BOLETIM AAFIB 96 - FEVEREIRO 2015

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                                 

( aafib.org.br )            27 anos        Afiliada à  FAFICS

 

Com o tempo em disparada vamos cumprindo as etapas tradicionais do calendário civil. Passou janeiro, muito quente e sem chuva, ainda mostrando o rescaldo eleitoral com suas contradições entre promessas e medidas de ajustes. A inflação galopando e toda a gente se assustando com a mobilidade dos preços, e fazendo as contas entre os índices oficiais, sempre mesquinhos, e o efeito demonstrativo do supermercado, da feira e da farmácia. Voltamos aos velhos tempos? Um antigo sábio costumava estranhar: se todos aumentam tudo no fim de ano e todo mundo fere e é ferido, por que não fica todo mundo onde estava? Resposta rápida: é que muitos são cada vez mais feridos e muitos outros levam vantagem nas trocas.

 

CERTIFICADOS DE TITULARIDADE

 

Este ano parece não haver problemas, todos estão recebendo a carta formatada e respondendo com cuidados especiais. O próximo passo é confirmar se a carta foi recebida pelo Fundo de Pensões. Os correios do país e dos Estados Unidos podem produzir atrasos eventuais e o próprio Fundo ainda não mostra rapidez na atualização do seu website, pede compreensão. Os colegas que têm acesso e frequentam o website do Fundo devem continuar verificando confirmação de recebimento. Os demais colegas vão precisar esperar algum sinal, ou falta de sinal do Fundo, o silêncio pode também indicar que tudo vai bem. Os colegas com dificuldade para acessar o referido website podem procurar a AAFIB para ajuda.  Os que têm acesso a bases do Sistema podem solicitar a gentileza do uso do malote oficial para retorno da correspondência.   

De todo modo, o Fundo vai reenviar a carta formatada para todos os membros cujas respostas não foram por ele detectadas até o fim de janeiro. Se o colega ainda não recebeu deve receber a carta proximamente. Se até fins de fevereiro não tiver recebido nenhuma carta do Fundo, deve entrar em contato urgente com o Fundo ou com a AAFIB, ou com os dois. Mas tudo com calma, só em abril e depois de outras tentativas, o Fundo começa a bloquear as contas de pensão. A AAFIB vai continuar atenta aos acontecimentos.

 

Novo Sistema de Administração do Fundo (IPAS) entra em cena

Em termos de questões administrativas, certas regras financeiras tinham sido alteradas e os trabalhos sobre a introdução do sistema de administração integrada de pensão (IPAS) estão prosseguindo em ritmo acelerado.  50% do tempo da equipe do Fundo tem sido gasto em testar o novo sistema para garantir a sua eficiência quando estiver funcionando.  Projetado para permitir que o Fundo continue a oferecer os melhores níveis de serviço para seus participantes ativos e o crescente número de beneficiários, o IPAS entrará em serviço efetivo em maio. Esperemos que não ocorram problemas.

 

Novos Associados

Armand Pereira, ex-diretor da OIT no Brasil, economista, residente no RJ;

Arabela Rota, foi expert sênior do UNICEF, socióloga, residente no RJ e RGS;

 

Idosos e Desidratação

Idosos desidratam-se facilmente, não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável, com pouca água fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.  Por isso, aqui vão dois alertas:
1 - O primeiro é para vovós e vovôs (nós mesmos): tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina, frutas ricas em água como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
2 - O segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção: É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação. "Líquido neles e rápido para um serviço médico".     Nota: Recomendação do Hospital das Clínicas de S. Paulo.   
 

Idosos e o Cinema                                                                                                             

Ninguém duvida que o cinema é uma das diversões mais recomendáveis para idosos. Sem falar do ar-condicionado nesses tempos de verão senegalês. Também é verdade que o idoso é um tema recorrente no cinema, alguns atores marcaram época em seus papéis de “bom velhinho” ou “vovô camarada”. Quem não se lembra da boa e ingênua velhinha sendo expulsa de sua casa para dar lugar a mais um arranha-céu, nas Novas Aventuras do Fusca, de 1974, da Disney?  Mas o que chama a atenção é que ultimamente os filmes têm focado no drama do idoso, o idoso como personagem central. Recomendamos especialmente o premiado Nebraska (2013), com Bruce Dern.  O Gran Torino, de e com Clint Eastwood, Curvas da Vida\ "Trouble with the Curve" (2012), com Clint Eastwood. Um tempo antes Uma História Real \ “The Straight Story”(1999), de David Lynch. Outras lembranças serão bem vindas à redação.
 

No Bolso Errado  (extraído da mídia)                                                                                    

Mexer com a classe média é sempre uma medida mais fácil, pois não requer coragem como a requerida para contrariar interesses poderosos que financiam campanhas de políticos e formadores de opinião. É muito mais fácil mexer no bolso do trabalhador do que com os interesses do deus mercado, é o que afirma Pedro Delarue, auditor da Receita Federal e ex-presidente do Sindifisco, em O Globo 29\01\15.  Ele lembra que a presidente vetou o reajuste da tabela do imposto de renda, mais uma vez punindo os trabalhadores que pagam imposto. Em vez de tributar os lucros dos grandes capitalistas, parece mais fácil taxar o trabalhador.   Ele lembra que as medidas anunciadas são duplamente perniciosas. Primeiro, porque têm a intenção de arrecadar por meio de tributos que não deveriam ter função arrecadatória, mas sim a de reguladores de mercado: Em vez de melhorar as bases propulsoras da economia, essas medidas vão agravar a situação de crescimento pífio, pois o país não estaria vivendo um momento de inflação de demanda, mas de custos. Segundo, porque mexe no bolso errado, o bolso do trabalhador, cada vez mais sacrificado, obrigado a levar a nação nas costas, para o deleite daqueles que há 500 anos se servem dela.

 

Notícias do Núcleo AAFIB\Brasília

Júnia Puglia é a nova diretora do Núcleo e Maria Dulce Almeida responde pela Secretaria até agosto.  Felicitações e agradecimentos ao Giovanni Quaglia e à Lucia Miller pelo trabalho realizado. E boas-vindas às novas dirigentes, o Núcleo continua em excelentes mãos.

 

AAFIB \ Núcleo São Paulo se reúne em março

Com o objetivo de consolidar o Núcleo da AAFIB que reúne os aposentados das Nações Unidas residentes no estado de São Paulo, seus diretores Udo Block e Celso Zangelmi estão convocando para uma reunião no próximo dia 10 de março.

No momento, são 18 associados, dos quais 6 residem na Capital, 2 na Grande SP (Osasco e São Bernardo do Campo) e 5 no Interior (Valinhos, Bragança, Amparo, Ribeirão Preto e São José dos Campos).  O ideal seria que pudessem, a exemplo dos Núcleos de Rio e Brasília, reunir-se pessoalmente em datas, horários e agendas pré-determinadas a partir das condições de tempo e mobilidade.  Mas considerando as distâncias no estado, a proposta é realizar um encontro de lançamento e programação, e depois adotar a comunicação mais virtual, por e-mail para manter os laços de relacionamento. Essa primeira reunião será realizada na sede do UNICEF, em São Paulo - Capital, a partir das 14 horas.   O programa tentativo inclui:                                                                                                                  

1. Apresentação de João C Alexim, presidente da AAFIB, sobre papel e objetivos da AAFIB, situação atual e as perspectivas do Fundo; e contribuição à discussão sobre os Planos e Seguros de Saúde. 

2. Apresentação, pelos participantes, de relatos sumários do trabalho desenvolvido para a ONU, quando estiveram na ativa, com o objetivo de se conhecerem profissionalmente e se aproximarem pessoalmente.

3. Relato dos associados sobre suas expectativas quanto às funções da AAFIB; 

4. Discussão das bases para um regulamento do Núcleo e eleição de Diretoria (Celso e Udo se consideram "diretores nomeados", esperam que se apresentem novos candidatos). 

5. Sugestões de medidas para a ampliação do corpo de associados.

6. Avaliação e otimização do Boletim e do Website (www.aafib.org.br).

7. Discussão sobre um programa de trabalho para o Núcleo AAFIB\S. Paulo.
Este primeiro encontro poderá ter seguimento por meio de comunicação via
internet (e-mails dirigidos a todos os participantes do Núcleo) até que surjam necessidades e/ou oportunidades para a convocação de novos encontros presenciais.

 

Nota: O endereço do UNICEF-SP: Av. Prof. Ascendino Reis, 830. Fone (11) 3728-5707. 
 

Aniversariantes de Fevereiro  (nossas felicitações)

05\02\16     Milton Thiago de Mello   BSB \ RJ  (com destaque para os seus 99 anos)

13\02\30     Ilacir  de Carvalho    RJ

17\02\51     Evelyn Rocha   RJ

18\02\45     Fernando Witte   RJ

25\02\32     Moysés Natan   Honigman  RJ

26\02\57    Júnia Puglia  BSB

 

EXPEDIENTE                                                                                                                                        

Presidente: João Carlos Alexim       (e editor do Boletim)                                                                                   

Vice-presidente: Giovanni Quaglia                                                                                                                  

Secretária: Evelyn Rocha                                                                                                                                                             

Tesoureira: Maria America Ungaretti     

 

Depósito bancário em nome da AAFIB:

Banco Itaú (341), agência 0413, conta corrente 03142-8                                                                                    

 

Diretora para Planos de Saúde: Marianne Schwandl 

Diretora do Núcleo de Brasília: Júnia Puglia                                                                                                      

Diretor Núcleo Baixada Fluminense\CPFA: Ilacir de Carvalho 

Diretor Núcleo São Paulo: Antônio Zangelmi e Udo Bock                                                                                               

 

Endereço: Centro de Informação da ONU \UNIC - Palácio ItamaratY                                                                 

Av. Marechal Floriano, 196 – CEP: 20080-002 – Rio de Janeiro   (aafib@aafib.org.br)                                                                                                                                                                                                               

Edição completa em nosso site (aafib.org.br)

Gerente do site: Sumaya Garcia