top of page
  • AAFIB

Declaração da FAFICS sobre o conflito Israel-Hamas

O presidente da FAFICS – Federação das Associações de Antigos Funcionários Civis Internacionais das Nações Unidas, divulgou a seguinte Declaração de Preocupação sobre o atual conflito Israel-Gaza em inglês, francês e espanhol. Segue abaixo uma tradução livre para o português.


Que tenhamos todos como objetivos a estabilidade, a segurança e a paz no mundo.

Declaração de Preocupação

Escrevo em nome da Federação das Associações de Antigos Públicos Internacionais das Nações Unidas (FAFICS).


A nossa Federação está muito preocupada com o número crescente de Estados que sofrem com conflitos armados e/ou terrorismo, com perdas de vidas e milhões de pessoas forçadas a abandonar as suas casas, seja na África, na Ásia, nas Américas, na Europa, no Oriente Médio ou na região da Oceania.


Como organização global que representa, defende e protege os interesses das Associações Membros de Antigos Funcionários Públicos Internacionais e comunidades de aposentados em todo o mundo, a Federação expressa sua preocupação com a destruição de vidas e propriedades e, em particular, com o conflito em curso em Israel e Gaza, bem como a guerra ainda violenta entre a Rússia e a Ucrânia e as hostilidades militares-civis em Mianmar, como também em várias outras partes do mundo.


Sobre o conflito mais recente: Israel – Gaza


Estamos preocupados com a violência e a desumanidade que devastaram milhares de civis, incluindo mulheres, crianças e idosos. Lamentamos a perda de tantas vidas e condenamos os atos hediondos infligidos aos civis.


Com a deterioração da paz e da segurança na região e as dificuldades operacionais enfrentadas pelas instituições que prestam apoio humanitário, muitas das comunidades afetadas foram privadas de alimentos, água, abrigo e outras necessidades vitais, além da insuportável dor e do sofrimento provocado pela perda de familiares e entes queridos.


Os idosos são especialmente vulneráveis devido às suas condições de saúde e, em alguns casos, os membros da comunidade de aposentados não têm conseguido acessar suas pensões e cuidados médicos, que são essenciais para a sua sobrevivência. Devido ao colapso ou fechamento de instituições, o acesso aos serviços básicos de saúde e financeiros foi colocado em risco.


Apelamos a todos os órgãos do Sistema das Nações Unidas e aos Estados-Membros para que parem a escalada deste conflito e ajudem a estabilizar a região para proteger vidas humanas. Este é um conflito que também ceifou a vida de muitos funcionários da ONU cuja missão é fornecer assistência humanitária e apoiar os esforços de manutenção da paz. Juntamo-nos ao resto do mundo no apelo não só a um cessar-fogo, mas também para a estabilidade e a paz na região.


Renovamos o nosso apelo ao respeito pelos direitos humanos, incluindo o direito de todas as pessoas viverem sem perseguição ou medo, por meio de esforços renovados de todos os Estados para trabalhar pela paz mundial.



Jerry Barton

Presidente da FAFICS



Conheça a versão original da Declaração de Preocupação da FAFICS no site fafics.org

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page