BOLETIM AAFIB 109 - MARÇO 2016

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                      

( aafib.org.br )    Fundada em 1987       Afiliada à  FAFICS

 

Nota sobre o desempenho do Fundo de Pensões

Os sindicatos de pessoal em Nova York têm insistido em denúncias contra a suposta má administração do Fundo, incluindo atrasos na prestação dos serviços, ameaças à moderada política de investimentos e até mesmo gestão fraudulenta. O foco está

dirigido contra o CEO do Fundo, Sergio Arvizú. Disputas internas de poder vêm de longe e em alguns casos significando visões desencontradas que poderiam atingir o destino do Fundo, como por exemplo sua vinculação genética ao Sistema. Essas lutas

intestinas esbarram na complexa configuração do Fundo e na sua história, mas as cinzas sempre podem ser reaquecidas, o que por vezes ocorre. E à distância não temos informação suficiente para tomar partido. Mas somos definidos sobre o que queremos: manter a relação institucional, evitar investimentos de risco e dispor de uma gestão eficiente próxima dos usuários e ágil na efetivação dos benefícios. Nossa linha de ação tem-se pautado no fortalecimento e apoio à nossa Federação, com a qual poderemos chegar mais perto da realidade institucional que envolve nosso Fundo de Pensões.

Como se sabe, a presidente da FAFICS, Linda Saputelli, é também a líder da AFICS Nova York. Como a principal frente de negócios da FAFICS se dá com o Fundo de Pensões, com sede nessa cidade, a acumulação facilita o desempenho, uma vez que há também coincidência de interesses. Desde a presidência anterior, de Roger Eggleston, nossa Federação tem buscado conquistar espaço nas próprias entranhas do Fundo, o que lhe permite olhar de dentro os problemas e decisões que ali são enfrentados. Com isso tem participado diretamente das discussões no Fundo em posição privilegiada, só faltando conseguir direito a voto, o que certamente virá com o tempo. O trabalho da FAFICS nesse quesito tem sido estafante, pelo volume de questões que recentemente tem envolvido nosso Fundo.

Nos últimos meses FAFICS\AFICS/NY tem chamado a atenção dos nossos colegas do Fundo de Pensões sobre as sérias e profundas preocupações quanto ao acúmulo e consequente atraso no processamento das novas Pensões e no envio das cartas de declaração de benefícios referentes a 2015. O Fundo tem apontado progressos em relação à declaração de benefícios, desde que o aposentado tenha feito alguma vez essa solicitação ao Fundo por escrito, bastando solicitar uma só vez. Quanto ao pagamento das novas pensões, o Fundo informou que as coisas já estão melhorando, como demonstrariam as taxas de processamento acelerado alcançadas em dezembro. Ainda há um caminho a percorrer para eliminar a lista de pendências, mas o Fundo lembra que o processo é tripartite, envolvendo o membro em via de aposentar-se, a sua Organização e o Fundo de Pensões, cada um tendo uma parte a cumprir.

Nossa Federação durante as próximas semanas e meses continuará a monitorar o progresso alcançado pelo Fundo num esforço para assegurar que seja mantido o atual impulso. A AAFIB tem mantido contato direto com Linda Saputelli no afã de

acompanhar todos os eventos de interesse para nossa comunidade, no emaranhado institucional nova-iorquino. Nosso apoio irrestrito à Federação não nos desobriga de seguir fortemente antenados com todas as fontes a nosso alcance.

As informações acima estão também disponíveis nos sites http://www.unjspf.org http://www.un.org/other/afics .

Nova conta da AAFIB

Os associados poderão efetuar breve o pagamento da anualidade de 2016. Tivemos problema para formatar nossas contas de acordo com as novas regras da Receita e assim foi necessário trocar a conta do Itaú. Custou meses para regularizar nossas contas mas finalmente estamos dentro das exigências formais da Receita. Tivemos de contratar um escritório de contabilidade 

(CONDESPE\Sr. Amorim) que além de atualizar nossos dados, vai fazer a contabilidade mensal de nossa Associação. Devemos agradecer o trabalho eficiente do Sr. Amorim, e reconhecer o empenho de Maria America Diniz, nossa tesoureira, e Paulo Cesar Pinto, do nosso conselho fiscal. Os dados da nova conta para contribuição anual serão informados em comunicação exclusiva tão logo confirmados pelo Banco Itaú, que infelizmente está enrolado em revisões burocráticas e não aprovou a tempo de incluir neste Boletim.

Reunião do Núcleo AAFIB / Brasília

A primeira reunião do ano da AAFIB/Brasília foi realizada na quarta-feira 09 deste mês com a presença de 14 dos 35 associados. Giovanni Quaglia, vice-presidente da AAFIB e diretor do Núcleo abriu os trabalhos apresentando três novos colegas interessados em ingressar na AAFIB: Carlos Castro, Fernanda Freire e Lilia Souto, que se apresentaram brevemente. Eles trabalhavam na área de meio-ambiente do PNUD.

Giovanni abriu a pauta para a programação das atividades do ano: Ralph se inscreveu para fazer uma apresentação sobre o Envelhecimento da População, em 08 de junho; George Martine fará a apresentação sobre Processos Globais, a ONU e as Ilusões da Sustentabilidade, em 19 de outubro; e Júlio Suarez falará sobre Sistemas de Saúde, em 07 de dezembro.

Heitor Gurgulino comentou sobre o livro 2052, de Jorgen Randers, e distribuiu exemplares aos presentes. Milton falou também sobre o livro: “Já viu muitos futuros transformarem-se em passado, a leitura do livro não é leve mas é muito interessante”.

Heitor recomendou que fosse lida a página 381 do livro – palavras finais. O autor aguarda colaborações.

Giovanni falou sobre a reunião que manteve com Guilherme Takano, presidente do Staff Association, que informou sobre os temas que estão sendo tratados, pedindo a colaboração de todos para estreitar o relacionamento entre as duas associações.

Guilherme ofereceu recursos para financiar algum projeto de interesse comum. O tema seria relacionado à aposentadoria e ao pessoal da ativa. Várias sugestões foram oferecidas pelos presentes. A AAFIB vai estudar a oferta e certamente apresentar algum

projeto. Será considerada atentamente a experiência desenvolvida no workshop do pessoal de Recursos Humanos, no ano passado. Os presentes fizeram depoimentos sobre suas respectivas experiências pessoais, com diferentes resultados.

O tema é considerado vital pela AAFIB, um relatório conclusivo dos esforços desenvolvidos até o presente dará lugar a um sistema de informação e assistência permanente, que poderá ser acessado em qualquer oportunidade em que seja necessário.

Como foi dito na reunião, o conhecimento dos procedimentos do Fundo e dos Seguros de Saúde deve ser buscado desde muito antes da aposentadoria. O SITE da AAFIB será certamente um desses componentes do sistema. 

Milton Thiago de Mello  agradeceu as homenagens que lhe foram prestadas no seu aniversário, em especial o discurso feito por Ivo Steffen, e exibiu a placa recebida da AAFI

Diretora-Geral da OMS visita o país

Margaret Chan veio ao Brasil acompanhar o trabalho do Governo Federal no combate ao

mosquito Aedes aegypti. Durante a coletiva de imprensa, Chan elogiou o trabalho de

enfrentamento que o Brasil tem realizado. “Nunca tinha visto um envolvimento, liderança

tão forte de um presidente para com um problema como esse, tanto em relação à

velocidade das suas ações quanto à seriedade e nível de envolvimento”, destacou.

As Olimpíadas também foram tópico da conversa de com os jornalistas. “Estamos em

fevereiro e temos até agosto para que se realizem todas as ações previstas para que o país

fique seguro não só para os atletas, mas também para todos que vierem assistir aos jogos

olímpicos”.

Reunião Regional das AFICS será por videoconferência

A reunião deverá ser realizada em março, coordenada pela AFICS do México, dentro do critério de rodízio das associações nacionais. No momento estão sendo recolhidas sugestões para a agenda. A AAFIB estará também aguardando sugestões de seus

membros.

 

A AFICS Argentina já enviou suas propostas:

1- Revisión del informe del Bureau de FAFICS, del pasado mes de enero;

2. Experiencias con los servicios de CIGNA y ALLIANZ como administradoras de los seguros de salud de agencias de Naciones

Unidas;

3. Vicepresidencia de FAFICS a cargo de representante de América Latina. Su

relación con las Asociaciones de la Región;

4. Candidatura 2016 de la Región Latinoamericana para la vicepresidencia de FAFICS.

 

A AFICS Uruguai propõe discussão sobre o processo decisório da FAFICS.

A Reunião Regional deverá reiterar firmemente o reconhecimento da FAFICS como

“órgão destinado a promover, representar e defender nossos interesses como funcionários

aposentados do Sistema, particularmente em assuntos relacionados com as pensões”.

ANIVERSARIANTES DE MARÇO

(nossas felicitações)

01\03 Nelson Silva

OPAS/OMS RJ

04\03 Jorge Sebastião

OPAS/OMS RJ

10\03 Maria Elma

OPAS/OMS RJ

27\03 Lucia Cubria

OPS\OMS RJ

29\03 Paulo Auge

OPAS/OMS RJ

31\03 Helle Rink

OPAS/OMS RJ

 

FALECIMENTO

 

Com pesar comunicamos o falecimento de nosso colega Jean Clément

Laurent Dubois, conceituado profissional cujos feitos na FAO foram

ressaltados em reportagem no nosso Boletim 102. Jean era frequente nas

nossas reuniões, sempre prestigiando as atividades. Passou muitos anos na

África e na Amazônia. Deixa filhos, a viúva Maria de Lurdes e muitos amigos.

EXPEDIENTE

 

Presidente: João Carlos Alexim (e editor do Boletim)

Vice-presidente e Diretor Núcleo Brasília: Giovanni Quaglia

Tesoureira: Maria America Diniz Reis

Secretária Executiva: Evelyn Rocha

Diretor Núcleo São Paulo: Udo Bock

Diretor Núcleo Baixada Fluminense\CPFA: Ilacir de Carvalho

Diretor para Área de Saúde: Cesar Vieira

 

Endereço: Centro de Informação da ONU \UNIC Palácio Itamaraty 

Av. Marechal Floriano, 196 – CEP: 20080-002 – Rio de Janeiro

Edição completa em nosso site (aafib.net)

Gerente do site: Sumaya Garcia