BOLETIM AAFIB 114 - AGOSTO 2016

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                      

( aafib.org.br )    Fundada em 1987       Afiliada à  FAFICS

 

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

 

De acordo com nossos Estatutos estamos convocando os associados aptos para participar da Assembleia Geral marcada para o dia 13 de setembro de 2016, terçafeira, em primeira convocação às 9,30hs da manhã ou em segunda convocação às 10hs com qualquer quórum, no UNIC-Rio, à Rua Marechal Floriano 196, Centro do Rio de janeiro. Na agenda constam: Prestação de Contas da atual Diretoria; Eleição de nova Diretoria para o período 2016-2018; Criação de dois novos postos de vice-presidentes; Assuntos gerais. Os associados de fora do Estado poderão votar em seus respectivos Núcleos, em Brasília e São Paulo. Os demais deverão votar por carta ou e-mail. Para a realização das eleições foi constituída uma “mesa eleitoral” com os seguintes diretores: João Carlos Alexim, Giovanni Quaglia e Udo Bock. Qualquer dúvida ou reclamação deve ser dirigida a um desses membros.

CERTIFICADOS DE TITULARIDADE

O CE (Certificado de Titularidade) com assinatura original ou impressão digital do beneficiário deve ser retornado ao Fundo logo que possível e não mais tarde do que 30 de novembro de 2016 para evitar o risco de uma suspensão do benefício.

 

Aproximadamente 57.000 CEs foram enviados através dos serviços de correio e mala diplomática. O CE deve ser enviado de volta para o escritório do Fundo em Genebra ou Nova York.

 

Um segundo CE com código de barras será despachado em setembro de 2016 para todos os beneficiários para quem o rastreador de CE do Fundo não identificou ter recebido uma resposta. Finalmente, se o CE não for recebido pelo Fundo até 30 de Novembro, o benefício pode ser suspenso.

 

Se o pensionista não receber o CE 2016 até o final de outubro de 2016, deve considerar a necessidade de enviar uma carta para o Fundo, com o seu nome, seu endereço oficial, seu ID exclusivo (UID) ou / número (s) de aposentadoria, a data e sua assinatura ORIGINAL. Atenção, na linha de assunto no topo da carta deve incluir "2016 CE Exercise”. Tal carta será usada para alertar o Fundo da situação e lhe permitir tomar medidas para evitar uma suspensão potencial futura em caso de não recebimento de seu CE até final de novembro de 2016. O benefício poderá ser reintegrado retroativamente após a regularização do assunto entre você e o Fundo. É possível verificar se o seu "código de barras" CE 2016 foi recebido pelo Fundo. Todos CEs são impressos com informações no código de barras para facilitar seu acompanhamento pelo Fundo. Lembre-se, apenas o CEs original de código de barras pode ser rastreado (não cópias). Desde janeiro de 2005, o Fundo tem disponibilizado a todos os beneficiários um recurso de rastreamento que pode ser acessado através do website. Este sistema permite aos beneficiários descobrir se seu código de barras CE foi recebido pelo Fundo. Acesso a este recurso requer que você se registre através do website do Fundo. O Fundo considera que é fácil e eficaz. No entanto, para cumprir os requisitos de auditoria, o Fundo ainda requer que você retorne devidamente assinado e preenchido um CE original com código de barras que lhe será enfim especialmente enviado até final de novembro de 2016; Então, um acompanhamento específico será feito pelo Fundo para os casos onde o Fundo tenha recebido tal carta.

 

Declaração do Conselho do Fundo de Pensões

 

Na conclusão da 63ª reunião do Conselho do Fundo de Pensões que teve lugar na sede da AIEA em Viena, Áustria entre 14-22 de 2016 de julho, após sete dias de apresentações, debates e considerações, foi redigida a declaração seguinte para liberação imediata: Viena, Áustria: 22 de julho de 2016 – O Fundo de Pensões do pessoal das Nações Unidas está em uma posição financeira robusta e tem um status atuarial positivo, confirmado pela consultoria atuarial e a Comissão de Atuários. Em 21 de julho de 2016, os ativos do Fundo foram avaliados em US$ 54,2 bilhões. Os membros do Conselho querem tranquilizar os participantes, os aposentados e os beneficiários que o Fundo é capaz de atender sua pensão e beneficiar as obrigações de pagamento no longo prazo. Os investimentos do Fundo atendem aos critérios de segurança, liquidez, conversibilidade e rentabilidade, conforme estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e a taxa de longo prazo do objetivo de retorno de investimento do Fundo, de 3,5%. Este critério e taxa certifica que o Fundo está investido em termos conservadores. O Conselho reconheceu o impacto negativo que o pagamento atrasado dos benefícios de pensão está tendo sobre alguns novos aposentados. Ciente das múltiplas causas para estes atrasos, o Conselho reconhece a responsabilidade do Fundo, com suporte às medidas introduzidas pelo Fundo para melhorar o processamento da carga de trabalho e congratulou-se com iniciativas para reforçar a comunicação e serviços ao cliente. O Conselho também tomou medidas extraordinárias aprovando recursos adicionais temporários e aceitando a decisão do Fundo em fazer pagamentos provisórios. O Conselho continuará a prestar apoio à gestão do Fundo e informará às partes interessadas na medida em que esses atrasos forem resolvidos. O Conselho congratulou-se com o estabelecimento das regras financeiras do Fundo juntamente com a política de investimento atualizado (que inclui a alocação de ativos estratégicos). Além disso, o Conselho considerou uma gama de assuntos relacionados à administração do Fundo, os investimentos e supervisão. O Conselho reconhece e apoia os esforços e dedicação da gerência e os funcionários que cumprem, diariamente, um mandato complexo, servindo a mais de 126.000 participantes e alguns 71.000 aposentados e beneficiários do Fundo. O Conselho está confiante de que o Fundo é seguro e que o futuro do Fundo é seguro. O Conselho se reunirá novamente em julho de 2017.

 

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO (Nossos cumprimentos)

 

12\08 Marianne Schwandl RJ

15\08 Wilson Sampaio RJ

18\08 Vanderlei Marque SP

28\08 João Nascimento RJ

 

NOVOS ASSOCIADOS (Bem-vindos) (Somos atualmente 154 membros)

 

Fernando Enrique Madalena FAO MG

Carlos Ferreira de Abreu Castro PNUD DF

Leko Watanabe FAO SP

Luiz Mauro Donato UNICEF DF

Maria Helena Cozzolino de Oliveira CPFA\OMS RJ

Maria Lúcia Graça Silgueiro OPAS\OMS DF

Régia Fernanda G. Machado Freire PNUD DF

Valéria Schilling UNIC\RJ 

Mesa eleitoral João Carlos Alexim jcalexim@terra.com.br; 21- 25111964

Giovanni Quaglia giovanni.quaglia@gmail.com; 61- 61-33661618

Udo Bock udobock@uol.com.br; 11- 55242031

 

Expediente

 

Diretoria da AAFIB: aafib@aafib.net; João Carlos Alexim Presidente (e editor do Boletim) jcalexim@terra.com.br;

Giovanni Quaglia Vice-presidente e diretor Núcleo BSB \ giovanni.quaglia@gmail.com;

Evelyn Rocha Secretária \ evelrocha@gmail.com;

Maria America Diniz Reis Tesoureira e diretora Núcleo RJ \ dinizreismaria@gmail.com;

 

Diretor Núcleo São Paulo: Udo Bock udobock@uol.com.br;

Diretor Área Saúde: Cesar Vieira

Gerente do Site (aafib.net): Sumaya Garcia

 

Sede da AAFIB: Av. Marechal Floriano 196 Palácio Itamaraty: UNIC-Rio\ Centro\ Rio de Janeiro\ RJ \ CEP 20080-002.