BOLETIM AAFIB 95 - JANEIRO 2015

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                                         

( aafib.org.br )            27 anos        Afiliada à  FAFICS

 

2014 passou! Quem gostou, gostou. Quem não gostou...passou.

Salve 2015. Precisamos fazer por nós, antes que ele o faça. (Não deixe a vida lhe levar, leve a vida)

 

Reunião de Fim de Ano da AAFIB

A comunidade da AAFIB no Rio de Janeiro comemorou mais um fim de ano com um encontro de confraternização em sua sede na UNIC-Rio, Palácio do Itamarati, no centro da cidade.

Na ocasião o presidente João C Alexim fez um breve relato sobre as realizações do ano e sobre o estado da arte de nosso Fundo de Pensões.  Destacou que foi um ano atípico que incluiu a Copa do Mundo de Futebol e as eleições nacionais para a presidência, os governos estaduais, senadores e deputados federais, representando uma mobilização de recursos e sentimentos de enormes proporções.  Que por outro lado inibiu razoavelmente muitas iniciativas da vida cotidiana. A impressão geral foi a de que passou muito depressa, mais até que o habitual.

 

 

Figura 1: Participantes do evento

Em relação ao Fundo, lembrou que se teve um início de ano conturbado pelo problema da remessa dos certificados de titularidade, recebidos com grande atraso e fortes incertezas. E para completar, na metade do ano se teve de enfrentar o questionamento da indicação do SG de sua representante plena para a equipe de investimentos do Fundo, uma profissional de origem na constelação de expertos de Wall Street, assunto ainda fixo na agenda de nossas associações de ativos e aposentados. A última palavra sobre o fato está refletida numa comunicação de nossa presidente da FAFICS, reproduzindo entrevista com a RSG, onde ela afirma e esclarece que os investimentos irão permanecer conservadores como no passado e que oportunidades de investimentos mais rentáveis, com riscos mais elevados, deverão ser analisadas caso a caso para melhorar o desempenho sem arriscar os ativos do Fundo.  O assunto terá seguimento e avaliação na próxima reunião anual do Conselho da FAFICS que terá lugar em julho em Genebra (13-15).                                                                                                                                                                                    

Em seguida o presidente convidou o colega Fernando Witte para expor passagens de sua experiência de vida no exterior, enquanto representava o PMA sobretudo em países do terceiro mundo. Fernando relatou suas aventuras vividas com humor e por vezes com apreensão, ressaltando os marcantes resultados obtidos no cumprimento de suas desafiadoras missões. Com a verve habitual recordou divertidas situações que exigiram doses de prudência e sorte, que costumam marcar o cotidiano do funcionário internacional em suas andanças sem fronteiras.                                                                        

 

No encerramento do encontro foi servido um refresco que motivou a continuação das trocas entre os colegas nesse final de 2014, com promessas e esperanças para um novo ano.  

 

Reunião de Fim de Ano do Núcleo AAFIB Brasília

O Núcleo de Brasília da AAFIB (AAFIB\BSB) realizou sua última reunião dano no dia 10 de dezembro na Sala Maria da Penha, Casa das Nações Unidas do Brasil. Giovanni Quaglia abriu os trabalhos informando sobre as atividades programadas para a reunião e fez um agradecimento a Cristina Montenegro pelo apoio e brilhante desempenho na direção das reuniões da AAFIB durante o seu período de férias.                                           

Sendo o último encontro do ano, Giovanni sugeriu a adoção de uma agenda informal. Relatou sobre a sua visita ao Fundo de Pensões em Nova Iorque e sobre as respostas obtidas. Informou que existe uma nota no site da AFICS/NY esclarecendo que, segundo entrevista com a nova RSG, os investimentos irão permanecer conservadores como no passado e que oportunidades de investimento mais rentáveis, com riscos mais elevados, deverão ser analisadas caso a caso para melhorar o desempenho sem arriscar os ativos do Fundo.                                                                                                                             

Giovanni informou também sobre a proposta do presidente da AAFIB de elaboração de um workshop dirigido aos colegas próximos da aposentadoria e aos recém-aposentados, para facilitar seus ritos de passagem e ingresso na vida pós-trabalho.         Em seguida diversas questões sobre o Seguro de Vida foram comentadas e foram atendidos os pedidos de informação sobre o Van Breda para incrementar os atendimentos no Brasil.                                                                                                           

Foi apresentado o Plano de Trabalho para 2015 com a escolha das datas para as próximas reuniões: 04 de março; 06 de maio; 05 de agosto; 07 de outubro e 09 de dezembro. Serão palestrantes em 2015: ONU Mulheres; René Vossenaar; Renato Baumann e o Representante Residente do PNUD para expor sobre a Agenda pós 2015. A Representante da ONU Mulheres deverá apresentar o projeto de Apoio ao Combate Contra a Violência na primeira reunião do ano, no dia 04 de marco.     

Na busca de maior aproximação da AAFIB com o Grupo de Recursos Humanos do Sistema ONU, Maria Helena Diogo foi designada para acordar a sua participação nas futuras reuniões desse Grupo.                                                                                        

 

Nosso colega Milton Thiago de Mello vai completar 100 anos em 2016. A proposta é fazer uma grande celebração em sua homenagem na data de aniversário, 5 de fevereiro. Normalmente a primeira reunião do ano se dá no mês de março mas o evento seria antecipado para comemorar o excepcional feito desse colega fora de série.      

                 

Giovanni Quaglia falou, enfim, sobre o seu trabalho como Diretor da AAFIB em Brasília, há exatos dois anos e pediu que novos candidatos para 2015 se apresentassem. Júnia Puglia foi então eleita e deverá assumir a Diretoria da AAFIB Brasília em 2015. E Maria Dulce S. de Almeida deverá atuar como Secretária durante o primeiro semestre, no lugar de Lucia Miller.                           Encerrando a Reunião, Giovanni Quaglia agradeceu a todos e os convidou para o tradicional almoço de confraternização.

 

Os Brasileiros estão Vivendo Mais                                                                                                                           

Os brasileiros estão vivendo em média 74 anos. Mas ainda há mais gente trabalhando, poupando e investindo do que aposentado. Só que gradativamente essa proporção vai se invertendo, graças à queda da taxa de fecundidade, (hoje já inferior a 2,1 filhos por mulher em idade fértil) a população vai começar a reduzir-se em duas a três décadas. A taxa atual só segue mais elevada entre os estratos sociais inferiores, que equivalem a apenas 20% dos habitantes.                                    

E com o progressivo aumento da expectativa de vida a parcela das faixas etárias acima dos 60 anos saltará de 11% para 18% nas próximas décadas.                                                                                                                        

Para garantir a sustentabilidade, a Previdência Social seguramente terá de esticar a idade de aquisição do direito obrigando a contribuição por mais tempo, e evitar a concessão de mais benefícios, como as aposentadorias precoces (O Globo 26.12.14).         Mas ninguém esperava no fim das luzes de 2014 uma proposta do governo de cortar 50% dos benefícios de viúvos e viúvas, sobretudo porque continua afirmando, como no discurso de posse, que não revogaria direitos sociais.

 

CERTIFICADOS DE TITULARIDADE

Ninguém espera que se repita este ano o acontecido em 2014, com o desgoverno nos correios. Ao contrário, as primeiras informações dão conta da presteza no recebimento das cartas do Fundo este ano. Mas pode ser que um ou outro caso aconteça de não chegar a carta. Então o colega precisa manter-se atento às datas e procedimentos.

Mas, afinal, o que se precisa saber sobre os Certificados de Titularidade \ CT:

 

1-Anualmente uma carta formatada, portanto individual e intransferível, é enviada pelo Fundo de Pensão via correio ou malote, iniciando a remessa em fins de outubro.                                            

2- A carta é destinada a confirmar que o titular está vivo e portanto habilitado a seguir recebendo o benefício (quando um titular é falecido, um herdeiro assume a titularidade).                                                                                                                               

3- Considerando as condições de correio pelo mundo –e no Brasil- essas cartas podem demorar a chegar ao destino ou até nem chegar.                                                                                                    

4- Por isso o Fundo programa o envio de uma nova carta (também formatada, portanto individual) no final de janeiro, quando não tenha recebido uma resposta do destinatário até essa data. Portanto, nada a fazer até meados de fevereiro, quando essa segunda carta poderia estar chegando ao destinatário.                                                                                                                           

5- Caso o aposentado ou pensionista não tenha recebido uma carta formatada até final de fevereiro, deve considerar necessário enviar uma carta pessoal ao Fundo, incluindo seu nome, seu endereço oficial, seu número de aposentadoria, a data e sua assinatura original.  Essa carta irá alertar o Fundo sobre a sua situação e permitir que ele tome providências para evitar a potencial suspensão futura de sua pensão.                                                                                          

6- O Fundo deverá então se comunicar com o aposentado (ou pensionista) e enviar uma nova carta formatada (com código de barras).  Já estaríamos em março! Nessa etapa o Fundo estará monitorando a relação com o destinatário (e a AAFIB poderá estar junto, ajudando).                                                                                                

7- Em todos os casos, a carta (certificado de titularidade) com assinatura ou impressão digital (somente nos casos de impossibilidade de assinatura) deve ser remetida de volta ao Fundo sempre o mais rapidamente possível.                                                                                                      

8- Atenção: respostas por e-mail ou telefone só servem para ajudar, mas nunca poderão substituir a carta formatada (com códigos de barra). Para cumprir com os requisitos de auditoria, o Fundo vai insistir sempre em lhe enviar essa carta formatada e solicitar que você a devolva, devidamente preenchida e assinada antes do final do mês de Abril de 2015.                                                                                                                                                 

9- Somente depois de todos esses esforços, em caso de não recebimento do seu CT até o final de Abril de 2015, seus benefícios poderão ser suspensos.                                                                     

Em qualquer momento de dúvida, procure entrar em contato com a AAFIB.

 

COMER MENOS, A MELHOR REGRA                                                                                                         

Solução simples para melhorar os hábitos alimentares e aliviar o bolso. Comer menos, tão simples assim. Por exemplo, usar pratos menores e não servir a comida na mesa. Se tiver de levantar para se servir no fogão certamente vai comer menos. Facilidade de acesso só a vegetais e saladas.  São recomendações de um pesquisador alimentar norte-americano, Brian Wansink , que estuda o assunto há mais de 20 anos.  E confirma o que esse Boletim vem repetindo cada tanto.  O pesquisador elogiou ainda a cozinha brasileira, feita a partir de ingredientes frescos (Da Mídia: O Globo de 21\12\14).

 

Contribuições ao Boletim                                                                                                        

Seria uma oportunidade única para os colegas escreverem algo interessante, divertido e de fácil leitura, que além disso faria outras pessoas começar a pensar suas próprias vivências.

 

TECNOLOGIA E CALOR HUMANO

Este século vive um paradoxo, a comunicação foi reduzida a ferramentas técnicas como rádio, televisão e internet (mídias digitais, redes sociais...). Tudo bem, mas e depois? Em algum momento temos de desligar o computador e conversar com alguém. É aí que começa o desafio da comunicação humana, que é muito mais difícil que a comunicação técnica. Na vida estamos quase sempre em desacordo. Em todo momento nos esforçamos para não brigar. A comunicação é uma forma de negociar nossas diferenças, de coabitar, e por isso é uma questão antes de tudo política e humana, não apenas técnica. A mesma coisa acontece com a paz civil, que significa: Não concordamos em nada, mas não vamos nos matar, vamos coabitar. Adoramos a informação, que é fácil porque é a mensagem, mas não valorizamos a comunicação, que é muito mais complicada e frustrante, porque é a relação com o outro. É ingênua a ideia de que podemos eliminar a complexidade da comunicação humana pelo desempenho da comunicação técnica. (Da Mídia: Conte Algo Que Não Sei \ Dominique Wolton , sociólogo, no O Globo  20\09\14)

 

COMISSÕES DE PENSÃO                                                                                                                             

A participação das Associações de Aposentados nas reuniões dos Comitês de Pensão das Organizações do Sistema no terreno foi defendida no último Conselho da FAFICS, em Roma. Durante a discussão deste item, FAFICS levantou a questão da composição das Comissões de Pensão de Funcionários, observando que o tipo e nível de participação das Associações de Aposentados tem sido inconsistente, com algumas Organizações concedendo plena participação de representantes de AFICS e outras apenas uma participação parcial. O representante da FAFICS solicitou que o Fundo de Pensão recomendasse formalmente às Organizações-Membros garantir a plena participação dos representantes de AFICS\AAFIB nas reuniões dos Comités de Pensão do Pessoal.

 

ANIVERSARIANTES DE JANEIRO        (Nossas felicitações)                                                                            

04\01  Luciana Fornari  PNUD \ RJ                                                                                                                                  

17\01  Hermínia de Brito Ferreira  PNUD   \  BH                                                                                                          

28\01  Sergio Rolim  OPAS\OMS  \ NE                                                                                                                            

30\01  José Ribamar  OPAS \ RJ                                                                                                                                       

31\01 João Batista Pereira  OPAS \ RJ                                                                                                                      

 

AS PERDAS NO ANO   (Nossas condolências)

Francisco José Pelúcio Silva  (08\04) UNICEF;  Amilcar Figueira Ferrari  (05\10)  ONU; Oziel de Oliveira (10\14) CPFA;  José Maria Pompeu Memória (28\11) FAO; Zoé Baptista Appel \ OPAS;  Gilbert Albert Cina  (18\12) FAO/PMA;

Nota: Pode ter havido outros casos de falecimento não informados à AAFIB.

 

EXPEDIENTE                                                                                                                                        

Presidente: João Carlos Alexim       (e editor do Boletim)                                                                                   

Vice-presidente: Giovanni Quaglia                                                                                                                  

Secretária: Evelyn Rocha                                                                                                                                                              

Tesoureira: Maria America Ungaretti     

 

Depósito bancário em nome da AAFIB:

Banco Itaú (341), agência 0413, conta corrente 03142-8                                                                                    

 

Diretora para Planos de Saúde: Marianne Schwandl 

Diretora do Núcleo de Brasília: Júnia Puglia                                                                                                     

Diretor Núcleo Baixada Fluminense\CPFA: Ilacir de Carvalho                                                                                                                           Diretor Núcleo São Paulo: Antônio Zangelmi e Udo Bock                                                                                              

 

Endereço: Centro de Informação da ONU \UNIC - Palácio Itamaraty                                                                                    

Av. Marechal Floriano, 196 – CEP: 20080-002 – Rio de Janeiro   (aafib@aafib.org.br)                                                                                                                                                                                                               

Edição completa em nosso site (aafib.org.br)

Gerente do site: Sumaya Garcia