BOLETIM AAFIB 101 - JULHO 2015

Associação dos Antigos Funcionários Internacionais do Brasil                                                                                         

( aafib.org.br )    Fundada em 1987       Afiliada à  FAFICS

 

 

Por cima uma laje, embaixo a escuridão. É fogo, irmão; é fogo, irmão! (Testamento, de Vinicius de Morais). O panorama político-econômico não é animador. Em algumas cidades a violência urbana tem sacrificado vidas e desestimulado a livre circulação e em consequência inibido o uso pleno dos benefícios proporcionados pelo desenvolvimento urbano. Os idosos são as maiores vítimas, porque reagem voltando-se para dentro de si mesmos e de suas próprias casas. E como se diz, a gente se acostuma, valendo-se dos mecanismos de defesa para poupar corpo e mente. Mas aos poucos se desgasta de tanto se acostumar, e se perde de si mesmo (parafraseando Marina Colasanti).
 

44º Conselho da FAFICS

O próximo Conselho da FAFICS terá lugar em Genebra de 27 a 29 de julho no Palais des Nations. O evento será realizado na semana seguinte ao Conselho do Fundo de Pensões (20-24 de julho). Serão dois acontecimentos importantes para os aposentados do Sistema. O CEO do Fundo de Pensões, Sergio Arvizú, e a Representante do Secretário-Geral para Investimentos do Fundo, Carol Boykin, estarão presentes e se espera que possam acrescentar alguma informação mais demonstrativa sobre as dúvidas que assaltam a comunidade nos meses recentes. De um lado os que apontam supostas ameaças na condução do Fundo e de outro os que procuram explicar que as regras atuais não serão tocadas em suas essências. E esclarecem que o Fundo tem duas vertentes distintas: a do financiamento, de responsabilidade direta do Secretário Geral da ONU (delegada a Carol Boykin), e a dos benefícios, gerida pelo CEO do Fundo, o mexicano Sérgio Arvizú. A AAFIB estará representada pelo nosso colega associado René Vossenaar (foto) que serviu na CEPAL/UNCTAD e reside atualmente em Brasília.                                                                                                   

Nossa atenção, nos últimos eventos, tem sido focalizada nas questões de saúde, em como se poderia melhorar a prestação de serviços, examinando os limites dos benefícios e a presteza dos reembolsos. Estamos convencidos que as operadoras podem, em geral, ampliar seu desempenho sem custos adicionais, valendo-se apenas de ganhos de eficiência operacional e inteligência administrativa.

 

Alterações ao plano de seguro médico (MIP) para o pessoal local

O mês de abril viu uma série de mudanças que envolvem o plano de seguro médico (também chamado de "MIP") para o pessoal recrutado localmente em postos de serviço designados fora da sede. Uma nova instrução administrativa (ST / AI / 2015/3) e informações de circular (ST / IC / 2015/8) foram emitidas visando atualizar as regras e cronogramas de benefícios do Plano. A partir 01 de abril de 2015, o operador externo do MIP mudou de Henner para Benefícios Cigna Health Internacional (antigamente Vanbreda), uma empresa de serviços de saúde em nível mundial com milhões de clientes em 192 países e mais de um milhão de parcerias com hospitais, médicos e instalações para cuidados de saúde. Alguns colegas estão festejando e outros reclamando. Envie seus comentários para a AAFIB.

Balanço da Economia Norte-Americana

 

Não há garantias de que a economia dos Estados Unidos tenha entrado em rota de crescimento sustentável. Isso significa que a alta de juros pode não ocorrer no curto prazo. Alguns fatores concorrem para um desempenho econômico insuficiente: Inverno rigoroso, greves portuárias, cautela dos consumidores adotando comportamento defensivo, trauma dos investidores com a recente recessão e a lenta recuperação após a crise de 2008. Gastos em construção civil caíram, assim como o investimento público.  Esse cenário alimenta a expectativa de que a alta de juros, que atrairia investidores desviando-os dos países emergentes, não ocorrerá agora em junho e pode não ser ainda adotada em setembro. Para a economia brasileira a notícia é positiva. Dá mais tempo para o país completar seu ajuste econômico e iniciar as mudanças estruturais.

 

Como Retardar o Envelhecimento.

Você já deve ter observado algumas pessoas que apesar da idade cronológica já avançada não envelhecem. São homens e mulheres com 70, 80, 90 anos, joviais e interessantes, com os quais gostamos de estar, conversar, conviver, ouvir e aprender. Esse tipo de gente que não envelhece possui em comum as seguintes características: elas mantêm um constante interesse pelas pessoas e pelo mundo, são curiosas e nunca se cansam de aprender, são destemidas, não recusam um bom convite, um passeio, um papo agradável, a postura corporal é firme e ereta, não reclamam da vida nem resmungam, têm senso de humor e fazem projetos para o futuro. Isso nos mostra que a velhice não está na idade cronológica, no corpo, nas marcas e nem nas rugas que se ganha, mas está, isso sim, em um modo de ser e de estar no mundo.                                                                                                                                        

O que nos faz envelhecer são atitudes e posturas internas contra as quais devemos lutar incansavelmente, para não correr o risco de morrer em vida. Nesse sentido, é importante refletirmos sobre nossos hábitos e manias, nossos comportamentos repetitivos, por crença ou condicionamentos. Nossos medos, que nos dão a sensação de um mundo ameaçador e um sentimento de perda de confiança. Nossa falta de interesse pelo mundo e as pessoas, concentrando nossa energia em objetivos secundários, de forma egocêntrica, ranzinza e mal humorada. 

É preciso exercitar o interesse pelo que está fora da gente, é importantíssimo manter a postura corporal correta: espinha ereta, andar elegante, ombros alinhados, cabeça erguida, e ter sempre o cuidado para não fazer uma verdadeira sonoplastia toda vez que se move. Esses cuidados exercem um grande efeito sobre a mente, na medida em que, o que se deseja é caminhar pela vida até o fim, sem perder a dignidade (extraído de Virginia Pessoa na Internet).

 

Reforço imunológico, o tratamento do futuro

As células daninhas se originam de tecidos do corpo que apresentam DNS danificado e por isso crescem sem controle.  São células que costumam enganar o sistema imunológico, fazendo-o pensar que não representam ameaça e então não liga o mecanismo de defesa que as destruiriam. O desafio da medicina é encontrar forma de desarmar esse truque e fazer com que os fatores imunológicos atuem e ataquem o inimigo.  Cada descoberta nessa área reacende esperanças de uma cura ou criação de mecanismos que evitem a incidência da doença.

 

PROGRAMAÇÃO DA AAFIB  (esteja atento e prestigie)

1-- Concurso de Fotografia: Inscreva-se e concorra. Prazo de entrega de fotos prorrogado até 28 de agosto. (veja regulamento no website da AAFIB ou solicite informações pelo e-mail aafib@aafib.org.br)

2-- Workshop de Iniciação à Aposentadoria (em outubro em Brasília, juntando-se aos festejos dos 70 anos da ONU)

3-- Assembleia Anual (em agosto, com o tema principal da reforma dos Estatutos)

4-- Minha Experiência Mais Marcante: O Boletim vai iniciar a publicação de uma série memorialista com textos dos colegas associados contando sua “experiência mais marcante” do trabalho nas Nações Unidas, ou na própria vida. Enviem suas narrativas pessoais, prestigiem mais essa iniciativa de sua AAFIB.  Textos em torno de uma página, para aafib@aafib.org.br.

5-- Reunião da AAFIB\Brasília (em 5 de agosto, com apresentação do Representante Residente da ONU, Jorge Chediek, e presença do presidente da AAFIB, João C. Alexim)

 

Viajando com Milton Thiago de Mello \ Turismo Institucional

 

Carta convite de Milton: Parabéns por incluir nas atividades da AAFIB assuntos diferentes dos administrativos, como Concurso de Fotografia, Textos de Colegas. Sugiro colocar Viagens Culturais. Na reunião de 6 de maio da AAFIB/Brasília fiz uma sugestão para que os colegas pudessem participar de uma excursão cultural à Turquia, nos moldes das que estão em voga nas associações científicas norte-americanas. A Academia organizou uma excursão, de 13 a 27 de setembro de 2015, aberta a outras pessoas. Mandei para os membros da AAFIB/Brasília a correspondência anexa. Creio que a mesma informação poderá ser enviada para os membros da AAFIB fora de Brasília, principalmente os do Rio. Para programa detalhado e outras informações, entrar em contato com a ABREUTUR, Rio de Janeiro Tel. (21) 2586-1810.    

 

ANIVERSARIANTES DE JULHO  (nossas felicitações)

03\07    Paulo Cezar Pinto RJ             03\07    Luis Carlos Soares   PB

03\07    José Barleto   SP                    05\07    Eglantina Moragiannis   RJ

07\07    João Alexim   RJ                     10\07    Maximiano T. da Silva   RJ

14\07    Eliane Schwieger    RJ           16\07     José Azevedo   RJ

23\07   America Ungaretti  RJ            25\07     Maria Valderez    RJ

 

Depósito bancário em nome da AAFIB:

Banco Itaú (341), agência 0413, conta corrente 03142-8                                                                                    

 

EXPEDIENTE     

 

Presidente: João Carlos Alexim   (e editor do Boletim)                                                                                                                                         Vice-presidente: Giovanni Quaglia                        

Secretária: Evelyn Roc

Tesoureira: Maria America Ungaretti                    

Assessora da Direção: Marianne Schwandl 

Diretora do Núcleo de Brasília: Júnia Puglia         

Diretor Núcleo São Paulo: Udo Bock                                                                                                

Diretor Núcleo Baixada Fluminense\CPFA: Ilacir de Carvalho                                                                          

Coordenador Minas Gerais: Cesar Vieira               

Coordenador RGS: Jean Dubois                                                                                           

Endereço: Centro de Informação da ONU \UNIC  Palácio Itamaraty                                                                                 

Av. Marechal Floriano, 196 – CEP: 20080-002 –  Rio de Janeiro   (aafib@aafib.org.br)                                                                                                                                                                                                               

Edição completa em nosso site (aafib.net)

Gerente do site: Sumaya Garcia