top of page
  • AAFIB

Seguem negociações para parcerias AAFIB – RCO

Atualizado: 18 de jan.

Em uma nova etapa das negociações da AAFIB com o Escritório da Coordenadora Residente (RCO) das Nações Unidas no Brasil, prosseguem as discussões sobre o instrumento que possa formalizar a relação entre as duas instituições. Em reunião no dia 21/11/2023, na Casa da ONU, a presidente da AAFIB, Maria Angélica Gomes, foi comunicada que, infelizmente, não será possível usar o Memorando de Entendimentos - MoU com esse objetivo.



“Está claro que nós queremos uma parceria e que queremos consultar vocês para projetos relativos ao idoso, mas infelizmente não temos um instrumento legal que nos permita tornar essa relação oficial agora”, informou Jose Antonio Pedrosa-Garcia, ponto focal da RCO para as relações com a AAFIB.


Além da presidente da AAFIB, Maria Angélica, e de Jose Antonio Pedrosa-Garcia, do RCO, participaram da reunião na Casa da ONU a tesoureira Celina Arraes e a comunicadora Ana Lúcia Guimarães da AAFIB, a comunicadora do RCO, Isadora Ferreira, a Coordenadora no Brasil do Programa de Voluntários das Nações Unidas - UNV, Renata Cunha Farias, e o responsável por Parcerias do RCO, Haroldo Machado.


Sobre a formalização da parceria com a Associação, Haroldo explicou que, “até outubro de 2021 nós podíamos trabalhar com MoU em nossas parcerias, mas hoje não podemos mais”. E dando seguimento à possibilidade de uma sede da AAFIB na Casa da ONU, ele indicou que uma negociação seja feita com o Representante do PNUD, já que a instituição é a administradora da Casa da ONU.


Mesmo sem formalização, a relação da AAFIB com o RCO segue andando: a comunicadora Isadora Ferreira convidou a AAFIB e seus associados, por meio da Maria Angélica, para a celebração do Dia da ONU, comemorado em outubro e que foi adiado para 05/12 este ano devido a problemas mundiais inesperados. “Este ano não tivemos clima para festejar nada, tínhamos uma guerra começando, colegas das Nações Unidas entre os mortos, enfim, achamos mais adequado adiar a celebração”, disse ela.


Estão previstas duas atividades para a comemoração. A primeira será um evento do RCO com a Universidade de Brasília – UnB, cuja abertura contará com as presenças da Coordenadora residente e da reitora da UnB, no qual estão previstos dois painéis. Um sobre a UnB e a Agenda 2023 e outro sobre os 75 Anos das Declaração Universal dos Direitos Humanos- DUDH. Embora todos os nomes ainda não estejam definidos, a data e local, sim: dia 05/12, em anfiteatro da Universidade.


A segunda atividade para celebrar o Dia da ONU será uma espécie de feira no Minhocão da UnB (prédio central onde ficam as salas de aula e anfiteatros), nesse mesmo dia, com mesas e expositores das agências, programas e fundos que compõem as Nações Unidas no Brasil e materiais para divulgação de seus trabalhos. O Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil-UNV também estará presente.


O terceiro evento mencionado pela comunicadora do RCO será um almoço na Casa da ONU em que, pela primeira vez, todo o staff das Nações Unidas estará reunido com a Coordenadora Residente, Silvia Rucks (que veio trabalhar no Brasil em plena pandemia). Os detalhes sobre este convite estão sendo tratados com a presidente da AAFIB.


Outro assunto discutido na reunião foi uma aproximação da AAFIB com o UNV, o Programa de Voluntariado. Renata informou que há idosos entre os voluntários que trabalham com a instituição e que alguns deles conseguem contratos pagos. “Podemos pensar como seria uma relação formal entre a AAFIB e UNV. Teremos prazer em promover essa aproximação”, disse ela. “Recentemente, tivemos dois voluntários com mais de 80 anos, um deles fez trabalho em campo”, continuou.


Em meio à discussão sobre o sistema de acesso às informações do UNV por meio do site, Angélica fez o convite para a Renata participar do AAFIB Connection no próximo dia 14/12, das 19h às 21h, para que ela apresente o site e o aplicativo por onde os associados da AAFIB possam conseguir informações sobre as vagas disponíveis no UNV. Renata concordou. A confirmação desse encontro será divulgada aqui no site e em nossos grupos de WhatsApp.


Ao encerrar a reunião, Jose Antonio afirmou ter recebido cópia de carta do presidente da FAFICS, Jerry Barton, ao ASG Oscar Fernandez-Taranco (UNDCO), na qual solicita apoio para a formalização de parcerias entre as associações de antigos funcionários da ONU em todo o mundo com as Coordenações locais das Nações Unidas. Ele indicou que devemos aguardar, com atenção, a resposta a essa carta, pois ela pode trazer eventual solução para oficializar as relações entre o RCO e a AAFIB.

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page