AAFIB CONNECTION

Gerente da atividade: Sumaya Garcia

Objetivos do grupo

1) suporte para os assuntos do MSS e seguros de saúde das agências

 

1) interação / confraternização

2) aprendizado e uso de um novo meio de comunicação entre os membros

 

3) aquisição de novos conhecimentos

 

4) troca de experiências

 

5) abordagem de temas de interesse comum

 

6) exercícios que contribuem com a saúde

 

7) criação de atividades em grupo

 

Atividades

1) "Quebra-gelo" com apresentação de cada um, promovendo assim mais interação entre os membros.

2) Perguntas e respostas sobre questões do sistema ONU - MSS do UNJSPF e planos de saúde das organizações.

3) Produção do "Se eu for antes de vocês", material que vai detalhar as informações que devem ser deixadas para a família.

4) Esclarecimento de dúvidas na plataforma do MSS do UNJSPF, utilizando o compartilhamento de tela.

5) Exercícios para memória, que contribuem com a saúde.

6) Clube do livro - escolhemos um livro, lemos em determinado período e conversamos sobre ele depois.

7) Participação dos membros como preletores / intermediadores - temas variados, até sobre outros assuntos fora do Sistema ONU, mas que tenham interesse comum e não criem polêmicas.

8) Estímulo à produção de textos sobre as experiências de cada um em seu período de atividade nas Nações Unidas - Série "MINHA HISTÓRIA NA ONU".

AAFIB CONNECTION

Conectando Boas Práticas 
 

​Desde os treinamentos realizados a partir de 2018, no núcleo da AAFIB em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, a Associação tem se tornado cada vez mais digital. Além de se aprofundar nos acessos das plataformas do UNJSPF (Fundo de Pensão) e dos Planos de Saúde de cada organização, a nossa gerente digital, Sumaya Garcia, criou a “AAFIB

CONNECTION”, que começou com o grupo de interação em julho de 2019 no Skype e em março deste ano no WhatsApp.

 

As sessões da AAFIB Connection no Skype eram quinzenais até chegar o período de isolamento social durante a pandemia. “Tínhamos que fazer algo diferente para dar apoio digital nesse tempo de distanciamento. Tipo estarmos mais próximos mesmo estando longe um do outro”, enfatiza Sumaya.

Com atividades variadas, desde temas específicos do Sistema ONU até exercícios de memória através de testes criativos e interessantes, a AAFIB CONNECTION no Skype intensificou sua programação. Logo no início da pandemia, dia 21 de março, foi lançada a programação especial no Skype, que traz agora sessões semanais. “Fico muito feliz em

ver todos participarem, seja liderando uma atividade, compartilhando conteúdos interessantes ou apenas observando. Os membros são os protagonistas dessa história e tudo isso beneficia a cada um que faz parte da AAFIB CONNECTION”, explica a gerente digital.

 Não é à toa que o nome dessa programação especial é “Conectando boas práticas!” Práticas como, por exemplo, exercícios físicos para a terceira idade com o “Mantendo a forma”, leitura interativa com o “Clube do Livro”, debate sobre filmes na “Sessão Pipoca” e treino de outras línguas no “Karaokê”, além de palestras com especialistas que trazem temas para debate.

 

Já a AAFIB CONNECTION no WhatsApp surgiu a partir da necessidade de maior interação entre os membros nesse tempo. Dessa forma, temos convívio diário, com trocas de experiências, mensagens boas, conteúdos mais do que interessantes, exercícios de memória, dicas e alertas, além de informações oficiais do sistema, passo a passos digitais sobre o uso consciente e seguro da internet e das plataformas do Fundo de Pensão e planos de saúde das organizações. Tudo com foco no bem-estar dos membros e na prevenção das saúdes mental, emocional e social, trazendo motivação e bom humor a todos.

 

Seguem os depoimentos de quem participa dos grupos da AAFIB CONNECTION no Skype e/ou no WhatsApp e a programação dos próximos três meses. Você, membro da AAFIB, está convidado(a) a fazer parte desse grupo e também contribuir para manter-se saudável nesse tempo delicado. Contato: Sumaya Garcia - +55 21 99483- 8350 – aafib@outlook.com. 

 

 

AAFIB CONNECTION - DEPOIMENTOS 
 

“É uma NOVA AAFIB!!! Ao ser orientada por Sumaya no sentido de se tornar um elemento de integração entre os associados, a AAFIB Connection tem estimulado novas amizades, o conhecimento de novos talentos, novas oportunidades de apoio, respeitando a cultura naturalmente desenvolvida por nossos associados a partir de suas sólidas experiências como integrantes das Nações Unidas em suas variadas missões. Além de atender nossas demandas culturais e desejos de atualização, tem sido muito útil e ágil em nossa integração com as inovações tecnológicas e suas práticas. Parabéns à Sumaya pela sua atuação e à Diretoria da AAFIB pelo seu apoio à iniciativa.” (Udo Bock – UNICEF – Núcleo AAFIB SP)

 

“Aqui vai a minha mirada sobre a AAFIB Connection: mesmo sendo a AAFIB Connection e a Sumaya cara e coroa da mesma moeda, a primeira é nada mais que um dos instrumentos idealizados pela prêmio Nobel de resiliência, Sumaya, para que os membros da AAFIB se conheçam melhor e desfrutem algum tempo juntos. Reconhecendo a nossa diversidade, a Connection oferece um menu diverso que engloba discussões científicas, momentos de lazer via livros, filmes e práticas de outras línguas. Recomendações práticas sobre o bem viver incluem também sugestões de exercícios físicos e encorajamento do uso seguro da Internet e redes sociais. 2020, ano difícil, viu a AAFIB Connection florescer graças aos cuidados da nossa guru Sumaya. Vida longa a ambos!”

(Maria Helena Mueller – UNESCO – Núcleo AAFIB RJ)

 

“Meu depoimento é em homenagem à Sumaya, criadora do grupo. Vale ressaltar o livro “O Pequeno Príncipe”, de Saint Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por quem tu cativas!"

(Henri Jouval Jr. – OPAS/OMS – Núcleo AAFIB RJ)

 

 

 “Amo este grupo que me abençoa com tantas informações úteis, com depoimentos de alguns que fazem trabalho voluntário que inspiram, com a oportunidade de conhecer mais cada um, que me diverte com mensagens engraçadas e com passatempos que me levam a manter a saúde mental e por poder desfrutar do cuidado, carinho e altruísmo da Sumaya, sempre preocupada em nos oferecer o melhor!”

(Janeth Cruz – OPAS/OMS – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Adoro este grupo. Nem sempre consigo participar das atividades, mas leio todas as mensagens e homenagens. Sumaya está de parabéns. Merecida homenagem. Muito importante grupo no compartilhamento de informações tanto do Fundo de Pensão como de dicas para nosso dia a dia, além do divertimento com os desafios semanais. Me sinto parte de uma grande família e jovem.”

(Moira Lawrence – PNUD – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Esse grupo se tornou especial para mim não apenas pelas informações mais que relevantes, mas pelo alto astral, pelos exemplos que me inspiram, pelo bom humor, pelo compartilhamento de experiências super interessantes e, principalmente, pelas atividades que aproximam seus membros e cuidam do emocional e psicológico de cada um. O trabalho voluntário e incansável da Sumaya plantou, cuida e vem colhendo cada vez mais os bons frutos gerados por essa convivência que nos faz tão bem!”

(Vera Zanetti – UIT – Núcleo AAFIB BSB)

 

 “Quando criança, a gente precisa de uma madrinha e, quando aposentado, a gente precisa de uma fada madrinha. A gente tem uma: SUMAYA. Obrigado por nos mantermos ativos mental, física e espiritualmente. Grato por suas dicas permanentes nestas áreas. Um bom exemplo de voluntariado. Deus abençoe você e ao grupo.”

(Miguel Genovese – OPAS/OMS – Núcleo AAFIB BSB)

 

Para qualquer aglutinamento humano dar certo e encontrar seu caminho, tem que ter alguém por trás que promova, que incentive, que compreenda o sentido do grupo, que traduza suas inquietações, que seja guia sem ser autoritária, que seja leve, mas sempre presente, que faça caminhar todos juntos dando-se o tempo de apoiar as mais fracas. Isso para mim é Sumaya.”

(Josefina Rivero – CEPAL – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Boa ideia a de formar um grupo pelo Skype e pelo Whats. Assim é possível compartilhar experiências e tirar dúvidas de interesse do grupo. Parabéns e obrigada, Sumaya!”

(Raquel Paviotti Corcuera – IAEA – Núcleo AAFIB SP)

 

“A experiência com a AAFIB Connection tem sido uma das experiências mais fascinantes na minha vida de aposentado. Não só pelas informações úteis e pelas notícias de cada aposentado, mas também pelo apoio que proporciona a todos nós. Parabéns e obrigado à querida Sumaya, assim como aos demais colegas pela participação de cada um de vocês nesta atividade maravilhosa da AAFIB!”

(César Vieira – OPAS/OMS – Núcleo AAFIB RJ)

 

 “Querida Sumaya, essa sua iniciativa de constituir a AAFIB Connection foi brilhante, como tudo o que você faz!!! Infelizmente, nem sempre posso participar, mas acompanho sempre com muito interesse todas as iniciativas. Devemos todos da AAFIB ser agradecidos pelo seu voluntariado e doação de seu precioso tempo e atenção para possibilitar nossa inserção e atualização nas novidades e tecnicalidades de nossos tempos, além de todo apoio psicológico que a participação em um grupo nos proporciona. Só podemos dizer: Muito obrigada!!!”

(Eliana Ferreira – FAO – Núcleo AAFIB BSB)

 

“Eu acho que este grupo é espetacular e se deve ao trabalho de Sumaya. Ela tem uma capacidade de entrosar as pessoas. Você começa a interagir como espectador e, de repente, se encontra como parte ativa deste conjunto, onde ninguém tem problemas em fazer a pergunta que aparece nesse momento. Obrigada, Sumaya, por fazer este grupo neste momento onde ter perto pessoas que tem compartilhado parte da nossa vida é muito necessário.”

(Hilda Cerdeira – UNESCO – Núcleo AAFIB SP)

 

“Participar do grupo é algo tão gostoso que não se percebe o tempo passar. Já ficamos 3 horas seguidas conversando, rindo e trocando ideias variadas. É muito bom. Pena que, para mim, é impossível participar da grande maioria dos encontros no Skype. Mas fica aqui meu depoimento: Não estou sozinho. Sinto que, atrás da minha tela e de frente para mim, existem muitas pessoas que podem me estender a mão se preciso for. Pessoas que podem rir comigo e podem chorar comigo se preciso for. Sinto-me amparado se não souber preencher um documento, se não souber fazer uma consulta no emaranhado cipoal das instruções do nosso sistema. Obrigado, Sumaya, por sustentar este grupo. Muito obrigado a todos por fazerem parte do "meu grupo".”

(Vanderlei de Marque – UNICEF – Núcleo AAFIB SP)