BOLETIM AAFIB 103 -  SETEMBRO 2015

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                                         

( aafib.org.br )    Fundada em 1987       Afiliada à  FAFICS

 

ASSEMBLEIA DA AAFIB APROVOU CONTAS E REFORMA DOS ESTATUTOS

 

Uma sessão bastante participativa marcou a realização de Assembleia Anual da AAFIB. O colega Paulo Cezar Pinto foi indicado para presidir os trabalhos e Evelyn da Rocha a secretaria. Na pauta o relato sobre as discussões que envolveram o Fundo de Pensões durante os últimos seis meses. A FAFICS reconhece que a atualização do Memorando de Entendimento (MoU) é uma questão interna a ser conduzida e resolvida entre as principais partes envolvidas, ou seja, o CEO e o RSG do Fundo com o OHRM (setor de recursos humanos da Organização) e não deve preocupar os aposentados ou outros interessados. O Sindicato do Pessoal Ativo continua apontando sinais preocupantes de intervenção no modelo tradicional de gestão do Fundo. O impasse persiste e só nos cabe manter total atenção no desenvolvimento do assunto. Por outro lado, as avaliações e perspectivas atuariais do Fundo são positivas e não indicam maiores riscos nos próximos anos.  Como se sabe, o Fundo tem duas grandes divisões interdependentes mas geridas com autonomia: os investimentos, a cargo da equipe do SG e os benefícios, sob a gestão do CEO do Fundo. E ambas estão ocupadas nesse momento com reformas radicais nos respectivos modelos de gestão. Vamos acompanhar de perto os desdobramentos desse enredo. Embora a equipe do Fundo assegure que vai reduzir os problemas decorrentes dessa reforma (introdução do IPAS), temos de pagar pra ver.

 Outro tema muito discutido foi a necessidade de maior envolvimento dos associados com as mídias (Boletim e Website) e as promoções da AAFIB (Concurso de Fotografia e contribuições  para a série Momentos Mais Marcantes vividos pelos aposentados em suas jornadas de trabalho no Sistema). O espírito da associação só terá maior vulto com a plena utilização dos instrumentos de integração comunitária.

Foram eleitos os membros do Conselho Fiscal, com a recondução de Paulo Cezar Pinto (Núcleo RJ) e a indicação de Telva Barros (Núcleo SP). O terceiro membro será escolhido por convite da Diretoria.

A associada Maria Helena Mueller assumiu a coordenações dos estudos sobre o tema da Longevidade. Deverá apresentar um documento de referência e um plano de realização do trabalho.

As contas foram examinadas e aprovadas pela assembleia, com a recomendação de ajuste formal às exigências normativas da Receita Federal.

Por aclamação foram referendadas as indicações como membros honorários da AAFIB, por contribuição relevante, o RESEP das Nações Unidas, Jorge Chediek, o diretor do UNIC-Rio, Giancarlo Summa, o diretor do Centro PANAFTOSA, Dr. Ottorino Cosivi, e o colega Milton Thiago de Mello que está a caminho de completar 100 anos de existência em sua plenitude.   

 

Maiores informações no SITE da AAFIB (aafib.net)

 

REFORMA DOS ESTATUTOS: Na consulta à comunidade, por correio e internet, 53 colegas aprovaram as mudanças, alguns poucos com comentários propondo pequenas correções, que foram aproveitadas. Na assembleia presencial houve aprovação por unanimidade. O novo texto reduz e simplifica o documento, transferindo para um Regimento Interno as questões que podem ser ditadas pela Diretoria, criando maior flexibilidade na gestão associativa, reconhecendo formalmente os Núcleos Regionais e o recurso à Internet, inclusive na realização de assembleis e eleições.

 

CÚPULA DO CLIMA

 

Os cientistas têm alertado sobre o continuado aquecimento do nosso planeta: surgem "pontos críticos" que aceleram o aquecimento descontroladamente, derretendo o gelo do mar do Ártico e destruindo o grande "espelho" branco, que antes refletia o calor de volta para o espaço. Com o derretimento, em efeito dominó, os oceanos ficam mais quentes e tudo fica fora do controle. Em 2014, a onda perversa – tempestades, temperaturas – chegou a níveis jamais vistos, foi o ano mais quente da história. O ano atual não parece diferente. A Cúpula de Paris, definirá ainda este ano, os esforços coletivos para lutar contra as mudanças climáticas. 

 

MEUS MOMENTOS MAIS MARCANTES:  João Carlos Alexim

 

1-Estava começando o Governo FHC e os sindicatos de oposição pressionavam a OIT sobre supostas condutas abusivas nas relações de trabalho no país. Foi então que numa Conferência do Trabalho, em Genebra, em 1995, aproveitando a presença de representações dos três setores, negociei com Maria Helena Gomes, representante do Ministério do Trabalho, a apresentação de um projeto de cooperação da OIT com esse país, na forma tripartite, para dar uma resposta efetiva às reclamações. Com apoio dos técnicos de Genebra formulamos o Projeto “Brasil, Gênero e Raça”, atacando de uma vez os problemas de discriminação no trabalho e promoção de empregos não convencionais para a mulher. Esse Projeto mobilizou as forças ativas relevantes para o tema e foi, certamente, a inspiração para que o Governo criasse as Secretarias Especiais que ainda hoje estão na linha de frente da promoção do trabalho da mulher e do combate à discriminação das minorias.    

 

Quando o Conselho de Administração da OIT decidiu verificar os resultados da Organização no terreno, na aplicação de uma Política de Associação Ativa com os membros, o Escritório de Brasília, que eu dirigia, foi o escolhido por apresentar um dos melhores desempenhos segundo avaliação interna.

 

2- A OIT no Pós-OIT: Em 1998, já aposentado da OIT e nomeado Secretário Nacional do Trabalho, chefiei a delegação brasileira à Conferência do Trabalho, em Genebra, e coordenei o apoio do país à adoção da Declaração de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, que refundou a Organização para os novos tempos.                                                                                  

 

No mesmo ano negociei com o MRE a elaboração da carta social para o Mercosul, que afinal se chamaria Declaração Sociolaboral do Mercosul. Não foi um empreendimento fácil, foram necessárias missões, reuniões, negociações. Aproveitei minhas relações construídas em 14 anos circulando pela área e os contatos estratégicos que mantinha, mas sobretudo me vali das Convenções e Recomendações da OIT sobre os temas de relações tripartites, que já eram conhecidos e aprovados pelos países, o que colocou a própria Organização no seio do Tratado e facilitou decisivamente os acordos. Fechamos a Declaração em tempo de servir como tema principal da Reunião de Presidentes do MERCOSUL no Rio de Janeiro em 1998.

 

A NÃO-DIETA DOS FRANCESES

 

Dr. Will Clower, neurofisiologista, autor de "A não-dieta dos  franceses", lançado recentemente pela editora Campus desenvolveu durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses: "Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós. E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade no país é de apenas 11% da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force. O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios: aprender a comer, comer alimentos de verdade, reduzir a quantidade de comida, e ser ativo sem necessariamente se exercitar", explica no livro.

 

PROGRAMAÇÃO 2015 DA AAFIB  (esteja atento e prestigie)

 

1-- Concurso de Fotografia: Inscreva-se e concorra Ver regulamento no website da AAFIB ou informações pelo e-mail jcalexim@terra.com.br

2-- Workshop de Iniciação à Aposentadoria (em outubro em Brasília, em parceria com a Coordenação dos RHs, juntando-se aos festejos dos 70 anos da ONU)

3-- Meus Momentos Mais Marcantes: Textos dos colegas associados contando seus “momentos mais marcantes” do trabalho nas Nações Unidas, e na própria vida. Textos em torno de uma página, para jcalexim@terra.com.br.

4- Confraternização Natalina: Encontro de Fim de Ano em data e local a ser divulgados.

 

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO  (Nossas Felicitações)

 

05\09   Celio da Cunha   (UNESCO) BSB

12\09   Nilda Xavier        (CPFA)        RJ

16\09   Jeanne Sawaya   (UNESCO) BSB

30\09   Fabio Mello         (UNICEF)   NE

 

NOVOS ASSOCIADOS  (BEM-VINDOS)

 

- Celio da Cunha          (UNESCO)  Lago Norte \ Brasília

Professor universitário \ Coordenação Editorial e Assessor Educação

Esp. Sandra   celio.cunha@brturbo.com.br  

 

- Luiz Carlos Rangel Soares       (OPS\OMS)    Cabo Branco; João Pessoa; PB

Esp. Maria Helena    Engenheiro Civil \ Sanitarista   e-mail: Soareslcr@gmail.com

 

- Suely Machado Carvalho         (UNDP\NY)    Morumbi  São Paulo \ SP

Phd Física Aplicada  \ Ass. superintendente IPEN/ CNEN/MCTI    

Esp. Rubem Cesar  e-mail:suelymmc@gmail.com;

 

EXPEDIENTE                                                                                                                                        

Presidente: João Carlos Alexim       (e editor do Boletim)                                                                                    

Vice-presidente: Giovanni Quaglia    

Tesoureira: Maria America Diniz Reis   

Secretária Executiva: Evelyn Rocha               

Diretora Núcleo Brasília: Júnia Puglia    

Diretor Núcleo São Paulo: Udo Bock                                                                                                    

Diretor Núcleo Baixada Fluminense\CPFA: Ilacir de Carvalho                                                                                                                             Diretor para Área de Saúde: Cesar Vieira

 

Endereço: Centro de Informação da ONU \UNIC  Palácio Itamaraty                                                                                 

Av. Marechal Floriano, 196 – CEP: 20080-002 – Rio de Janeiro  

Edição completa em nosso site (aafib.net)

Gerente do site: Sumaya Garcia