendo. E é isso mesmo o que foi comprovado com o Censo de Educação Superior, de 2022. O último dado disponível, o número de matrículas desse grupo etário foi mais de 51 mil matrículas, o maior registrado nos últimos cinco anos.

 

Neste primeiro ano do Programa 60mais, 37 faculdades e departamentos disponibilizaram vagas extras para os alunos com mais de 60 anos. Atualmente está acontecendo a segunda seleção de candidatos para as vagas do Programa no segundo semestre (as inscrições se encerram no último dia 15/05). E a concorrência é grande: de acordo com matéria de O Globo, a relação de candidato por vaga “no 60mais foi maior do que em outras formas de ingresso na UnB, como no Programa de Avaliação Seriada (PAS) e no próprio Enem.”*

 

A Universidade de São Paulo - USP também tem seu programa e é mais antigo, já está em sua 57ª edição, este ano completa 30 anos de existência!  Chama-se USP 60+ e oferece disciplinas regulares dos cursos de graduações e atividades esportivas e físicas para pessoas com mais de 60 anos. Os cursos USP 60+ acontecem tanto na capital São Paulo como também em diferentes campi da universidade no interior do estado, em sistema híbrido.

 

Como afirma Egidio Dórea, médico e coordenador do programa, o engajamento nas atividades é uma grande oportunidade para o público desta faixa de idade. Ele diz que “a participação não determina somente ganhos no conhecimento, mas também melhora a socialização, autoestima, cidadania e qualidade de vida”.

 

Este ano a USP ofereceu mais de 4 mil vagas no programa entre disciplinas regulares oferecida nos cursos de graduação da USP e atividades complementares, que vão desde cursos, palestras, excursões até práticas esportivas e didático-culturais.

 

Outra opção para quem está no Rio são os cursos oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação, em 2023 a UFRJ contava com 326 anos de graduação com 60 anos ou mais.

 

O problema na UFRJ é conseguir informações sobre os cursos voltados para a terceira idade.

 

* Com informações de matéria de O Globo em 25/03/2024 e do site G1, de 04/04/2024.


 

 

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page