top of page
  • AAFIB

ONU assina novo marco de cooperação com o Brasil



As Nações Unidas e o governo brasileiro assinaram, nesta terça-feira (01/08/2023), o novo Marco de Cooperação Brasil-ONU 2023-2027.

 

As Nações Unidas e o governo brasileiro assinaram, nesta terça-feira (1), o Novo Marco de Cooperação Brasil-ONU 2023-2027, no âmbito da visita da vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed, ao país. O Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNSDCF) guiará a parceria Brasil-ONU até 2027. Trata-se do principal documento de planejamento, implementação e monitoramento das ações do Sistema ONU no país.

 

O Marco teve como documentos de referência o Plano Plurianual e a Estratégia Federal de Desenvolvimento 2020-2031, possibilitando que a contribuição do sistema ONU ao Brasil se dê de forma complementar e objetiva aos esforços nacionais para os grandes temas de desenvolvimento do país.

 

Para o novo Marco, foram definidos cinco eixos temáticos:

1.    Transformação Econômica para o Desenvolvimento Sustentável

2.    Inclusão Social para o Desenvolvimento Sustentável

3.    Meio Ambiente e Mudança do Clima para o Desenvolvimento Sustentável

4.    Governança e Capacidades Institucionais

5.    Relação das Ações Humanitárias e de Desenvolvimento Sustentável

 

A elaboração do documento contou com a participação de 165 representantes de 18 instituições dos três poderes da República e representantes de todas as agências, fundos e programas do Sistema ONU no Brasil. Durante o processo, houve contribuição da sociedade civil e de mais de 21 mil pessoas por meio da plataforma Participa+Brasil e das redes sociais @ONUBrasil.

 

O documento foi assinado pela coordenadora residente do Sistema ONU no Brasil, Silvia Rucks, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tendo como testemunhas a vice-líder da ONU e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. 

Leia matéria completa e assista a vídeos do evento no site da ONU Brasil:

 

Fonte: site ONU Brasil ( brasil.un.org )

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page